Couro Cabeludo Oleoso: Descubra As Causas E Saiba Como Tratar!

Tá passando maus bocados com muita oleosidade nas proximidades da sua raiz e no seu couro cabeludo? Leia esse texto todo que você descobrirá o que está causando esse problema e vai poder começar a tratá-lo, resolvendo o problema de forma rápida e eficiente!


couro cabeludo oleoso em cabelo feminino
Couro cabeludo oleoso – o que tratar e como fazer

Conheça as causas e como tratar o couro cabeludo oleoso. Imagine a seguinte cena: você foi ao salão, gastou uma quantia significativa para mudar a cor dos fios ou investiu em um tratamento poderoso e no final do dia seu cabelo já está com aspecto oleoso.

A frustração é certa e a sensação de dinheiro jogado fora logo aparece. O cabelo oleoso é um problema enfrentado por grande parte das mulheres – o cabelo masculino não está de fora – e pode comprometer o visual e arruinar aquela cor incrível do salão.

Tem notado os fios da raiz oleosos? Então é hora de ficar alerta.

O couro cabeludo oleoso pode provocar diversos problemas capilares e deve ser tratado para evitar complicações. A seguir você vai conhecer as principais causas e como tratar o couro cabeludo oleoso.

O que é essa oleosidade em excesso?

Antes de partir para as causas, formas de evitar e tratamento, é importante avaliar corretamente se você tem o couro cabeludo oleoso ou se é apenas algo passageiro. No verão, por exemplo, é comum que sejam observados casos de oleosidade na raiz devido às altas temperaturas.

O primeiro ponto a se observar é se, ao longo do dia em que você lavou os fios, o cabelo começa a apresentar oleosidade. Em casos como ida à academia, esse quadro se agrava mais ainda devido ao suor. Quem sofre com o couro cabeludo oleoso logo vê a raiz ficar grudada e com aquele aspecto gorduroso e fedido.

Se mesmo lavando os fios dia sim dia não, a oleosidade insiste em aparecer, é importante investigar as causas para poder tratar o problema.

Quais são as causas disso?

As glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo produzem uma gordura responsável por proteger a região. Mas em alguns casos, essa produção pode aumentar gerando gordura em excesso, o que causa a oleosidade.

A oleosidade no couro cabeludo, além de afetar a beleza dos fios, pode causar problemas mais graves como a queda de cabelo. Isso acontece porque a oleosidade excessiva entope os poros do couro cabeludo, dificultando a absorção de nutrientes.

Com isso, o fio começa a crescer fraco e, sem forças em sua estrutura, há a quebra e, consequentemente, queda. Além disso, a oleosidade pode causar mau cheiro, aspecto sujo e caspa.

couro cabeludo com caspa oleoso
Com caspa

Mas o que causa mesmo a oleosidade no couro cabeludo?

  1. Problemas hormonais e estresse podem desencadear irregularidades na produção de gordura. Clima muito quente ou muito úmido também pode contribuir para o aumento da oleosidade no couro cabeludo.
  2. A falta de higiene adequada, o uso do shampoo incorretamente, acúmulo de produtos na raiz e água muito quente na hora do banho são outros fatores que causam a oleosidade.
  3. Há também a oleosidade excessiva genética, essa condição não tem cura e pode apenas ser controlada.

Como tratar e o que fazer pra resolver?

couro cabeludo oleoso excessivamente
O que fazer e como tratar couro cabeludo com muita oleosidade
couro cabeludo oleoso como tratar
Saiba como tratar e o que fazer com couro cabeludo oleoso

Assim que for notado o couro cabeludo oleoso é recomendado procurar um dermatologista para que ele possa analisar o estado da região e, assim, prescrever o tratamento adequado.

Na maioria dos casos são prescritos medicamentos que ajudam a normalizar a produção de gordura no couro cabeludo. Também pode ser indicado o uso de algum medicamento tópico, ou seja, aplicado diretamente na região, especialmente quando a oleosidade causa coceira e dor no couro cabeludo.

Há também tratamentos estéticos que podem ajudar a aliviar a oleosidade e até mesmo acabar com o problema, como é o caso da neve carbônica. Também podem ser encontrados facilmente produtos capilares específicos para o couro cabeludo oleoso: shampoos, condicionadores e loções, por exemplo.

Uma forma fácil de tratar a oleosidade e que não demanda nenhum tipo de gasto é a massagem no couro cabeludo. A massagem pode ser feita durante o banho enquanto se aplica o shampoo.

O recomendado é que se massageie suavemente a região com movimentos circulares, mas sem muita pressão. O objetivo da massagem é estimular a circulação sanguínea e, assim, aumentar a oxigenação do couro cabeludo.

Além de auxiliar na limpeza da região, a massagem também favorece a absorção de nutrientes, fazendo com que os fios cresçam mais fortes.

Outra forma de tratar a oleosidade no couro cabeludo é fazer uma esfoliação na região com shampoo específico. Essa esfoliação deve ser feita quinzenalmente e evitada por quem apresenta descamação no couro cabeludo.

A esfoliação ajuda a renovar as células do couro cabeludo, eliminando as células mortas além de impurezas e resíduos de outros produtos. Isso faz com que a região fique higienizada e a produção de gordura é normalizada.

Em apertada síntese:

CAUSASTRATAMENTOS
Problemas hormonaisMedicações
EstresseMeditação e massagem no couro cabeludo
Clima quente e úmidoLavar o cabelo mais vezes, usando sempre água morna ou fria
Higiene e uso de produtos inadequadosUsar produtos para cabelos oleosos e lavar o cabelo corretamente
GenéticaBasicamente, a combinação de tudo que foi falado acima

Olha esse vídeo com resenha de shampoo pra couro cabeludo oleoso:

Veja também esse tutorial passo-a-passo para tratamento caseiro pra couro cabeludo oleoso:

Como evitar o problema?

Para evitar que a oleosidade retorne e para manter os fios sempre saudáveis é essencial cuidar do couro cabeludo diariamente.

  • Procure lavar os fios em dias intercalados e com água fria ou morna, nunca quente. Utilize shampoo de acordo com o seu tipo de cabelo e para raiz oleosa.
  • Massageie o shampoo apenas no couro cabeludo, o comprimento e pontas são higienizados naturalmente com a espuma. Já o condicionador deve passar longe da raiz, devendo ser aplicado apenas no comprimento e pontas.
  • Evite dormir com os cabelos úmidos, já que essa prática pode causar oleosidade e até mesmo caspa.
xampus para couro cabeludo oleoso
Shampoos que funcionam
shampoo para tratar couro cabeludo oleoso
Xampus bons para resolver

Também é importante evitar o uso de boné e chapéu por muitas horas e especialmente em dias quentes. O uso desses acessórios no calor vai criar uma sauna no seu couro cabeludo, favorecendo a oleosidade.

Invista no uso do shampoo antirresíduos sempre que usar produtos finalizadores como spray, mousse e creme para pentear. Esses produtos podem deixar resíduos no couro cabeludo que favorecem a oleosidade e o aparecimento da caspa.

Também é importante cuidar da sua alimentação: inclua no seu cardápio alimentos saudáveis como grãos, frutas, legumes, verduras e carnes magras, com vitaminas que evitem a queda de cabelo. Beba bastante água para manter a pele e o cabelo hidratados.

O couro cabeludo oleoso pode se tornar um ambiente perfeito para a caspa e levar até mesmo à queda capilar. Ao notar que sua raiz fica com aspecto gorduroso muito rápido mesmo tendo lavado os fios no dia, é essencial procurar um dermatologista.

Sabendo como tratar o problema, você vai conseguir controlar e até acabar com a oleosidade. Mas para manter esse problema longe dos seus fios é importante ter cuidados regulares. Com o couro cabeludo saudável e limpo, seus fios vão crescer fortes e bonitos.

Gostou das dicas que demos sobre oleosidade no couro cabeludo? Conhece alguém que tem o problema? Compartilhe a matéria com ele!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
2 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *