8 Cuidados Essenciais com o Cabelo na Gestação!

Se você está passando por essa maravilhosa jornada que é a gravidez, com certeza uma das perguntas que você fez é “como cuidar do meu cabelo sem correr riscos para meu bebê?”. Pensando nisso, te oferecemos essa matéria dando dicas de como cuidar das madeixas na gestação, dizendo o que pode e o que não pode ser feito. Leia a matéria até o final pois você vai aprender muita coisa!

A gravidez é um momento muito importante e singular na vida de uma mulher e nessa fase acabamos por nos preocupar demais com o pré-natal e todos os exames e idas ao médico obstetra ou também com a gostosa fase de se deliciar com as compras de itens para o enxoval do bebê, bolsa maternidade e a decoração do quartinho.

dicas fundamentais para gravidas que querem ter cabelos bonitos
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Saiba cuidar dos seus cabelos durante a gestação com 8 dicas especiais

Cuidamos da nossa saúde, mas esquecemos um pouco de cuidar da nossa beleza. Nesse bate papo vamos dar importantes dicas de cuidados com os cabelos durante a gestação e também no pós parto. Mas antes de tudo precisamos te contar o que acontece com nosso cabelo durante a gravidez.

Durante esse período, o nosso corpo passa por diversas transformações e também alterações hormonais que acabam por modificar diversas coisas do nosso dia a dia. Passamos a ter muito sono, variações bruscas no humor e também muitas mudanças nos cabelos e na pele. Essas mudanças podem ser para melhor ou não. Mas o mais comum é que essa fase seja muito benéfica para os cabelos, por conta do aumento do estrogênio (hormônio feminino).

No meu caso, nas duas gestações, meu cabelo ficou com muito brilho, volume e maciez. Mas tive diversas amigas que, ao contrário, ficaram com os cabelos ressecados e finos. Dermatologistas costumam dizer que é muito normal que os cabelos cresçam bastante durante a gravidez por conta dos hormônios e também pelo aumento da circulação.

O “inimigo” dos cabelos nessa etapa é a progesterona que acaba por deixar os fios oleosos e quebradiços. Em alguns casos mulheres cacheadas ficam mais lisas e outras podem ter seus cabelos encrespados. A dica aqui é ficar atenta a essas mudanças para escolher produtos que se adequem a nova estrutura do cabelo.

Agora vamos as 8 dicas que prometi no início do texto:

Coloração – Pode ou não?

Muito médicos liberam suas pacientes para pintar os cabelos e outros as proíbem de qualquer tipo de tratamento químico. A dica aqui é falar com o seu médico e saber o que ele pensa sobre esse assunto.

Podemos adiantar que o couro cabeludo, por ser muito vascularizado, absorve facilmente as químicas presentes nesses procedimentos como formaldeído, benzeno e a mais famosa, amônia. Mas com certeza temos estratégias para deixar os cabelos bonitos e coloridos usando algumas opções mais naturais, sempre após os primeiros 3 meses de gestação. São elas:

Henna100% natural
Shampoo tonalizanteSó se for sem amônia
Ombré hairA iluminação é feita da metade das madeixas para baixo
LuzesDesde que não haja contato da química com o couro cabeludo

Hidratação – A mágica acontece

Toda mulher sabe que hidratar os cabelos faz parte de uma rotina indispensável para manter os fios bonitos e saudáveis e na gravidez não poderia ser diferente. Então use e abuse de máscaras, reconstrução capilar, queratina e todos os nomes inventados para a finalidade de hidratar. Com esse método você repõe água e queratina, evita o ressecamento e aumenta a resistência dos fios, além de evitar a queda.

hidratacao caseira de cenoura para gravidas
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Hidratação caseira – opção ideal para gestante leva produtos naturais

Limpeza do fios

Manter os cabelos limpos é primordial para a saúde e beleza dos fios. Quando ficamos muitos dias sem lavar a cabeça os cabelos tendem a ficar oleosos e com isso descamam e obstruem os poros impedindo o crescimento natural dos cabelos.

Não existe um número certo ou frequência correta de lavagem. Cada tipo de cabelo merece um tratamento específico, sendo os oleosos os que precisam de mais lavagens. Em dias mais corridos você também pode recorrer ao shampoo a seco ou ao conhecido talco. Veja alguns artifícios para mantê-los limpos por um período mais longo:

  • Utilize shampoos com ingredientes refrescantes.
  • 1 vez por mês utilize shampoo de limpeza profunda em casa ou no salão.
  • Massageie o couro cabeludo sempre com as pontas dos dedos.
  • Nunca passe condicionador na raiz.
  • Use produtos indicados para o sua tipagem de cabelo.

Secador e chapinha

Esses aparelhos são permitidos nessa fase de gestação, mas o jato frio acaba sendo a melhor opção para não danificar ou ressecar os fios. Dica muito importante é a aplicação de produtos próprios para resistir ao calor do secador, chapinha ou babyliss. Existem no mercado cremes sem enxágue e térmicos para todos os tipos de bolso. O importante é não economizar nesse quesito se você for fã desses aparelhos.

sugestao de protetores termicos e leave ins
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Protetores térmicos e leave-ins – sugestões

Corte os fios regularmente

Cortar ou tirar as pontinhas faz com que os fios fiquem mais fortes, com menos pontas duplas e cresçam mais fortes e mais bonitos. Os fios costumam crescer 1 cm por mês, mas na gravidez esse processo se acelera um pouco. Então cortar a cada 3 meses pode ser uma boa medida.

Cuidado com aqueles dias em que o hormônio está a mil e você decide fazer um corte radical. Nessa época é melhor não mudar muito o corte, pois isso pode mexer com sua auto estima.

É sempre bom lembrar que nosso rosto vai ficando mais redondinho e o nariz mais batatudo e a escolha de um bom corte garante mais satisfação. Deixe para fazer loucuras depois do nascimento do bebê.

Alimentação

Estar grávida já é um estimulo para se alimentar de forma saudável e consciente. Pense que a alimentação, além de ser fator primordial para o desenvolvimento do feto, também interfere na beleza dos nossos cabelos, unhas e pele. Inclua na dieta alimentos ricos em ferro, vitamina B12, zinco e cobre. Evite embutidos, enlatados, muito açúcar ou sal.

alimentacao balanceada e importante na gravidez
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Alimentação saudável é importante para manter a saúde dos cabelos e da pessoa na gravidez

Astral nas alturas

Procure fazer coisas que te deixem feliz e relaxada, pois isso influencia demais na beleza da mulher. Quando estamos felizes isso irradia pela pele, pelos cabelos e pelos olhos:

  • Tente manter uma rotina de exercícios, mesmo que seja uma caminhada.
  • Saia com as amigas para bater papo ou ir ao cinema.
  • Desfrute momentos gostosos ao lado do seu parceiro.

E o Pós Parto?

Por conta de todos os hormônios da gravidez a tendência é que os cabelos fiquem lindos e volumosos durante o período, mas e o pós-parto? A notícia não é das mais animadoras, pois nessa fase os cabelos tendem a cair.

O culpado é o estrogênio que acaba diminuindo bastante com o nascimento do bebê. O mais importante é continuar com os cuidados com o cabelo e a saúde, pois sabemos que amamentação e noites em claro contribuem mais para essa queda. Como é uma fase passageira, nada de entrar em pânico.

infografico com dicas do ciclo do cabelo na gravidez
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Infográfico com o ciclo dos cabelos na gestação

Abaixo algumas dicas para controle da queda:

  • Inclua na dieta alimentos como carnes, ovos, castanhas e outros ricos em nutrientes.
  • Faça a ingestão de algumas frutas, pois elas também ajudam no combate à queda de cabelos.
  • Procure não lavar os cabelos todos os dias.
  • Peça ao seu médico algum produto anti-queda liberado para esse momento.
  • Dê um tempo para as químicas (tinturas, alisamentos progressivos e etc.) e para o uso de chapinhas e secadores.
  • Tente fazer um controle alimentar para não ficar muito acima ou muito abaixo do peso, pois tanto um quanto outro contribuem para a queda dos fios.
  • Tente alguma atividade física, mesmo que seja caminhar com o bebê.

Se quiser saber mais sobre o assunto, veja esse vídeo com opinião médica:

Espero que com essas dicas você consiga passar por todas as fases com um cabelo lindo e um astral nas alturas, porque esse momento merece o seu melhor. Sou Marília Tannuri Verni, mãe de 2 meninos (Ian – 11 anos e Lorenzo – 4 anos), publicitária, idealizadora do Portal Grávida em Campinas e Proprietária da loja infantil on line Petit Papillon Bebê & Criança. Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

Agora quero saber, o que você achou dessa matéria? Se tiver curtido, deixe um comentário e compartilhe com as pessoas que você conhece e acha que precisam conhecer essas dicas!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
2 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest