Decapagem Capilar – Se quer mudar a cor do seu cabelo, LEIA!

Muita gente joga tinta em cima de tinta no cabelo e não entende porque a coloração não fica boa. Eis o porquê: pode ser que seu cabelo precisava passar pela decapagem capilar antes, para que fosse removida a tintura anterior e aberto espaço para a coloração nova. Que tal aprender tudo sobre esse procedimento agora?

A mudança na tonalidade dos fios é o desejo de muitas pessoas, principalmente da mulherada de plantão. Exibir um novo visual lindo, por mais que seja o sonho de muitas, é uma tarefa que precisa ser bem feita, para que o sonho não se transforme em pesadelo.

Os fios precisam estar preparados para uma transformação como esta. É necessário lembrar de alguns cuidados que devem ser tomados, como investir na decapagem capilar. Mas você sabe o que é decapagem de cabelo?

produtos para tirar a cor do cabelo
Dekap Color – produto para decapagem bom e que funciona

O que é, afinal, decapagem capilar?

A decapagem é um processo de limpeza suave dos fios. Ele é responsável pela retirada do excesso de pigmentos que são provenientes de colorações, tonalizantes ou até o pigmento de henna anteriores nos fios. Este procedimento prepara o cabelo colorido, para que ele receba uma nova coloração.

linha de produtos remov color
Kit Dekap Remov Color – alternativa ao Dekap Color que também funciona

Está técnica é até parecida com a descoloração. Mas, tem suas diferenças, já que é um processo voltado para remoção da tintura da fibra capilar dos fios. Ao invés de deixar o cabelo mais claro, sem pigmentação, como é o caso dos descolorantes, apenas remove grande parte da tintura e seus resíduos.

Algumas vezes acontece de mulheres resolverem mudar o visual, e por causa de colorações anteriores, o efeito não fica do jeito que elas querem. Isso acontece porque uma tintura não tem o poder de clarear uma outra coloração. Por isso, se você realmente está interessada em investir em um novo look com uma tonalidade diferente, a decapagem capilar é essencial.

Em que ocasiões posso fazer decapagem?

O procedimento é muito necessário quando a mulher que trocar a cor de um tom frio para quente, por exemplo. Também quando a cor do reflexo vai ser mudada, ou até para o clareamento de um cabelo já tingido, já que vai receber a aplicação de tonalidade mais clara. Para essas escolhas, nem precisa fazer descoloração.

Alguns pigmentos de cabelo, como os ruivos e pretos, têm uma dificuldade muito maior de sair dos cabelos. Se seu cabelo é assim, pode ser que ele precise de mais sessões de decapagem nas mechas para não manchar os fios, mas não se preocupe, isso não estraga o cabelo.

Segundo profissionais de salões de beleza, a técnica sem dúvida deve ser adotada principalmente, por pessoas que têm as madeixas escuras ou pretas. Para que esse pigmento predominante seja amenizado. Por isso, os fios loiros não precisam investir no processo, já que têm poucos pigmentos. O preço dos kits para fazer decapagem capilar é variado, mas o Dekap Color, por exemplo, pode ser encontrado à venda na internet pelo preço de 50 a 70 reais.

cabelos afetados pela decapagem
Antes e depois da decapagem no fio preto
cabelos vermelhos decapados
Antes e depois nos ruivos
resultados da decapagem no cabelo vermelho
Antes e depois nos fios vermelhos
cabelo preto que ficou marrom
Resultado no cabelo preto – foi para a cor castanha
resultados em cabelo castanho e ruivo
Dekap Color – de cabelos vermelhos para fios castanhos

Casos em que não se deve fazer

Se o seu cabelo estiver muito danificado, ressecado e poroso, o procedimento só deve ser feito depois que os fios sejam hidratados antes, para que o cabelo não corra o risco de se partir durante o procedimento. Mesmo assim, vale muito mais à pena passar umas semanas hidratando os fios, para que esses danos diminuam pelo menos um pouco.

Assim os fios não sofrerão tanto com a decapagem. No caso de cabelos que passaram por químicas, como alisamentos e relaxamentos, esses processos são bem agressivos aos cabelos. Entrando em conjunto com a decapagem, esses cabelos quimicamente tratados, podem acabar ficando quebradiços (veja aqui como tratar).

Por isso tudo, é que antes de tentar a decapagem capilar nos fios, é essencial fazer o teste de mecha com o produto antes de passar ele todo no cabelo. Com esse teste, você vai saber se os seus fios vão suportar o procedimento.

Cuidados necessários

Quando for fazer a técnica, é preciso ter certos cuidados para que seus fios não fiquem comprometidos.

Não invista em fazer o processo se for fazê-lo com rapidez, porque está sem tempo. Se você fizer isso, o produto não vai ser passado direito e de forma homogênea, e os fios podem ficar manchados.

Não adianta também deixar a decapagem agir mais tempo do que é permitido. Se o produto passar mais tempo, seu cabelo pode ficar quase branco e, consequentemente, danificado. Os fios vão perder a sensibilidade, e podem não resistir a tintura que você queria colocar depois, por exemplo.

Antes do procedimento também é preciso ter outros cuidados. Os cabelos precisam estar bem nutridos, com máscaras reconstrutoras para que os fios estejam prontos para receber o processo. Hidratar as madeixas depois da decapagem capilar também é importante para que os fios não acabem ficando danificados posteriormente. Uma dica boa é investir em fazer uma cauterização um mês após o procedimento.

Cuidado INDISPENSÁVEL para quem tem cabelos virgens

Uma outra dica para quem nunca coloriu seus cabelos: Cuidado com o profissional que irá “trabalhar” no seu cabelo. Pense comigo: Se você nunca coloriu seu cabelo, então para que fazer decapagem capilar? Já que a técnica é justamente para retirar uma coloração? Por isso, preste atenção no profissional para não ser enganada quando for à um salão de beleza e o profissional te oferecer a decapagem capilar para ganhar um dinheiro a mais.

Um outro detalhe, para quando terminar a sua sessão de decapagem capilar, é perguntar ao profissional quais são os cuidados que você deverá ter com seu novo visual a partir dali. Isto é de suma importância para que os seus cabelos não sejam prejudicados por produtos impróprios. Então não deixe de perguntar, já que os cuidados vão variar de acordo com o tipo de cabelo e de acordo com a tintura utilizada.

foto de cabelo virgem que nao precisa fazer decapagem
Se você tem cabelo virgem, não precisa fazer decapagem

Como fazer o procedimento de forma caseira

Os ingredientes para fazer a decapagem são apenas o pó descolorante e água oxigenada, então dá pra ser caseiro. Assim como para fazer uma descoloração, a diferença é só o tempo do processo, e a quantidade dos itens. A proporção do procedimento é para cada 100 gramas de pó descolorante, misturar 200 mililitros de água oxigenada. Caso o cabelo seja grande, aumente a quantidade proporcionalmente.

Depois da misturinha feita, o primeiro passo de todos é fazer o teste de mecha, como já foi dito antes. Para fazer este teste, é só pegar duas pequenas partes do cabelo, de duas regiões diferentes. Pegue uma de perto do pescoço e outra de cima da cabeça. Com isso você verá se a mecha vai aquecer, ou fazer o seu couro cabeludo coçar, ou se vai haver quebra dos fios. Agora preste atenção:

  • Com o teste feito, desembarace bem os cabelos para facilitar as divisões das mechas para a aplicação.
  • Divida a madeixa em partes, e comece colocando o produto pelos fios da nuca.
  • Depois vá para as mechas das laterais e no final passe no topo da cabeça.
  • Cronometre todo o processo em cada parte que passar a mistura.

Isso é importante para que as partes do cabelo não fiquem em tons diferentes!

Não se esqueça de passar o produto longe da raiz, deixando ao menos uns dois centímetros de distância. Quando a parte dividida da nuca chegar na tonalidade que você quer, então chegou a hora de lavar esta parte. Com isso, você vai marcar o tempo exato para a tonalidade certa, e vai lavar cada parte quando der esse tempo.

Depois que o procedimento for feito, lave bem os fios com shampoo e repita a lavagem pelo menos 3 vezes, para que o resíduo saia totalmente do cabelo. Posteriormente passe uma máscara reconstrutora capilar.

Para encerrar, na pegada dos tutoriais caseiros, deixo esse vídeo ensinando como tirar o preto do cabelo em casa e sem danificar seus cabelos. Espero que te ajude!

Sugestão de produtos pós-procedimento

Mas se você já foi e já esqueceu de fazer essas perguntas, aqui vão algumas dicas de produtos que são indicados por vários profissionais da beleza. Mas é sempre bom confirmar com eles se estas sugestões servirão pra você. Vamos as dicas de alguns produtos conceituados no mercado:

  1. Sugerimos o Shampoo TRESemmé Blindagem Platinum, que é indicado principalmente para os cabelos quimicamente tratados, recuperando e revitalizando os fios capilares danificados.
  2. Aconselhamos a usar a dupla da mesma linha, o Condicionador TRESemmé Blindagem Platinum. Ele ajuda a proteger os fios capilares de forma eficaz e a restaurar a fibra capilar — tornando os cabelos cada vez mais hidratados, revitalizados e com aparência saudável.
  3. Para hidratar o cabelo, nossa dica é a Máscara de Tratamento Nexxus Nutritive. A hidratação com esse produto ajuda a recuperar os cabelos danificados pela química ou pelas altas temperaturas, usando uma tecnologia condicionante avançada.
shampoo sugerido pos decagem
Shampoo sugerido
kit com xampu e condicionador de marca
Kit completo com shampoo, condicionador e máscara

E depois da decapagem, o que fazer?

Agora que você já está por dentro da técnica para retirar a coloração dos cabelos é o momento de pensar em como gostaria de aparentar a partir de agora. Lembrando que nos cabelos escuros será mais difícil se utilizar da técnica, se sua intenção for retirar muita pigmentação, mas não é nada impossível de ser feito, especialmente quando acompanhada de um bom profissional.

Imagino que agora você queira pintar, né?. O ideal é se usar tinturas esporadicamente, e que se permaneça por 6 meses a 1 ano com a mesma coloração, para depois pensar em modificá-la novamente. Isso porque, muito provavelmente, você deverá repetir todo o procedimento: decapagem capilar e coloração. Portanto, é sempre bom analisar um tipo que sirva para um bom tempo e que não se arrependa logo nos primeiros dias.

resultado de coloraçao com decapagem
Antes e depois de fazer decapagem e pintar
resultado de tingir cabelo de ruivo
Antes e depois de remover tintura para não manchar e tingir de ruivo
cabelos decapados e coloridos
Decapagem e coloração – bons resultados

Para finalizar nosso artigo gostaria de deixar algumas dicas, se me permitem:

  • Se o seu tipo de cabelo não te agrada, mude.
  • Se deseja mudar, escolha.
  • Se sua escolha for errada, volte atrás.
  • Se o profissional escolhido for ruim, mude.
  • Se não sabe quem procurar, pergunte.
  • Pesquise, faça a diferença.
  • Esteja feliz consigo mesma.
  • Faça selfies, ganhe elogios.
  • Receba críticas.
  • Melhore a cada dia.
  • Faça de você a mulher mais bonita.

Este artigo foi sobre decapagem capilar, mas tudo que foi dito acima faz parte do processo de auto estima da mulher ou mesmo do homem que deseja passar por transformações e é importante de ser destacado. A vida nos dá a oportunidade de mudança. Comece mudando sua beleza e seu bem-estar. Este artigo foi útil para você? Então deixe seu comentário!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
37 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *