6 Dicas De Como Cuidar dos Cabelos: Naturais, Com Química, Mistos!


Quer ter fios saudáveis e lindos? Confira dicas de como cuidar dos cabelos!

Como cuidar dos cabelos quimicamente tratados
Saiba cuidar dos cabelos loiros e com luzes
Essenciais pro verão e praia – sejam cabelos lisos ou cacheados
Produtos bons para usar na praia e no verão

O mercado de produtos capilares vem crescendo ano após ano com opções para todos os tipos de cabelo. Isso se deve à grande procura por novidades e por produtos que tornem os fios mais bonitos.

Mas de nada adianta investir uma parte do seu salário em produtos que estão na moda se eles não servem para o seu cabelo, isso porque cuidar dos cabelos loiros é diferente de cuidar dos cabelos pretos, e os produtos para serem usados na praia ou depois dela, por exemplo, não são os mesmos. Além disso, é necessário levar em conta outras atitudes que podem estar danificando os fios e impedindo a eficácia de um creme de hidratação.

A seguir você vai conhecer dicas de como cuidar dos cabelos e ter fios saudáveis e bonitos. Confira!

Escolha o xampu e o condicionador ideais para os seus fios

Você com certeza já se sentiu perdida ao entrar na farmácia e ver várias prateleiras cheias de produtos capilares. Esse momento faz com que a maioria acabe levando para casa produtos errados ou até mesmo desnecessários.

Uma das dicas principais na hora de cuidar dos cabelos é escolher o xampu e condicionador ideal para as necessidades dos seus fios. Mas como fazer isso? Indo com calma na farmácia e lendo os rótulos.

Cada produto é destinado para um tipo de cabelo e quando você usa o xampu errado, ele pode ressecar, deixar seus fios oleosos ou até mesmo prejudicar aquelas luzes que fez no salão.

Escolha o shampoo certo
Condicionador ideal dá melhores resultados

Primeiro observe o seu tipo de cabelo: liso, ondulado, cacheado ou crespo. Depois, note se seus fios são muito secos, oleosos ou mistos. Em seguida, é importante levar em conta se você faz algum tipo de química nos cabelos como tintura, alisamento ou permanente.

Some a esses pontos os problemas capilares que você enfrenta como: caspa, queda, quebra, pontas duplas, ressecamento, fios elásticos ou frizz.

Com base nessas informações, você vai conseguir definir quais são as necessidades dos seus cabelos e, assim, escolher os produtos certos. O ideal é que o xampu e o condicionador sejam na mesma linha para que o resultado seja satisfatório.

Além disso, após 3 meses de uso observe o estado dos seus fios e, então, defina se há necessidade de trocar os produtos.

Não lave o cabelo com água quente

A forma como você lava os cabelos também pode afetar sua saúde e beleza. Além de evitar lavar o couro cabeludo com as unhas, esfregar os fios com força e usar o condicionador na raiz, é essencial tomar cuidado com a temperatura da água.

Quando você lava os fios com água quente ou muito quente, as cutículas se dilatam e com isso o cabelo perde o brilho, ficando com aquela aparência opaca. Para que isso não aconteça, o ideal é lavar os fios com água fria.

Porém, tomar banho frio pode ser desconfortável para a maioria, especialmente nos dias mais frios. Então, lave o cabelo com água morna e, se possível, finalize a lavagem com água fria para manter o brilho. E se você lava os cabelos todos os dias, talvez tenha que mudar essa rotina.

Olha esse vídeo tutorial passo-a-passo ensinando como lavar o cabelo cacheado:

Faça hidratação semanalmente

Os cabelos precisam sempre estar bem cuidados e hidratados para evitar problemas como cabelo ressecado, com pontas duplas e frizz. Por isso é de extrema importância fazer hidratação com um creme adequado para os seus fios semanalmente.

A hidratação dá água aos fios que se perde devido ao uso de química ou secador e trata a estrutura capilar reativando a beleza e saúde do cabelo.

Essa hidratação pode ser feita em casa e no banho deixando o produto agir de acordo com as instruções do fabricante. Caso seus fios estejam muito danificados, o ideal é fazer um tratamento capilar quinzenalmente ou mensalmente no salão.

Um profissional poderá analisar a saúde dos seus fios e estabelecer qual o tratamento ideal para as suas necessidades.

Sempre faça hidratação nos cabelos

Tenha um cronograma capilar

O cronograma capilar é um procedimento que tem se popularizado e é perfeito para quem tem os fios cacheados ou está em transição capilar – está deixando de lado o alisamento e voltando à textura natural do cabelo.

Porém, ele pode ser adotado para qualquer tipo de cabelo, visto que sua função é recuperar os fios de danos.

Para fazer o seu é importante ter em mente que você vai precisar definir o que o seu cabelo mais precisa: hidratação, nutrição ou reconstrução.

Assim, você deve adquirir produtos que tenham propriedades específicas para cada fase. É importante que você faça cada etapa a cada 2 dias e nunca todos os dias para não sobrecarregar os fios.

Há diversos aplicativos e até mesmo planilhas de cronograma na internet para que você monte o seu. Sim, você precisa montar o seu de acordo com o que funciona para os seus fios. Então a dica é observar se seu cabelo está ressecado e precisa de hidratação, se está quebradiço e precisa de nutrição ou se está com queda e precisa de reconstrução.

Exemplo de cronograma capilar bom e que funciona

Veja também esse vídeo ensinando dicas de como cuidar dos cabelos loiros:

Use os produtos e teste a frequência dos tratamentos até que você encontre o cronograma ideal.

Proteja os fios da chapinha e secador

De nada adianta investir nos produtos certos, lavar os fios adequadamente e hidratar sempre, se você não proteger o cabelo de danos como o calor excessivo.

O uso constante da chapinha e do secador podem acabar ressecando os fios, assim como quebrando a estrutura do fio dando aquele aspecto de frizz indesejado.

Por isso, se você não abre mão do uso da chapinha e do secador, antes de alisar ou secar os fios, utilize um protetor térmico. Esse produto vai criar uma película de proteção ao longo do fio evitando que o calor danifique sua estrutura.

Atenção ao uso da chapinha

Respeite a sensibilidade dos fios

Outro ponto muito importante na hora de cuidar dos cabelos é respeitar a sensibilidade dos fios. Mas como assim? Cada cabelo possui um limite e você deve levar o seu em conta.

Por exemplo, o platinado está super em alta, mas se você tem o cabelo bem escuro, provavelmente será muito difícil descolorir e chegar no tom branco. Tentar ultrapassar essa barreira pode custar a saúde dos seus fios, deixando-os elásticos e quebradiços, além de poder causar até mesmo um corte químico.

Outra dica é respeitar o intervalo entre uma coloração e outra e evitar procedimentos químicos muito pesados como a progressiva. Sempre consulte um profissional para saber a saúde dos seus fios e o quanto ele aguenta.

Ter um cabelo hidratado, com brilho e bem cuidado é o desejo da maioria das mulheres. Ao saber dicas de como cuidar dos cabelos vai ser muito mais fácil ter o visual dos sonhos.

Respeite a sensibilidade dos seus fios para não danificá-los

Se essas dicas te ajudaram, comente e compartilhe o post para que possamos continuar!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)