Hair stylist dá 10 Dicas Imperdíveis para ter Cachos Divos: Não perca!

Especialista em cabelos crespos e ondulados, o Oasys Hair realiza há quase uma década o sonho de toda(o) cacheada(o): fios saudáveis e definidos. Aprenda agora com algumas dicas imperdíveis da hair stylist Luziana Vieira para cuidar melhor dos seus fios e conseguir cachos perfeitos!


Muitas pessoas têm cabelos cacheados mas não fazem ideia de como cuidar deles nem do que fazer para mantê-los sempre bonitos, com um aspecto bem definido e um volume adequado. Para resolver isso e estimular a valorização do cabelo cacheado, a especialista Luziana Vieira dá dez dicas sensacionais que te possibilitarão ter os cachos com que você sempre sonhou, confira!

dicas profissionais para conquistar um cabelo cacheado perfeito
Siga as dicas da nossa especialista e consiga cachos perfeitos!

Evite o uso de escovas nos fios

Mas ela deixa claro, caso haja mesmo a necessidade, utilize a escova raquete, suas cerdas com maior espaçamento e seu formato quadrado facilitam o desembaraçamento sem quebrar os fios. Ainda assim damos preferência a um pente largo ou até mesmo os dedos, dessa forma evitará a quebra e preservará a forma dos seus cachos.

imagens de cabelos cacheados divos
Fotos de cachos divos

Cuidado para não lavar demais os cabelos

Geralmente, uma vez por semana é o suficiente. Vale lembrar que, diferentemente dos fios, o couro cabeludo precisa de um tempo maior para secar, e que o excesso de umidade no couro cabeludo abriga e prolifera com facilidade bactérias.

Não use água quente

É interessante para a saúde do fio que a temperatura da água seja sempre de morna para fria. Essa dica serve para todos os tipos de fios, pois o uso contínuo de água quente resseca os fios, enquanto a água fria ajuda a estabilizar o pH e dá mais brilho aos fios. Um jato frio na última ducha pode ser uma opção para quem prefere lavar com a temperatura morna – a prática fechará as cutículas dos fios e os deixarão mais brilhantes.

Hidrate, hidrate e hidrate de novo os fios

A curvatura do fio cacheado impede que os nutrientes produzidos por nosso organismo cheguem até as pontas, por isso os fios cacheados pedem mais cuidados. O ideal é tratar uma vez por semana com profissionais e diariamente com o uso de produtos essenciais que toda cacheada deve ter, como:

  1. Pomadas hair food
  2. Ativadores de cachos
  3. Mousses.
  4. Leave in.
cabelo cacheado feminino preto e bem cuidado
Cachos bem definidos e hidratados

Que tal estimular o crescimento dos fios?

Massageie bem o couro cabeludo enquanto aplica o shampoo e, depois da lavagem, no momento do enxágue, também. Além de relaxar, a prática estimula a circulação sanguínea que ajuda na regeneração e o crescimento dos fios. Faça movimentos circulares com as pontas dos dedos sem friccionar com as unhas. Para este caso, indicamos o uso de pomadas e condicionadores desenvolvidos propriamente para o tratamento do couro cabeludo.

cabelo cacheado feminino volumoso e bonito
Cachos volumosos, grandes e bem definidos

Fique de olho em sua alimentação!

Ela é fundamental para a saúde do fio. O ácido fólico e as vitaminas A, E, C, B5, B7 e B12, encontrados em muitos alimentos, além de serem fundamentais para o funcionamento do corpo humano, são comprovadamente eficientes no auxílio do crescimento, ajudam a evitar a queda, a aumentar a espessura do fio e a manter saúde deles.

Dica especial para você que tem cachos 4C

Cabelos com curvatura 4C ressecam muito mais fácil por serem mais frágeis. Devido a curvatura dos fios, a oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas não consegue atingir as pontas, precisando de tratamentos mais adequados.

Recomenda-se o uso de óleos essenciais, pomadas hair food para umectação, ou até mesmo nas finalizações e intervalos dos tratamentos. Xampus desembaraçantes com função hidratante podem ser muito eficazes para esses tipos de fios, podendo ser utilizados até duas vezes por semana.

cabelo cacheado em homem e mulher
Cachos masculinos e femininos bem tratados com nossas dicas

Como ter e cuidar de uma franja cacheada ou crespa

Para esse corte, é necessário entender de visagismo, respeitar a curvatura de cada fio e a anatomia do rosto da pessoa.

Procure sempre a ajuda de um bom profissional, nunca caia na tentação de cortar sozinha.

Já cortou sua franjinha?

Então agora é hora de umectar os fios com óleos essenciais na finalização para evitar que ações do tempo como calor, poeira, umidade e até mesmo a acidez da própria mão venham a tornar o cabelo poroso e quebradiço. Manter o cabelo hidratado e evitar altas temperaturas advindas de pranchas e babyliss, por exemplo, também vão manter a franja bem tratada.

Evite a equação Tintura + Química

O sonho de ter fios loiros, nesse momento, terá que ficar para depois caso você faça o uso de relaxamento com hidróxidos. O descolorante e os relaxamentos à base de sódio e guanidina são tratamentos que desfazem as estruturas do cabelo, deixando-os muito fragilizados.

A combinação desses fatores resulta em quebra instantânea. É normal acharmos que o loiro é sempre o grande vilão, mas as tinturas escuras também escondem algumas armadilhas. Se você está com alguma química no cabelo à base de guanidina e sódio, esqueça colorações, mesmo que escuras, e especialmente as que contarem com amônia.

cabelo cacheado tingido em cores fantasia
Só pinte ou mude a cor dos seus cachos se eles estiverem saudáveis

Segredinhos para finalizar o cabelo cacheado

Na hora de finalizar os cachos, o ideal é deixá-los secar naturalmente logo após o uso do leave in ou do creme para pentear. Assim, eles ficam no formato mais natural e evitamos o calor excessivo do secador. Quando estiver com pressa ou precisar dos cabelos secos imediatamente, opte pelo uso do difusor com movimentos de baixo para cima e temperatura amena. Um jato frio na raiz também pode ajudar a estruturar o volume.

cabelo cacheado depois da transicao capilar
Transição conquistada com sucesso!
imagem de cabelo cacheado tratado na oasys hair
Resultado de tratamentos feitos na Oasys Hair
resultado de cabelos tratados com step curls
Antes e depois de tratar os cachos com step curls

Espaço localizado no extremo da zona sul de SP, o Oasys Hair recebe visitas do Brasil inteiro a procura de profissionais especializados em cabelos cacheados, crespos e em transição. Muito além de um salão convencional, o Oasys Hair identifica a partir de uma avaliação inicial quais elementos estão faltando nos fios e, como em uma clínica capilar, oferece e prescreve tratamentos com garantia de resultados. @oasyshair

Ficou com alguma dúvida ou quer simplesmente deixar sua opinião? Fique à vontade nos comentários abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
2 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *