Dor no Couro Cabeludo [Causas + Tratamentos FÁCEIS]!

Você sente dor no couro cabeludo e não sabe o porquê? Confira todas as informações pertinentes a este problema!

A dor no couro cabeludo (tricodinia) é uma condição que acomete muita gente e acaba não sendo fato de muita preocupação. Isto porque é muito comum que as pessoas que usam o cabelo preso por muito tempo, por exemplo, acabem sentindo um desconforto diário e achem isso normal. Confira todas as possibilidades e causas que provocam a dor no couro cabeludo e saiba como resolver esse problema definitivamente.

dor no couro cabeludo - saiba as causas e tratamentos para isso!
Dor no couro cabeludo – saiba as causas e tratamentos para isso!

O que causa dor no couro cabeludo (tricodinia)?

É possível que a dor na região do couro cabeludo seja causada por uma hipersensibilização da região. Dentre as alternativas, podemos ainda citar infestações e algum tipo de infecção, bem como:

  • Cefaleia;
  • Problemas na pele;
  • Queda capilar;
  • Uso de cabelo preso por muito tempo.

De modo geral, o tratamento para tal condição é simplificada e varia conforme a condição desencadeadora. Veja as possibilidades.

Dermatites

Trata-se de uma condição alérgica relativa a pele que provoca sinais de:

  • pele vermelha;
  • coceira;
  • descamação.
dermatite seborreica grave
Dermatite seborreica grave

É possível que, nessa condição, exista o surgimento de bolhas e caspas. É possível ainda que esta patologia aconteça em virtude do contato com coisas simples mas que lhe causem alergias, como as seguintes:

  • sabonetes;
  • metal;
  • cosméticos;
  • poluição;
  • intervenções estéticas;
  • água.

Infecção

Infecção de mesmo tipo que carbúnculo e as foliculites são passíveis de causar prejuízos aos folículos capilares e provocar uma sensibilidade na região do couro cabeludo. Dessa forma, a região fica dolorida, quente e muito sensível ao toque.

A condição do carbúnculo é provocada, de modo geral, pela presença excessiva de bactérias denominadas Staphylococcus aureus. Já a foliculite é, de modo geral, provocado pelos fios de cabelo que encravam.

foliculite no couro cabeludo
Foliculite no couro cabeludo

Porém, é possível também que tal condição ocorra em virtude de infecções por outros elementos bacterianos ou fúngicos. Nas situações de maior gravidade, a condição da foliculite na região do couro cabeludo pode causar muita queda capilar.

Arterites

Esse é um problema responsável por provocar uma inflamação de caráter crônico em pequenos vasos sanguíneos da cabeça, causando os sinais seguintes sintomas:

  • febre;
  • dores de cabeça;
  • fadiga;
  • anemia;
  • mal estar;
  • dor no couro cabeludo (tricodinia) – chega a latejar.
arterite pode causar dor de cabeça e de couro cabeludo
Arterite pode causar dor de cabeça e de couro cabeludo

Queda capilar

As áreas do couro cabeludo em que a queda capilar tem maior intensidade e que, de modo geral, ficam mais sensibilizadas, podem acabar sendo as partes mais doloridas.

O sebo em excesso pode também tornar a região do couro cabeludo mais dolorida e sensível. A razão disso é que ele torna mais fácil o surgimento de uma condição denominada dermatite seborreica, que também causa queda.

dermatite causa e agrava queda de cabelo
Dermatite causa e agrava queda de cabelo

É muito comum também perceber que os indivíduos que fazem uso de produtos químicos nos cabelos, como nos tratamentos de relaxamento e alisamento, apresentam a tendência de sofrer com dores no couro cabeludo. Todas as irritações causadas pelas substâncias químicas desses itens podem provocar desde uma simples condição inflamatória até processos mais graves de queimaduras, então, use-as com cuidado!

Pediculose

Esse problema é composto pelas infestações de piolhos. Nesse caso, a condição prejudica, de modo geral, o público infantil em etapa escolar, disseminando um contágio. Os piolhos acabam se alimentando somente do sangue e, ainda que só possam viver por uma média de 1 mês, há uma multiplicação de forma muito rápida.

pediculose visível
Pediculose visível

Isto porque a fêmea do piolho consegue pôr entre sete a dez lêndeas ao dia. Em razão disso, os sinais de coceira com intensidade acometem o couro cabeludo que permanece dolorido, apresentando também feridas minúsculas na região total da cabeça.

O que causa dor no couro cabeludo, mas no meio da cabeça?

Dentre as principais causas das dores na região do couro cabeludo no meio da cabeça, podemos citar as seguintes condições:

  • frio;
  • chuva;
  • calor;
  • sol;
  • poluição.

É importante dizer que a poluição não só faz mal para região externa do corpo quanto para área interna. Ela é capaz de prejudicar a nossa saúde de maneira efetiva. Para que se possa proteger as áreas do corpo, a sugestão é fazer a cobertura da cabeça logo que sair por um lugar muito poluído. Qualquer elemento que faça essa proteção, de um lenço a um boné, é capaz de proporcionar uma saúde aprimorada à sua cabeça.

dores no couro cabeludo
Dores no couro cabeludo

Secadores e pranchas também podem causar isso!

As pranchas (saiba aqui se elas estragam seu cabelo) e secadores são grandes vilões para saúde dos cabelos. O uso constante desses itens pode acabar danificando seu couro cabeludo, seja causando pequenas lesões, seja tornando-o mais sensível.

A recomendação dos especialistas é fazer o uso de cremes que auxiliam a moldar o cabelo, sem que haja necessidade de uso constante de fontes de calor. E se for usar chapinha, lembre-se de usar um protetor térmico, já vai reduzir bastante os danos causados pela prancha alisadora.

use secadores e outras fontes de calor com cautela
Use secadores e outras fontes de calor com cautela

Estresse pode causar essa dor?

Em determinadas situações, as dores de cabeça na região do couro cabeludo podem sim ter como desencadeador o estresse. Um organismo ansioso e depressivo é passível de sofrer com dores ou sinais piores e de maior gravidade para sua saúde provocando, ainda, tensões nos músculos.

estresse faz mal pra saúde e pros cabelos
Estresse faz mal pra saúde e pros cabelos

Nos casos em que há o envolvimento do estresse na vida, existe também um reflexo automático na saúde capilar e da região do couro cabeludo (cabelos começam a cair, ficam mais frágeis, perdem a beleza etc.). O ideal é sempre fazer pausas, ter momentos de distração com atividades que você goste de realizar e que sejam prazerosas.

Dessa forma, os benefícios não serão apenas para a região do couro cabeludo, mas em todo o seu organismo, na sua totalidade, porque haverá um nível maior de relaxamento ao corpo e um grande alívio do estresse.

Como tratar, afinal, a dor no meu couro cabeludo?

Na tentativa de amenizar as dores dessa área, é imprescindível manter alguns cuidados no momento da higienização do cabelo, por exemplo. Certifique-se de não ficar esfregando com as unhas o couro cabeludo e de utilizar shampoos próprios para você e, quinzenalmente, utilize um shampoo anti resíduos, e faça tratamentos de limpeza profunda.

dicas para começar a resolver a dor no couro cabeludo
Dicas para começar a resolver a dor no couro cabeludo

Há diversas formas de manter o cuidado com os cabelos e a região do couro cabeludo. E você pode começar isso com alguns cuidados diários e simples. Confira algumas delas:

  1. Evite a água quente para lavar os cabelos;
  2. Utilize produtos específicos para o seu tipo de couro cabeludo;
  3. Evite exposição ao sol por muito tempo.

De modo geral, nas situações de infecção, a utilização de shampoos com substâncias antifúngicas podem ajudar a acabar com a condição problemática. Algumas substâncias são antibióticas como a clindamicina e a eritromicina.

Pode ser que, em algumas situações, haja um maior dificuldade em tratar as dores no couro cabeludo, havendo a necessidade de intervenção médicas através de tratamentos determinados.

Quer saber mais sobre essas e outras informações? Confira o vídeo abaixo:

Se você também apresenta dor no couro cabeludo, não deixe de aproveitar as dicas mencionadas aqui e compartilhe conosco se esse artigo lhe ajudou de alguma forma!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *