Efeito Build Up – Não sofra com isso NUNCA mais!

Sabe quando você investe em shampoos, condicionadores, máscaras de tratamentos capilar para fazer um cronograma, mesmo assim o seu cabelo continua na mesma, sem nenhum resultado de melhora? Então, vem comigo que vou te dizer o que pode ser isso e te ensinar como se ver livre desse problema, de uma vez por todas.

Bem, se você passou por isso, assim como eu, sabe como é frustrante não sentir que o cabelo evolui com tantos cuidados que temos. Mas isso pode ter uma solução, sabia? Talvez tanto tratamento e nenhuma evolução esteja relacionado ao efeito build-up.

Mas você já ouviu falar sobre esse efeito? Bem, eu também não tinha nem noção de que ele existia, até que depois de tanto investimento sem nenhum retorno decidi pesquisar com vários profissionais da área, mas não se preocupe que eu detalharei tudo para vocês nesse artigo.

Então, o que é o efeito build-up no cabelo?

Nada mais é do que o acúmulo de resíduos nos fios. E isso pode acontecer? Pode sim! Nós usamos constantemente condicionadores, máscaras de tratamentos e cremes finalizadores (quase sempre sem enxágue), não é mesmo?

Bem, por diversas vezes a limpeza dos fios pode não ocorrer perfeitamente e com isso a possibilidade de penetração dos princípios ativos dos tratamentos que fazemos na fibra capilar fica comprometida ou até mesmo, em alguns casos, impossível de ocorrer devido ao acúmulo de resíduos de outros produtinhos que já utilizamos.

infografico explicando o que e efeito build up
Efeito Build-up: o que é?

Veja mais informações no vídeo abaixo:

Quais os sinais de que o cabelo está sofrendo com isso?

Como já mencionamos acima, um dos sinais mais claros desse efeito é a falta de resposta do seu cabelo aos tratamentos. Mas saiba que a ausência de brilho e de movimento (deixando os fios com aparência opaca e a estrutura do fio mais rígida), e uma coceira ou dor constante no couro cabeludo também podem indicar que seu cabelo está sofrendo com o efeito build-up.

o que acontece quando o cabelo esta com efeito build up
Os 4 sintomas do efeito build-up

Como tratar e reverter esse problema?

Primeiramente, para reverter esse efeito, você terá que redobrar os cuidados e a higiene com seu cabelo na hora da lavagem. Claro que esse tipo de cuidado também se aplica a quem desejar apenas prevenir o problema, sabe aquela história do melhor prevenir do que remediar? É bem verdade nesse caso.

A utilização de um shampoo anti resíduos no lugar de um tradicional é uma ótima alternativa para potencializar a limpeza dos fios. Não é necessário abandonar o seu shampoo normal, mas apenas incluir uma lavagem semanal com o anti resíduos (para os casos de cabelos mistos ou oleosos) e a cada quinze dias (nos casos em que os cabelos sejam ressecados ou secos).

Sei que a ideia de usar shampoo anti resíduos pode lhe deixar receosa quanto a ressecar as pontas, e para evitar que isso ocorra é só você aplicar o produto apenas na raiz do seu cabelo, realizando massagens circulares em seu couro cabeludo com as pontas de seus dedos, levemente.

Além disso, evite o uso de condicionadores e máscaras de tratamento (as hidratações), pois o uso desses produtos deve ser apenas no comprimento e nas pontas e não na raiz. O seu contato com a raiz do cabelo ajuda a aumentar a oleosidade dos fios e promove um acúmulo de produto no couro cabeludo.

Tônicos e shampoos são produtos que precisam ter contato direto com o couro cabeludo para executarem sua ação. Os outros cosméticos só devem ser usados do comprimento até as pontas. Não adianta ter um produto de qualidade e não respeitar seu uso, você pode provocar efeitos danosos ao seu couro cabeludo.

como se ver livre de uma vez por todas do efeito build up
Melhor dica para se livrar do efeito build-up

Atenção para as adeptas low poo e no poo

Muitas pessoas hoje em dia realizam as técnicas de low poo e no poo e, em alguns casos, há relatos de sintomas parecidos com esses que descrevemos neste artigo: fios sem brilho, opacidade nos cabelos e as vezes mesmo após de realizar alguns procedimentos o cabelo não fica com a definição desejada.

Alguns estudos apontam que as praticantes das técnicas de low poo e no poo sofrem em alguns casos com acúmulos de produtos em suas madeixas. Os shampoos possuem em sua composição sulfatos fortes, e quando são shampoos para quem segue essas técnicas, não há praticamente uso desses sulfatos – são shampoos sem sal.

Algo que pesquisei, testei e realmente gostei é fazer uso de shampoo com sulfato uma vez a cada quinze dias. Eu sou adepta da técnica de low poo (pouco sulfato) então quando eu sinto que meu cabelo já não responde às minhas máscaras de tratamentos realizo uma lavagem com shampoo de sulfato, para retirar eventuais restinhos acumulados nos meus cabelos.

Shampoos recomendados para essa lavagem são geralmente os transparentes, que possuem princípios ativos naturais: gengibre, chá verde, jaborandi, flor de lótus, e proporcionam uma sensação de frescor durante a lavagem e promovem uma limpeza muito eficaz.

shampoo com sulfato pode ser usado de vez em quando para vencer o efeito build up
Usar shampoo com sulfato uma vez ou outra não tem problema, se você quiser

Preste atenção aos silicones nos produtos

Os silicones que estão na composição dos produtos no poo são silicones solúveis em água, para a técnica de low poo podem ser solúveis e isnolúveis em água. No entanto devemos sempre lembrar que silicones em excesso não fazem tão bem ao couro cabeludo e para os fios em geral.

O silicone cria uma espécie de camada ao redor dos fios do cabelo, não que seja um processo ruim, pelo contrário, o silicone cria uma barreira de proteção térmica, no entanto o seu uso constante pode deixar o fio com excesso de rigidez, deixando uma aparência de cabelo pesado!

Quais outros compostos prejudiciais podem potencializar o build-up?

Se você não faz parte das pessoas que realizam as técnicas de low poo e no poo, os produtos que fazem parte do seu cotidiano também podem estar ligados para potencializar o efeito build-up. Vejamos alguns exemplos de compostos derivados de petróleo:

  • Parafina.
  • Óleo mineral.
  • Isoprafina.
  • Vaselina.

Existem outras substâncias também, no entanto essas que cite são as mais preocupantes e que podem se acumular no couro cabeludo e superfície dos fios. Por isso, a lavagem constante e adequada auxilia na retirada perfeita de resíduos.

como evitar que o efeito build up aconteça nos seus cabelos
Melhor forma de evitar o efeito build-up

Então, apesar de estarmos rodeados de falta de tempo e produtos que possuem compostos que se fixam com facilidade ao seus fios, o efeito build-up pode e deve ser evitado, antes mesmo que seu cabelo comece a dar os primeiros sinais. A prevenção será sempre o melhor resultado para possuir fios saudáveis e bonitos.

Vamos manter o foco para extinguir o efeito build-up das nossas madeixas lindas. Você já passou pelo efeito build-up com seus cabelos? Se sim, comenta aqui e conta sua experiência, vai ser ótimo saber como você passou por isso.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *