Escova Americana – MELHOR opção para alisar cabelos crespos!

Você tem cabelos crespos e cacheados mas não sabe qual o melhor tratamento para alisar o seu cabelo? Então a resposta para essa dúvida está aqui: basta ler essa matéria e aprender com o nosso passo a passo super fácil!

Confira todas as informações sobre o procedimento da escova americana, um tratamento que está ficando cada vez mais popular! A escova americana é uma intervenção química que alisa os cabelos, a partir de uma técnica específica que veio lá de fora. Este processo é capaz, ainda, de promover a hidratação dos fios, bem como manter o visual liso por meses.

cabelos lisos e brilhosos com escova americana
Cabelos lisos e brilhosos com escova americana

O que é, afinal, a escova americana?

Trata-se de um tipo de alisamento, uma intervenção capilar que traz a promessa de ser um destaque excelente para quem tem os cabelos crespos, porque além de torná-los lisos, pode promover, também, a hidratação dos cabelos a depender dos produtos que forem utilizados no alisamento.

a escova americana é uma ótima opção pra quem tem cabelos crespos
A escova americana é uma ótima opção pra quem tem cabelos crespos

A técnica é originada dos Estados Unidos e utiliza uma substância química com capacidade de tornar os fios mais lisos. O elemento em questão é a guanidina. Ela também pode ser encontrada em outros tipos de alisamento também.

Esta escova é popular, em razão de não apresentar formol – fato agradável para muitos. Contudo, o seu princípio ativo é capaz de provocar prejuízos que se assemelham aos do formaldeído, havendo a necessidade de que um profissional confiável e com experiência execute a intervenção capilar.

kit escova americana Liz Up, o mais famoso
Kit escova americana Liz Up, o mais famoso

O que vai na composição desse alisamento?

O hidróxido de guanidina traz a garantia de lisos ainda mais permanentes, e causa menos danos que outros alisantes. A proposta é agradável para muitos indivíduos, principalmente para o público feminino. Isto porque elas estão sempre em busca de tornar as suas rotinas mais práticas, evitando passar horas a frente do espelho escovando e agredindo os fios com chapinhas.

Ele apresenta pH elevado, tendo a capacidade de fazer a exposição das camadas dos fios até a região do córtex. Ao abrir as camadas do cabelo, permite-se que a substância faça a penetração de modo adequado e deixe os fios propriamente lisos.

pontes de dissulfeto, presentes nos cabelos
Pontes de dissulfeto, presentes nos cabelos

Ainda, o elemento da guanidina quebra as pontes de dissulfeto de queratina (responsáveis por dar formato para os cabelos), uma das diversas ligações químicas presentes nos cabelos, e é isso que faz com que os cabelos fiquem mais lisos. Portanto, ao passo que as pontes sejam rompidas, é possível dar um novo formato para os cabelos.

mudanças no formato da fibra capilar conseguidas com alisamento químico
Mudanças no formato da fibra capilar conseguidas com alisamento químico

Um pouco mais sobre a guanidina

O hidróxido de guanidina usado na escova americana é um produto que pode causar corrosão, caso seja utilizado diversas vezes. Portanto, a utilização de luvas pelos especialistas que fazem a aplicação é essencial, porque pode “queimar” a mão. Ainda, testes com mechas são pré-requisitos para esse procedimento capilar, pois o cabelo pode ser muito sensível a substância e ser danificado.

E tem mais, não há compatibilidade da guanidina com o tioglicolato de amônia, outra substância alisante, muito menos com os tratamentos que levem “henê”. Por isso, os fios que já se sujeitaram a tais processos químicos não podem realizar esta escova. Isto em razão aos riscos do rompimento do cabelo, que já está danificado pela química.

Além disso, a queda e a quebra do cabelo podem ser uma consequência. Não é um procedimento recomendado para quem tem cabelos descoloridos e com a utilização de tinturas.

resultados da guanidina no cabelo - alisa e relaxa os fios
Resultados da guanidina no cabelo – alisa e relaxa os fios

Passo a passo simples para fazer escova americana

Confira as etapas do passo a passo para realizar o procedimento da escova em questão. Lembre-se que é mais seguro o serviço com um profissional de confiança, que realmente tenha experiência com escovas.

antes e depois de alisar os cabelos com alisamento americano
Antes e depois de alisar os cabelos com alisamento americano – saiba mais aqui sobre o alisamento em cabelo masculino

1º passo

O primeiro passo é fazer a mistura da loção que ativa o produto, junto com um creme para alisar os fios num pote plástico. Mexa as substâncias com o auxílio de espátulas, até se alcançar um misto homogêneo e cremoso.

2º passo

Por conseguinte, faça a lavagem dos cabelos com um shampoo denominado anti resíduo para fazer a remoção de toda a oleosidade e possíveis restos de outros produtos dos fios e do couro cabeludo. Isto facilita a absorção do alisante pelo seu cabelo.

3º passo

O passo seguinte é secar os cabelos com secador e realizar a aplicação de creme ou pomada de hidratação para a proteção da pele em volta das áreas do cabelo por onde o produto pode escorrer. Passar nas atrás das orelhas, da testa, do couro cabeludo e de outras regiões que possam ser prejudicadas pela química.

4º passo

Por conseguinte, divida as mechas do cabelo, prendendo com pregadores.

5º passo

Inicie o processo de aplicação do misto da loção com o creme preparado em cada mecha de cabelo, com o auxílio do pincel. É importante se distanciar pelo menos 1 centímetro da raiz dos cabelos.

Não quer ler os passos? Aprenda como fazer a escova progressiva americana com o passo a passo abaixo:

6º passo

Inicie pelas mechas da parte de trás, sempre partindo da raiz (contada a distância mínima) em direção às pontas, até alcançar a região de cima da cabeça.

7º passo

Após finalizar esse procedimento com as mechas, estique tudo com um pente. Isto facilitará o alisamento dos seus cabelos. E sobre o tempo que deve ficar no cabelo, ele estará estipulado nas embalagens, isso porque o tempo de ação de alguns alisantes varia.

8º passo

Depois do tempo de aplicação, enxaguar os fios na água com temperatura morna, sempre procurando eliminar todos os resíduos dispostos no cabelo.

9º passo

Aí, então, é só retirar a água em excesso com toalhas, dividindo o cabelo de novo e fazendo a aplicação de máscaras intensificadoras, esperando o tempo necessário. É importante também evitar prender os fios ao longo da ação da substância alisante para impedir que o cabelo fique com partes diferentemente alisadas.

10º passo

Faça a escovação dos cabelos com o aparelho secador, passando a chapinha, para “selar” o resultado. Essa escova é indicada, especialmente, para os fios de espessura grossa e que disponibilizam da dificuldade de lidar alisamentos mais leves.

Agora, para quem tem os cabelos finos, talvez esse não seja o melhor procedimento, porque esse tipo de cabelo apresenta menores camadas e pode se romper mais facilmente ao lidar com a guanidina, mas isso você vai descobrir fazendo um teste da mecha.

antes e depois em cabelos ondulados
Antes e depois em cabelos ondulados

Botox capilar americano

Na verdade, a escova americana de botox leva esse nome em razão de corrigir imperfeições nos cabelos, combatendo ao envelhecimento dos fios e apresentando resultados momentâneos, apenas. Esse ato, portanto, assemelha-se com a injeção de botox para rugas, uma vez que também corrige “imperfeições” na pele e traz resultado temporária. É uma modalidade da escova americana destinada para gerar a suavização das “rugas” capilares, isto é, aquelas partes do cabelo que ficam irregulares.

Mas o ideal é que você consulte os especialistas, com experiência em procedimentos químicos capilares, para que possam orientar você sobre qual a melhor modalidade de escova progressiva e alisamentos para que você conquiste o resultado desejado.

resultados do botox capilar americano
Resultados do botox capilar americano
antes e depois de botox capilar americano
Antes e depois de botox capilar americano

Só eles poderão fazer uma análise do tipo dos fios do seu cabelo, e selecionar a melhor alternativa de alisamento capilar. Se você deseja abandonar os cachos ou as ondas do seu cabelo e alisar os fios, de maneira a também abandonar escovas e pranchas que te fazem perder muito tempo durante o dia a dia, não deixe de verificar a possibilidade de fazer esta escova.

Compartilhe conosco as suas experiências com a escova ou outras que já tenha feito antes!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *