Escova Progressiva: Saiba como fazer e conheça alternativas naturais!

Um dos tratamentos capilares mais populares entre as mulheres é a escova progressiva. No entanto, poucos entendem como isso realmente funciona, qual vantagem e desvantagem possui. A seguir, descubra todos os detalhes à respeito desse procedimento.


O que é a escova progressiva?

Primeiro, a escovação progressiva é um processo que visa o alisamento dos fios capilares. Seu nome se dá pelo fato de que, a cada aplicação feita, o cabelo tem melhores resultados, ficando sempre mais liso – efeito progressivo.

Também importante ressaltar que a escovação progressiva não promete necessariamente um alisamento perfeito. O resultado dependerá de como está a estrutura dos fios nos quais o produto deverá agir.

Em geral, os fios são mais doutrinados com o passar do tempo, reduzem o volume, assim como o frizz. Para as pessoas que têm cabelos mais finos, as madeixas podem parecer passadas a ferro, já que as ondulações são completamente removidas.

Em contrapartida, para aqueles com cabelos mais cacheados ou grossos, o efeito pode diferir um pouco, deixando o cabelo apenas mais “comportado”, o que já ajuda em muitos casos.

escova progressiva zap funciona e da certo
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Escova progressiva Zap – marca que é boa
resultados com escova progressiva zap
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Antes e depois de fazer escova progressiva Zap

Para que serve este tratamento?

A progressiva é indicada para todos os tipos de cabelo: previamente alisado, descolorido, tingido, com reflexos, etc. Tem como objetivo alisar o cabelo progressivamente, ajudando a controlar o frizz e a rebeldia dos cabelos.

Notas importantes:

  • O cabelo deve estar em ótimo estado, ou seja, precisa estar saudável para receber o procedimento;
  • Se o cabelo estiver muito danificado, recomenda-se fazer tratamentos de queratina antes de alisar;
  • Para cabelos previamente alisados, muito finos ou descoloridos, recomenda-se o uso de botox capilar ou reagente de massa antes do alisamento.
evite fazer progressiva com o cabelo danificado
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Para fazer progressiva, seus cabelos devem estar saudáveis

Quanto custa pra fazer?

Podemos dizer que não há como precisar o valor certo de um procedimento como esse. Ele varia conforme a localização do salão de beleza, a experiência do profissional e, principalmente, do volume e tamanho do cabelo a ser tratado. No entanto, em termos gerais, podemos dizer que a média de preço gira em torno de R$ 80,00 a R$ 500,00.

quanto custa o tratamento de escova progressiva
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Qual o valor da progressiva?

A escova pode causar males à saúde?

Pessoas com couro cabeludo sensível e cabelos muito oleosos devem evitar fazer uma escova progressiva, pois isso pode causar ainda mais sensibilidade e oleosidade na sua cabeça. Além disso, pessoas com cabelos virgens não obtêm os melhores resultados com essa técnica, o que não significa que estejam proibidas de tentar.

Outra questão que precisa de atenção é a do calor excessivo nos fios. Alguns profissionais podem cometer um erro ao fazer o procedimento, isso porque as pranchas podem atingir uma temperatura de 230º C, enquanto o cabelo pode suportar um máximo de 200º C, ou seja, existe o risco de seu cabelo ser queimado ao fazer esse tratamento equivocadamente.

Quando se utiliza a chapinha à temperatura máxima, as fibras capilares são queimadas e os cabelos ficam danificados. No entanto, isso só é percebido após certo tempo, quando o produto químico usado no tratamento começa a sair dos fios e seu cabelo volta a ser natural.

a chapinha pode queimar o cabelo na escova progressiva
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Cuidado pra não acabar com os cabelos queimados

Quanto tempo dura o tratamento?

Um alisamento progressivo dura entre 2 e 5 meses. O tempo final de duração dependerá:

  1. Do tipo de produto que tenha sido aplicado (se de boa qualidade ou não);
  2. De que não tenha havido erros no procedimento;
  3. Do estado de saúde dos fios;
  4. Do tipo de cabelo (se grossos, cacheados, com volume excessivo, etc.).

Em alguns casos, o efeito durará menos tempo (cada cabelo reage de uma forma à química), mas ainda assim, após vários meses, você ainda perceberá seu cabelo com menos volume e com maior facilidade em ser penteado.

escova progressiva pode durar de 2 a 5 meses
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Antes e depois de fazer alisamento progressivo – o resultado vai durar alguns meses

Do que preciso e como fazer sozinha a escova progressiva?

Há muitas mulheres que usam produtos para alisar os cabelos em casa, seja por falta de orçamento, seja por não confiar em um profissional, por falta de tempo ou por qualquer outro motivo. Por esta razão, listamos aqui os materiais e algumas coisas que devem ser levadas em conta para que o processo seja seguro para suas madeixas e te garanta ótimos resultados.

Materiais necessários

  • Um pente e uma escova;
  • Máscara e luvas;
  • Recipiente para a mistura;
  • Pincel;
  • Piranhas para prender o cabelo;
  • Produto para escova progressiva (geralmente é vendido em forma de kit);
  • Shampoo anti-resíduos;
  • Prancha;
  • Secador.
foto de escova progressiva feita em casa por bruna lima
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Antes e depois de fazer progressiva em casa, por Bruna Lima

Acompanhe agora o passo a passo de todo o procedimento que envolve o tratamento com escova progressiva.

Lavagem

O primeiro passo é se dedicar a uma boa lavagem com um shampoo anti-resíduo. Para isso, refaça o procedimento por pelo menos duas vezes. O xampu fará o trabalho de eliminação de resíduos químicos bem como de toda a sujeira, de maneira profunda. Isso contribuirá para a abertura das cutículas, o que é primordial para que a química da progressiva penetre bem nos fios.

Para conseguir identificar se o cabelo está ou não limpo de forma correta, passe os dedos sobre ele e sinta sua textura. Se ele, por mais estranho que pareça, estiver áspero e seco, com certeza as cutículas estão abertas o suficiente e o cabelo bem limpinho.

Secagem

Após a lavagem é preciso secar as madeixas, mas não completamente. Use o secador nessa etapa apenas para eliminar o excesso d’água. Um detalhe importante é não fazer tentativas de pentear os fios. Como estão vulneráveis, é possível que se quebrem no processo. Mas se caso quiser fazê-lo mesmo assim, faça com um pente de dentes bem largos.

Separação das mechas

O passo seguinte é dividir os cabelos em mechas mais grossas. Prenda com as “piranhas” ao menos em cinco partes. Isso facilitará a aplicação dos produtos.

Preparação da mistura

Essa não é uma etapa difícil, mas é preciso muita atenção na leitura do rótulo do kit de escova progressiva. Utilize as luvas, o vasilhame e o pincel para preparar a mistura. É importante ressaltar que não se pode deixar a química fora da embalagem por muito tempo, portanto, só prepare no instante em que for mesmo usar.

Aplicação no cabelo

Comece a aplicação em mecha por mecha. É imprescindível o cuidado para que não se aproxime muito do couro cabeludo. Para uniformizar a distribuição do produto nos cabelos, vá espalhando com um pente.

Faça a aplicação da raiz até as pontas. Dê prioridade para as áreas mais crespas. O tempo de ação, geralmente é de 35 a 40 minutos, mas você deve seguir as instruções da embalagem se elas dispuserem em contrário.

Escovação

Com o produto nos fios, escove mecha por mecha, tal como uma escova normal. Pode ser mais difícil esticar o cabelo, mas force ao máximo para que o efeito fique bem liso.

Passe a prancha

Após terminar a escovação, passe a prancha para finalizar com o liso perfeito. Passe aproximadamente 4 vezes em cada mecha. Atenção: não segure a chapinha nos fios para não queimá-los.

Alguns produtos permitem a lavagem imediata. Outros precisam de um tempo maior nos cabelos para agir, cerca de 3 a 4 dias. Sendo a primeira opção, lave os cabelos normalmente assim que ele esfriar da passagem da prancha. Já na segunda opção, aguarde o tempo de pausa para efetuar a lavagem.

Tutorial com vídeo

Separamos também um tutorial passo a passo do YouTube ensinando como fazer progressiva em casa sozinha!

Pode fazer esse procedimento de quanto em quanto tempo?

A frequência ideal para retoque de escovas progressivas que não contenham formol é de três em três meses, aproximadamente. Se possível, o ideal como tempo de espera é de cinco a seis meses. Independente do crescimento, a progressiva continuará agindo no comprimento dos fios. Com isso, pode-se retocar apenas a parte mais crespa.

Para uma maior durabilidade do efeito liso, é imprescindível que se tenha cuidados especiais com o cabelo, como por exemplo, hidratação profunda e constante ou cauterização.

foto de antes e depois de fazer retoque da escova progressiva de forma caseira
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Antes e depois de retocar a progressiva em casa, por Alessandra Barbosa

Escova progressiva tem formol? E formol faz mal?

Primeiro de tudo, vamos tentar compreender sucintamente o que é uma escova com formol. A maioria dos produtos alisantes hoje em dia contém tioglicolato de amônio e etalonamina. Ambos mudam a estrutura da cadeia capilar e podem, assim, alterar a forma do fio sem danificá-lo e sem remover minerais e outros componentes do cabelo.

Já o formol, remove os minerais e pode deixar o cabelo mais endurecido. A Anvisa, órgão que regula os produtos capilares, permite o uso de 0,2% de formaldeído (formol), que neste caso serve apenas como conservante. O que se sabe é que, para alisar efetivamente, esta dose deve ser mais alta do que a permitida. Ainda, as escovas com formol jamais podem ser feitas por gestantes!

formol pode causar danos aos cabelos e a sua saude
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Evite o uso do formol em concentrações acima das permitidas pelas normas legais

Quais os tipos de progressiva existem?

Não podemos negar que a aparência de um cabelo liso destaca-se entre os demais, ainda mais se os fios estiverem sedosos e brilhantes. Para conseguir esse efeito, estão disponíveis no mercado diversos produtos e técnicas diferentes que podem atender à cada desejo e necessidade.

Abaixo, mostraremos quatro dos diversos tipos de progressiva comercializados atualmente e que fazem sucesso entre os usuários, com seus prós e contras.

Escova progressiva

O alisamento progressivo reduz o volume natural do cabelo, suaviza os cachos, chegando a eliminá-los em alguns casos. A substância para alisamento é feita, em regra, de formaldeído, queratina, silicone e proteína. 

Na sua aplicação, só é possível usar 0,2% de formol, como já dissemos, uma vez que é a quantidade permitida legalmente. Isso porque quantidades maiores podem quebrar as fibras do cabelo e causar irritações no couro cabeludo.

Esta técnica dura cerca de três meses. Seu efeito suave é gradual; com sessenta dias de uso é necessário retocar a raiz em cabelos mais crespos. Seu uso progressivo em curtos intervalos pode causar aumento da oleosidade no couro cabeludo e rigidez nas fibras capilares.

cabelo loiro tratado e alisado com escova progressiva
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Antes e depois de fazer escova progressiva em cabelos loiros

Escova alemã

Conhecido como alisamento alemão, essa escova inteligente segue a mesma lógica da progressiva, embora permita que o cabelo seja tingido e lavado antes do processo, no mesmo dia do tratamento.

Contando com uma carga de queratina, este procedimento dá resistência e revitaliza o eventual dano causado pelos procedimentos anteriores. Também reduz o volume e suaviza o cabelo, deixando-o mais natural. Baseia-se no uso de queratina e contém menos de 0,2% de formol.

resultados da escova alema por kk fernandes
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Antes e depois da escova alemã

Alisamento definitivo

A escova definitiva, feita de tioglicolato de amônia, também é conhecida como alisamento japonês. Ela alisa todos os cabelos de uma só vez. Dá um efeito suave, sem volume e duradouro. Não possui formaldeído em seu procedimento. Os ativos que utiliza abrem as escamas das fibras capilares e penetram neles.

É de longa duração, dependendo de quão rápido seu cabelo cresce. Pode durar até seis meses, e as partes alisadas não retornam à sua forma original, então você só precisa retocar nas raízes.

resultados de tratamento com escova alisadora japonesa
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Antes e depois de fazer alisamento japonês

Escova inglesa

Este tipo de alisamento hidrata e ilumina o cabelo. A sua aplicação não utiliza formaldeído, leva apenas queratina, albumina, aminoácidos e nutrientes que dão um efeito natural enquanto hidratam ao mesmo tempo. É bom notar que, graças aos aminoácidos, os cabelos que foram danificados por tratamentos agressivos anteriores se recuperam mais rapidamente.

foto com resultados de escova inglesa em cabelos escuros
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Antes e depois de fazer escova inglesa

Destaco que é melhor avaliar os benefícios e possíveis danos que cada tratamento de alisamento oferece e escolher o melhor, de acordo com suas necessidades e com a condição atual do cabelo.

Qual a diferença da progressiva para o botox?

Muitas pessoas ainda não sabem a diferença entre um procedimento e outro, portanto acabam escolhendo o método errado, que não corresponde com a estrutura e necessidade dos cabelos. Para um melhor entendimento, explicitamos as principais diferenças entre a escova progressiva e o botox. Assim, será possível se beneficiar de suas vantagens conforme aquilo que for melhor para você.

Botox

O objetivo do botox capilar não é trazer um efeito liso, mas sim, reduzir volume, frizz e restaurar dos fios. Para isso, a massa molecular dos cabelos é reposta com preenchimento. Em sua composição podem se encontrar aminoácidos, proteínas, lipídios e vitaminas, resultando na reconstrução da fibra. Isso traz brilho, maciez e saúde para as madeixas.

botox capilar restaura os fios e deixa eles bonitos
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Antes e depois de fazer botox capilar

Escova progressiva

Já este procedimento tem como foco o alisamento semi-definitivo e realinhamento dos fios. Para isso, há uma mudança temporária na estrutura capilar. Em termos gerais, pode-se dizer que o botox consiste na hidratação profunda dos cabelos, o que faz com que haja uma redução no volume e no frizz, já a progressiva é mesmo um “alisador” de fios.

resultado de escova progressiva em cabelos loiros tingidos
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Antes e depois de fazer progressiva em cabelos loiros com química

Qual é a diferença da progressiva para selagem?

Existe também uma real confusão entre a selagem e a progressiva, uma vez que seus efeitos são parecidos. Ambas objetivam a redução do volume, a eliminação do frizz e o realinhamento dos fios.

Contudo, a diferença entre uma e outra se dá no fato de que a finalidade da progressiva é apenas alisar, enquanto da selagem é também nutrir e tratar os cabelos – que tal aprender a fazer, para alternar os tratamentos?

resultado da selagem termica em cabelo feminino
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Antes e depois de fazer selagem térmica, por Simone Pena

Existem receitas naturais de escova progressiva?

Certamente, usar cabelos lisos tornou-se uma das maiores tendências na moda feminina e masculina de cabelo, tornando-se o desejo daqueles que, por razões genéticas, o têm ondulado ou crespo.

Portanto, nesta oportunidade, trazemos três receitas naturais que as pessoas descobriram ser eficazes para obter a aparência lisa de forma natural, com o benefício, além disso, de fornecer nutrientes para fortalecer os fios.

Sabemos que na busca por essa aparência lisa e bonita, muitos passaram por vários processos químicos e muito uso de chapinha, cujos efeitos negativos são notados no cabelo com o passar do tempo, já que causam enfraquecimento, ressecamento e até queda.

O grande problema é que reparar o dano não é fácil e quase sempre requer o uso de outros tratamentos que o nutrem em profundidade. Existe a possibilidade de aplicar máscaras químicas, mas às vezes o seu custo torna inacessível ou a alternativa de continuar a introduzir produtos químicos no cabelo não é agradável.

A boa notícia é que não é preciso se arriscar com técnicas agressivas, já que existem várias alternativas naturais que podem ajudar a alisar o cabelo sem gerar efeitos nocivos. Não hesite em experimentar estas máscaras caseiras, que serão suas grandes aliadas.

Quando testar uma dessas máscaras, se você gostar do resultado, tire uma foto antes e depois e mande para gente, se quiser aparecer aqui no blog!

Máscaras de leite e banana

Esta fruta, além de ser deliciosa e perfeita para uma dieta equilibrada, contém nutrientes muito benéficos para o cabelo, tais como as vitaminas do complexo B. Além disso, o leite fornece proteínas e açúcares naturais que participam de seu processo de hidratação e alisamento.

como alisar os cabelos em casa fazendo progressiva natural de leite com banana
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Leite e banana podem ser usados numa receita de progressiva natural

Ingredientes:

  1. 2 bananas maduras;
  2. ½ xícara de leite (125 ml).

Modo de preparo:

  • Coloque as bananas maduras em uma tigela e amasse-as com a ajuda de um garfo até obter uma pasta grossa. Adicione o leite e misture novamente até obter a consistência de um creme.
  • Aplique o produto no cabelo úmido, deixe agir por pelo menos 30 minutos e enxágue. Repita o tratamento 3 vezes por semana para obter bons resultados.

Máscara de ovos e azeite

Esta máscara é perfeita para selar as cutículas e para alisar o cabelo naturalmente, tornando-o mais manejável. O ovo contém proteínas que, juntamente com os antioxidantes do azeite, causam um efeito liso e nutrido.

como fazer alisamento progressivo caseiro com ovos e azeite
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Ovos e azeite para fazer progressiva caseira

Ingredientes:

  1. 2 ovos;
  2. 1 colher de sopa de azeite.

Modo de preparo:

  • Primeiro de tudo, bata os dois ovos e adicione o azeite para obter uma mistura homogênea.
  • Espalhe o produto no cabelo seco, massageie com cuidado e deixe agir por uma hora ou até secar. Lave com água morna e repita a aplicação pelo menos duas vezes por semana.

Máscara de aipo

O aipo é um vegetal com propriedades incríveis para melhorar a saúde do cabelo. Tem efeito adstringente que ajuda a eliminar o excesso de gordura no couro cabeludo. Sendo assim, também é apropriado para alisar o cabelo sem químicas fortes. O uso desta máscara proporcionará, acima de tudo, brilho e sedosidade aos fios, qualidades que ajudarão a mantê-lo com aparência mais lisa e sem frizz.

receita natural de alisamento com aipo
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Mistura de aipo com água pode dar um aspecto mais liso e com menos frizz pros cabelos

Ingredientes:

  1. 1 ramo de aipo;
  2. 1 xícara de água (250 ml).

Modo de preparo:

  • Primeiro de tudo, bata o aipo no liquidificador com o copo de água até obter um suco verde. Finalmente, leve-o para a geladeira durante a noite, uma vez que deve ser usado frio.
  • Espalhe o suco por todo o cabelo com uma massagem circular suave até ficar completamente umedecido e deixe agir por uma hora e meia. Enxágue com água morna e penteie com uma escova de cerdas macias.

Espero ter esmiuçado tudo aquilo que você gostaria de saber sobre a escova progressiva e suas variantes! Mas se você ainda ficou com alguma dúvida ou quer fazer algum comentário? Pode falar comigo que vou adorar conversar com você!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest