Conheça a Eumelanina e a Feomelanina e sua Influência na Cor dos Cabelos!

O ser humano tem uma diversidade muito grande de cores de pele, olhos e cabelo. Tais cores são definidas pelas melaninas, que nada mais são que proteínas pigmentadoras. E na matéria de hoje você conhecerá quais são as principais proteínas que dão cor a nossos olhos, cabelos e pele!

Existem três tipos de melaninas naturais: eumelanina, feomelanina e neuromelanina. A eumelanina e a feomelanina são fundamentais para pigmentar o olho, o cabelo e a pele. Já a neuromelanina colore o nosso cérebro (surpreendente, não?!).

Conteúdo

Cor dos Olhos

A cor dos olhos é definida pela melanina. A quantidade de melanina presente na íris do seu olho vai definir a cor dele. Essa quantidade varia de pessoa para pessoa de acordo com a sua genética.

Embora a ciência já tenha identificado os três principais genes que definem a cor dos olhos, por serem três, fica difícil prever qual vai ser a cor do olho de um bebê. Confira uma tabela que relaciona o grau de melanina com a cor dos olhos:

Muita melaninaOlhos pretos ou castanho-escuro
Pouca melaninaOlhos azuis, verdes ou castanho-claro

A melanina é uma das responsáveis por bloquear a ação dos raios UV (solares). Por conta disso, pessoas com olhos mais claros costumam ser mais afetadas pelo o sol, sentindo uma maior irritação e desconforto ao olhar diretamente o sol – causando até mesmo cegueira, em alguns raros casos. É por isso que pessoas de olhos mais claros devem sempre utilizar um óculos de proteção solar.

foto com as cores dos olhos
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Cor dos olhos

Cor dos Cabelos

A cor do cabelo também é condicionada pela quantidade da melanina que, assim como nos olhos, são geneticamente definidas. Eis os diferentes tipos de melaninas capilares e as suas influências na cor:

  • Eumelanina marrom: a presença dela e a ausência de outros tipos de melanina resulta em cabelos loiros.
  • Eumelanina preta: a presença dela e a ausência de outros tipos de melanina resulta em cabelos pretos ou castanhos.
  • Feomelanina: eis o tipo de melanina que gera um pigmento mais raro, responsável pelos cabelos ruivos naturais.

Cada cabelo tem uma cor ímpar, dado que ele é fruto de uma combinação dos três diferentes tipos de pigmentos citados acima.

tabela com cores mais comuns de cabelo
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Cores mais comuns de cabelo – existem outras, mais raras, como a ruiva

Cor da Pele

A cor da pele é outra característica determinada pela melanina. Quanto maior o nível de melanina, mais escura é a pele. Quanto menor é o nível, mais clara é a pele. Por conta de reduzir o dano causado pelos raios ultravioletas (UV), a presença de melanina torna uma pele mais propensa ou não de desenvolver câncer de pele e outros problemas relacionados a exposição ao sol.

Os dermatologistas dividem as peles em seis tipos. Cada uma tem uma facilidade/dificuldade diferente em queimar e bronzear, além de uma diferença de tonalidade:

Tipo 1Sempre queima, nunca bronzeiaPele muito clara
Tipo 2Queima facilmente, bronzeia poucoPele clara
Tipo 3Às vezes queima, bronzeia progressivamentePele clara
Tipo 4Queima pouco, sempre bronzeiaPele clara
Tipo 5Raramente queima, sempre bronzeiaPele morena
Tipo 6Nunca queima, bronzeia muitoPele negra
imagem com 9 variacoes de cor de pele
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Veja só alguns tons de pele – existem vários

Com base em tudo que falamos sobre a cor da pele, do cabelo e dos olhos, veja o vídeo abaixo e descubra qual será a aparência do seu bebê:

Muito interessante, não? Ficou alguma dúvida? Comente abaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest