50 Franjas Curtas: Fotos, Tipos, Dicas, Tutoriais!


Os cabelos sempre são parte importante do look feminino, as mulheres os usam curtos, médios, longos, desfiados e, claro, com ou sem franja. As franjas são parte importante do visual de uma mulher e, muitas, gostam de inovar seu corte de cabelo com elas.

Franja curta – tipo pin up em rosto redondo

Sabemos que existem diferentes tipos de franja, desde as laterais até as que ficam na parte frontal do rosto. E nesse artigo falaremos de um tipo específico: as franjas curtas.

As franjas curtas são, por definição, aquelas que ficam acima da linha das sobrancelhas, bem curtinhas mesmo, cerca de dois a três (ou até mais) dedos acima da linha, diferentes das franjas convencionais.

Para ilustrar melhor, iniciamos aqui falando das franjinhas convencionais. Essas franjas são aquelas que ficam bem na frente do rosto, em geral na linha das sobrancelhas (podendo ser um pouco mais acima ou mais abaixo dessa linha). Essas franjas já foram usadas inúmeras vezes por diversas celebridades e, em geral, são indicadas para mulheres que possuem rosto oval ou triangular, pois valorizam suas feições e não costumam ser muito indicadas para mulheres com rosto mais redondo (pois achata o visual). Para mulheres com rosto quadrado as franjas também podem ser indicadas pois dão volume ao corte e tornam o rosto mais harmonioso, especialmente se forem usadas com cabelos ondulados.

Franja curta com trança
Tranca com franja
Franja curta e topete
Topete e franja pouco curta reta
Tipos e modelos de franja curta
Franja pin up super reta
Franja curta desfiada
Sabrina Sato
Katy Perry com franja reta curta
Modelo pin up muito curta
Penteado para franja curta em cabelo loiro
Tipo de penteado pra qualquer franja reta
Em cabelos cacheados e ondulados
Franja curta pro lado em cabelo longo
Franjas reta e diagonal
Franja curta lateral de Vanessa Hudgens
Franja curta com moicano
Curtain bangs em cabelos longos

Detalhes e dicas da franja curta

Bom, podemos dizer que as franjas curtas foram marca registrada das pin-ups da década de 1950, de lá pra cá, as franjinhas foram usadas também na década de 1970 e elas voltaram recentemente à moda graças à famosas como Katy Perry, Beyoncé e Mallu Magalhães, que são adeptas desse estilo.

Esse look traz um ar bastante ambíguo de vintage e moderno, porém, divide opiniões, pois muitos criticam a escolha. Aquelas que aderiram ao look garantem que a franjinha curta dá um tom original e puxam a atenção para os olhos.

De qualquer modo, nesse artigo falaremos de como fazer certo na hora de usar esse corte, você vai saber:

  • A franja curta combina com qualquer tipo de rosto?
  • Existem diferentes tipos de franja curta?
  • Quais são os tipos de franjas curtas?
  • Quais os cuidados que tenho que ter com a franjinha?

A franja curta combina com qualquer tipo de rosto?

Em geral, são poucos os cortes que combinam exatamente da mesma forma para todos os tipos de rosto. Com a franja curta não é diferente.

Costuma-se recomendar que seja usada por pessoas com o rosto oval (já que diminui a testa e torna a feição mais harmônica e equilibrada) ou para rostos triangulares (pelo mesmo motivo de diminuir a testa e equilibrar a feição).

Porém, também lembramos que isso não é uma regra, a questão principal é você se sentir bonita e confiante com seu cabelo, independente do formato do seu rosto.

Rosto quadrado – maiores
Rosto oval e redondo
Franja pra rosto oval
Para rosto redondo
Pra face quadrada
Especial para rosto oval e redondo

Existem diferentes tipos de franja curta?

Sim. A franja curta segue a mesma lógica das franjas ou dos franjões, é possível cortá-la de diferentes formas.

Quais são os tipos de franjas curtas?

Podemos afirmar que não existe um número fixo de tipos de franja, porém, podemos dividir entre franjas reta, franja irregular, franja desconectada, franja tradicional e franja desfiada.

Quais os cuidados que tenho que ter com a franjinha?

De maneira geral, os cuidados com a franja curta são os mesmos que com as franjas comuns. Mas destacamos:

  1. No banho: use o condicionador como seu aliado. Passe somente na franja, isso vai hidratá-la melhor, o que facilita o controle do frizz e do volume. Mas lembre-se de sempre enxaguar muito bem, pois o excesso de condicionador deixa o cabelo mais propenso à oleosidade.
  2. Finalizadores: se achar necessário, são super úteis para controle do frizz
  3. Escova: é sempre bom fazer uma escova na franja, isso garante que ela fique alinhada e modelada. Sempre é recomendado que você faça a escova com o cabelo mais ou menos seco (nem muito molhado nem muito seco) a menos que você tenha fios mais crespos ou grossos; nesse caso é mais indicado fazer a escova com o cabelo molhado mesmo. Também é importante você utilizar o tipo de escova mais adequado para seu tipo de cabelo.
  4. Ajustes: qualquer franja requer alguns cuidados mais específicos e um dos principais são os ajustes que você (provavelmente) terá que fazer após um tempo.

Colocadas essas questões, podemos falar dos tipos de franjas curtas para que você possa escolher a que melhor combina com você!

Se liga neste vídeo tutorial com passo-a-passo de como cortar e arrumar a franja em casa sozinha:

Veja também este explicando como fazer e usar a franja curta:

Masculina
Karlie Kloss
Tipo hipster
Mallu Magalhães com franjinha
Hayley e franja super curta reta
Franja curta reta
Franja curta em cabelos ondulados – a primeira é longa
Homem
Hayley
Franja curta feia
Diagonal não tão curta
Franja curta diagonal abaixo da sobrancelha
Desfiada lateral
Repicada de lado
Em camadas e cabelo loiro – franja maior
Franja muito curta e desfiada
Modelo meio curto reto
Em loiras

Estilos e cortes

  • Franja tradicional: é a franja mais comum e segue a mesma lógica quando cortada mais curta. Ela costuma ser mais cheia na parte central da testa e possui acabamento mais arredondado (sendo mais curta nas pontas e mais longa no meio). A quantidade de cabelo não é muito cheia (para não deixar o look pesado ou desequilibrado) e nem muito esparsa.
  • Franja reta: entre as franjas curtas, talvez seja a mais comum. É a franja bem curta e cortada reta, ao estilo pin-up. Essa franjinha é vista em diversas celebridades como Sabrina Sato e Nicole Schezinger e pode ser usada com todos os tipos de cabelos, dos curtos aos longos e dos lisos aos ondulados.
  • Franja irregular: é um outro tipo bastante comum das franjas curtas, sua característica mais marcante é o que o próprio nome diz, a irregularidade. Marca registrada da cantora Mallu Magalhães, essa franja não segue padrões e pode ser irregular no seu todo ou em “escadinha”
  • Franja desconectada: trata-se de uma franja com menor volume e um pouco mais bagunçada (não chegando a ser uma franja falsa). É comum, para esse tipo de franja que o caimento final fique com “blocos de franja” que não cobrem a testa por inteiro, sempre deixando uma parte da pele mais aparente.
  • Franja desfiada: a franja desfiada é mais comum para as franjas mais compridas e normalmente é combinada com cortes repicados ou desfiados. Porém, nada impede que seja usada mais curta, podendo aparecer lateral ou reta.
Estilo curto lateral
Curta combinada com moicano
Franja curta demais
Camadas
Tipo Audrey
Acima da sobrancelha
Franja acima da sobrancelha

Esperamos que todas essas dicas tenham ajudado você a decidir em cortar ou não sua franja em um menor comprimento. Ou, caso você nem tivesse pensado nessa possibilidade, esperamos que este artigo tenha lhe mostrado uma nova maneira de inovar seu look. Por favor, comentem, agradecemos!!

2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)