Muitos shampoos que são comercializados para o público contêm ingredientes tóxicos que podem causar danos à saúde. Alguns desses ingredientes são: sulfatos, parabenos, ftalatos e triclosan. Esses quatro ingredientes estão presentes em vários shampoos e são considerados tóxicos pelos especialistas.

Quais ingredientes de Shampoos devemos evitar?


Os ingredientes a seguir são comuns em shampoos e devem ser evitados: sulfatos, parabenos, ftalatos, silicone, corantes e fragrâncias sintéticas.
Sulfatos são agentes de limpeza muito agressivos que podem remover o óleo natural do cabelo e da pele.
Parabenos são um tipo de conservante que pode causar alergias e irritações.
Ftalatos são um outro tipo de químico que pode causar problemas reprodutivos.
Silicone é um produto químico usado para dar brilho ao cabelo, mas pode acumular-se no couro cabeludo e no cabelo, deixando-os pesados e opacos. Corantes e fragrâncias sintéticas podem causar alergias e irritações.
Por que a indústria de cosmético usa substâncias tóxicas na composição?


A indústria de cosméticos usa substâncias tóxicas na composição dos seus produtos por vários motivos. Em primeiro lugar, as substâncias tóxicas são geralmente mais baratas do que as não tóxicas.
Em segundo lugar, elas podem ajudar a melhorar o aspecto e/ou a performance dos produtos. Por exemplo, alguns aditivos químicos podem aumentar a espuma ou a capacidade de limpeza de um sabonete. Outros ingredientes químicos podem fazer com que um creme seja mais espesso ou um perfume mais concentrado.
Além disso, as substâncias tóxicas geralmente não exigem que os fabricantes de cosméticos forneçam muita informação sobre os seus riscos à saúde. Isso significa que os consumidores podem não estar cientes dos perigos potenciais de usar certos produtos.
Por exemplo, uma substância química comumente usada em cosméticos e outros produtos para a pele chamada triclosan pode contribuir para o desenvolvimento de determinadas condições médicas, como alergias e infecções bacterianas resistentes a antibióticos. No entanto, muitas pessoas não sabem que o triclosan está presente em vários tipos de cosméticos, incluindo sabonetes, loções e desodorantes.
Embora algumas substâncias tóxicas possam ter alguns benefícios para os consumidores, elas geralmente apresentam mais riscos do que benefícios.
Por exemplo, o uso de certos tipos de maquiagem pode bloquear os poros da pele e levar à acne. Alguns perfumes e outros produtos contendo fragrâncias artificiais também podem causar irritação da pele e danos às membranas mucosais. Além disso, alguns aditivos químicos utilizados em cosméticos, como o ftalato DEP, foram ligados a problemas reprodutivos em animais e seres humanos.
Enquanto algumas substâncias tóxicas presentes em cosméticos são consideradas apenas irritantes para a pele ou outras partes do corpo, outras podem causar efeitos mais graves, como câncer.
Por exemplo, o uso de certos tipos de tinturas para cabelo e outros produtos capilares que contêm amônia ou peróxido de hidrogênio pode aumentar o risco de desenvolver câncer no couro cabeludo. Alguns perfumes também podem conter substâncias químicas que foram ligadas ao câncer, como o acetato de tolueno e o benzaldeído.
Apesar dos riscos potenciais, as substâncias tóxicas presentes em cosméticos continuam sendo amplamente utilizadas devido à sua disponibilidade e baixo custo. No entanto, os consumidores podem reduzir o seu risco de exposição a esses produtos químicos evitando o uso de cosméticos que contenham ingredientes que eles não reconhecem ou entendem. Em vez disso, eles podem optar por produtos naturais ou orgânicos que contenham ingredientes mais seguros.
Como identificar ingredientes tóxicos em cosméticos pelo rótulo?



O primeiro passo para identificar ingredientes tóxicos em cosméticos é aprender a ler os rótulos. A maioria dos produtos cosméticos vem com um rótulo que lista todos os seus ingredientes. No entanto, esses ingredientes são listados em ordem decrescente de concentração, ou seja, o primeiro ingrediente na lista é o que há em maior quantidade no produto.
Alguns ingredientes tóxicos são fáceis de identificar, como o mercúrio, o chumbo e o arsênico. Outros, no entanto, podem não ser tão óbvios. Para saber se um produto contém algum desses ingredientes, você precisa saber quais são os nomes químicos desses compostos.
Os principais ingredientes tóxicos encontrados em cosméticos são:
- Ácido sulfúrico: É um ácido forte que pode causar queimaduras graves na pele. Também é conhecido como “ácido da bateria”.
- Arsênico: Pode causar câncer e problemas respiratórios. Também é utilizado como ratoeira.
- Benzeno: Pode causar câncer e problemas no sangue. É uma substância altamente inflamável.
- Chumbo: Pode causar câncer e problemas nos rins e no fígado. Também pode afetar o desenvolvimento do sistema nervoso central de bebês e crianças pequenas.
- Mercúrio: Pode causar câncer e problemas nos rins e no fígado. Também pode afetar o desenvolvimento do sistema nervoso central de bebês e crianças pequenas.
Perigos do Amianto
O amianto é um mineral que se apresenta na natureza sob a forma de fibras longas e flexíveis. É usado comumente em materiais de construção, revestimentos e outros produtos para fins industriais e domésticos.
❤️Seus amigos estão gostando:
As fibras do amianto são extremamente resistentes à decomposição e podem ser facilmente inhaladas ou ingeridas. Uma vez no corpo, elas podem causar danos às células e tecidos, o que pode levar a doenças graves, como câncer de pulmão.
O amianto também pode causar danos ao cabelo. As fibras do mineral podem se enroscar nos fios de cabelo, tornando-os frágeis e quebradiços. Também pode causar descamação do couro cabeludo e outros problemas dermatológicos.
Exposição prolongada ao amianto aumenta o risco de desenvolvimento de doenças graves, como câncer de pulmão. Por esta razão, é importante tomar medidas para evitar a exposição a este mineral. Se você trabalha em um ambiente onde há amianto presente, certifique-se de usar equipamentos de proteção adequados, como máscaras e luvas. Se você vive em uma área onde o amianto foi identificado em produtos domésticos, mantenha os produtos fora do alcance das crianças e evite manipulá-los sem proteção adequada.
Cuidados com BHA e BHT
Os ácidos gordurosos, como o ácido esteárico e o ácido láurico, são usados em muitos produtos de beleza, desde sabonetes a loções, e também estão presentes em alimentos embalados para prolongar sua shelf life. Mas você sabe quais são os perigos do BHA e do BHT para o seu cabelo?
Os ácidos gordurosos podem causar diversos problemas no cabelo, como a perda de umidade, o enfraquecimento dos fios e até mesmo a queda de cabelo. Além disso, eles também podem obstruir os poros do couro cabeludo, o que pode levar à dermatite seborréica e à caspa.
Por outro lado, o BHA (ácido salicílico) é um ácido gorduroso que pode ser encontrado em produtos para acne e é usado para tratar a pele seca e oleosa. No entanto, o BHA também pode causar danos ao cabelo se não for usado da maneira correta.
O BHT (tereftalato de butileno) é outro ácido gorduroso que é usado comumente em produtos alimentícios embalados para prolongar sua shelf life. O BHT também pode ser encontrado em alguns produtos de beleza, como loções e cremes. No entanto, assim como o BHA, o BHT também pode causar danos ao cabelo se não for usado da maneira correta.
Veja no Rótulo se tem Chumbo!
O chumbo é um metal pesado que pode ser encontrado em vários produtos. Pode ser usado como um pigmento em tintas, vernizes e cosméticos. Também pode ser adicionado à gasolina para aumentar o seu rendimento.
Exposição ao chumbo pode causar vários problemas de saúde, incluindo danos no sistema nervoso, anemia e problemas nos rins. O chumbo também pode afetar o cabelo, causando queda de cabelo e alterações na cor do cabelo.
Cabelos expostos ao chumbo podem ficar opacos e sem brilho. A cor do cabelo também pode mudar de acordo com a exposição ao chumbo. Cabelos castanhos podem ficar mais escuros, enquanto cabelos loiros podem ficar amarelados ou verdes.
Cabelos danificados pelo chumbo também podem tornar-se frágeis e quebradiços. Se você notar qualquer um destes sintomas em seu cabelo, consulte um dermatologista ou tricologista para obter conselhos sobre o tratamento adequado.
P-Phenylenediamine (P-Fenilenodiamina)
O P-Phenylenediamine, ou PPD, é um composto químico utilizado em muitos produtos para cabelo, especialmente tinturas e permanentes. Embora seja eficaz na alteração da cor do cabelo, o PPD pode ser extremamente perigoso se não for manipulado adequadamente.
O PPD é uma substância altamente alergénica que pode causar graves reações na pele, nos olhos e até mesmo no trato respiratório. As pessoas com histórico de alergias ou sensibilidades a outros produtos químicos são especialmente susceptíveis a estas reações. Se não for tratada de forma adequada, uma reação alérgica ao PPD pode levar à anafilaxia, uma condição potencialmente fatal.
Além de ser alergénico, o PPD também é cancerígeno. O composto foi classificado como cancerígeno para animais pelo International Agency for Research on Cancer (IARC) e existem indicações de que também pode ser cancerígeno para seres humanos. A exposição prolongada ao PPD pode aumentar o risco de desenvolvimento de tumores do fígado e do trato respiratório.
Devido às suas propriedades perigosas, o PPD deve ser manipulado com cuidado e apenas por profissionais experientes. As tinturas e permanentes que contêm PPD devem sempre ser usadas conforme as instruções do fabricante e os profissionais que as aplicam devem estar cientes dos riscos envolvidos. Qualquer sintoma suspeito de uma reação alérgica deve ser imediatamente tratado por um médico.
Cuidados com DEA, cocamide DEA, MEA e TEA
O DEA (dietanolamina), o MEA (monoetanolamina) e o TEA (trietanolamina) são todos aditivos químicos usados em produtos de beleza, como xampus, condicionadores e sabonetes. Eles são usados para aumentar o pH do produto e para torná-lo mais espesso.
Esses aditivos podem causar danos ao cabelo e à pele. O DEA pode ressecar e danificar o cabelo, deixando-o quebradiço e opaco. Também pode irritar a pele. O MEA pode causar descamação no couro cabeludo e pode ser tóxico se ingerido. O TEA pode ser irritante para a pele e o cabelo.
Além disso, esses aditivos químicos podem reagir com outros ingredientes nos produtos de beleza, formando compostos tóxicos, como o nitrito de dietilamina. Esses compostos tóxicos podem causar danos à saúde, incluindo câncer.
Por essas razões, é importante evitar produtos que contenham DEA, MEA ou TEA. Se você estiver procurando um xampu sem esses aditivos químicos nocivos, experimente um xampu orgânico ou natural.
Dibuthyl Phthalate
O dibutilftalato é um químico utilizado na fabricação de plásticos, borracha e outros produtos. Ele também pode ser encontrado em alguns cosméticos, vernizes para unhas e perfumes.
Existem preocupações de que o dibutilftalato possa ser prejudicial à saúde humana. Alguns estudos sugerem que o químico pode causar danos ao fígado, rins e sistema reprodutor. Outros estudos mostraram que o dibutilftalato pode interferir no desenvolvimento sexual de animais.
No entanto, ainda não há evidências conclusivas de que o dibutilftalato seja prejudicial à saúde humana. Atualmente, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos considera o dibutilftalato seguro para uso em cosméticos. No entanto, a European Union (EU) proibiu o uso do químico em cosméticos em 2004.
Algumas pesquisas sugerem que o dibutilftalato pode causar danos ao cabelo. Um estudo de 2010 descobriu que o químico pode danificar as proteínas do cabelo e interferir na produção de queratina. Outro estudo de 2014 descobriu que o dibutilftalato pode reduzir a elasticidade do cabelo e deixá-lo mais suscetível a danos mecânicos.
No entanto, ainda não há evidências conclusivas de que o dibutilftalato cause danos ao cabelo humano. Mais pesquisas são necessárias para determinar se o químico é prejudicial à saúde humana.
Formaldeído e liberadores de formol
O formaldeído é um produto químico utilizado em muitos produtos de beleza, incluindo alisantes de cabelo, tinturas e outros produtos para o cabelo. Ele também é usado como um conservante em alguns cosméticos e produtos para a pele. Quando inalado, o formaldeído pode causar irritação nos olhos, nariz e garganta. Ele também pode causar asma e outras condições respiratórias. A exposição à altas concentrações de formaldeído pode causar cancer.
Os alisantes de cabelo que contêm formaldeído são os mais perigosos. Esses produtos podem liberar formaldeído quando usados no cabelo. Se você estiver exposto a esses produtos, fique longe de fontes de calor, como secadores de cabelo e chapinhas. Não use esses produtos em áreas abertas ou ventiladas. Se você usar um desses produtos, lave bem as mãos depois de usá-lo.
As tinturas para cabelo também podem conter formaldeído. No entanto, a concentração de formaldeído nesses produtos é geralmente muito baixa e não representa um grande risco para a saúde.
Alguns cosméticos também podem conter formaldeído como um conservante. Esses produtos geralmente são seguros se usados de acordo com as instruções do fabricante. No entanto, evite o contato direto dos olhos com esses produtos. Se você fizer isso, lave imediatamente os olhos com água limpa.
Produtos para a pele que contêm formaldeído geralmente são seguros se usados de acordo com as instruções do fabricante. No entanto, evite o contato direto da pele com esses produtos. Se você fizer isso, lave imediatamente a área afetada com água limpa.
A exposição ao formaldeído pode causar sintomas de irritação nos olhos, nariz e garganta. Se você estiver exposto a níveis elevados de formaldeído, poderá desenvolver asma ou outras condições respiratórias. A exposição à altas concentrações de formaldeído também pode causar câncer.
Por que não Parabenos?


Os parabenos são um grupo de compostos químicos usados como conservantes em cosméticos e outros produtos. Eles são aditivos baratos que prolongam a vida útil dos produtos, mas também podem causar alguns problemas de saúde.
Os parabenos estão ligados ao câncer de mama, à reprodução prejudicada e ao aumento da sensibilidade à insulina. Também podem afetar o sistema endócrino, o que pode levar ao desequilíbrio hormonal.
Alguns estudos têm mostrado que os parabenos podem ser absorvidos pela pele e podem causar danos às células do corpo. Outros estudos sugerem que os parabenos podem interferir na produção de hormônios femininos, o que pode levar ao desenvolvimento de tumores de mama.
Os parabenos também podem ser absorvidos pelo cabelo e causar danos ao couro cabeludo e aos folículos pilosos. Eles também podem obstruir os poros do couro cabeludo, o que pode levar à perda de cabelo e à dermatite seborréica.
Alguns produtos capilares contendo parabenos também podem causar alergias no couro cabeludo. Se os parabenos entrarem em contato com os olhos, também podem causar irritação.
A melhor maneira de evitar os danos causados pelos parabenos é evitar produtos que os contenham. Se você usar produtos que contenham parabenos, certifique-se de lavar bem as mãos após o uso e evite esfregar os olhos enquanto estiver usando-os.
Por que evitar Parfum?
É importante notar que o uso de parfum no cabelo pode ser extremamente perigoso, pois os compostos químicos presentes nestes produtos podem causar danos irreparáveis ao cabelo. Além disso, o parfum também pode causar problemas de saúde, como alergias e irritações da pele. Portanto, é altamente recomendável evitar o uso de parfum no cabelo.
O que são PEGs?
PEG, ou polyethylene glycol, é um químico usado em muitos produtos de beleza, incluindo shampoos e condicionadores. Ele pode ser encontrado em outros produtos também, como lubrificantes, cremes e loções. PEG é usado para ajudar os ingredientes a se misturarem e para suavizar a pele.
PEG é geralmente considerado seguro, mas alguns estudos mostraram que ele pode causar danos às células do cabelo e da pele. Uma pesquisa de 2009 publicada no International Journal of Toxicology constatou que o uso de PEG na pele pode levar à absorção de outros químicos nocivos, como o di-2-etoxi-6-metil-ciclohexano. Outro estudo publicado no mesmo ano no Journal of Applied Toxicology descobriu que o PEG pode interferir na barreira natural da pele, permitindo que bactérias e outros organismos patogênicos penetrem nas células.
Além disso, o PEG pode ser contaminado com 1,4-dioxano, um composto altamente cancerígeno que é facilmente absorvido pelas células da pele. O dioxano é uma impureza comum em muitos produtos químicos industriais e não é removido durante o processamento do PEG.
O uso de PEG na pele também pode causar irritação e vermelhidão. Se você tem um histórico de alergias ou sensibilidades cutâneas, evite usar produtos que contenham este químico.
Cuidados com Shampoos com Petrolatos


O petrolato é um derivado do petróleo que se encontra em vários produtos de beleza, desde loções para o corpo até removedores de maquiagem. Embora seja amplamente utilizado, o petrolato pode ser muito prejudicial ao cabelo.
O petrolato tem propriedades occlusive, o que significa que ele forma uma película fina sobre a pele e o cabelo, impedindo a evaporação da umidade. Isso pode ser útil em produtos para o corpo, pois mantém a hidratação, mas não é bom para o cabelo.
Quando usado no cabelo, o petrolato impede que os nutrientes essenciais penetrem no couro cabeludo e nas mechas de cabelo. Com o tempo, isso pode levar à perda de elasticidade e à quebra do cabelo. Além disso, o uso regular de produtos com petrolato também pode bloquear os poros do couro cabeludo, o que pode causar dermatite seborréica e outros problemas de saúde do couro cabeludo.
Para evitar os danos causados pelo petrolato, certifique-se de ler as etiquetas dos produtos com cuidado e escolher aqueles que não contenham este ingrediente. Se você já está usando produtos com petrolato em seu cabelo, lave-os completamente para remover todo o resíduo e dê um tempo para que seu couro cabeludo e fios de cabelo recuperem sua saúde natural.
Evite Shampoos com Plásticos e plastificantes
Os plásticos são compostos orgânicos que foram sintetizados a partir de monômeros. Eles são usados em uma variedade de produtos, desde embalagens para alimentos até brinquedos. Os plásticos podem ser divididos em dois grupos: termoplásticos e polímeros elastoméricos. Os termoplásticos podem ser derretidos e reformados, enquanto os elastômeros não podem.
Os plásticos são usados em muitas áreas da indústria de beleza, incluindo embalagens para cosméticos, frascos para perfume e loções, borrifadores para spray, recipientes para gel e tubulações de cabeleireiro. Eles também estão presentes em muitas escovas de cabelo e pentes.
Os plásticos são compostos de diversas substâncias químicas, incluindo bisfenol A (BPA), ftalatos e outros plastificantes. Essas substâncias químicas podem se libertar no ambiente durante o uso ou na reciclagem dos produtos. Existem preocupações de que essas substâncias possam causar danos à saúde humana, especialmente quando são expostas por longos períodos de tempo.
Os bisfenóis, como o BPA, são ligantes endocrinos que podem imitar ou bloquear o hormônio estrogênio. Eles foram ligados a um maior risco de câncer de mama, endometriose e infertilidade. Os ftalatos são um tipo de plastificante usado em muitos produtos de plástico flexível, como embalagens para alimentos e frascos de perfume. Eles têm sido ligados a um maior risco de câncer testicular e problemas reprodutivos masculinos.
Alguns estudos também sugerem que a exposição a essas substâncias químicas pode afetar o desenvolvimento do cérebro em fetuses e crianças pequenas. Outros estudos têm associado a exposição às substâncias químicas presentes nos plásticos com problemas comportamentais e cognitivos em crianças.
A melhor maneira de evitar a exposição às substâncias químicas presentes nos plásticos é evitar o uso de produtos que contenham esses compostos. Se você precisar usar produtos de plástico, escolha aqueles que não contenham BPA, ftalatos ou outros plastificantes.
Por que evitar shampoos com Silicones?
Shampoos com silicones são populares porque eles deixam os cabelos sedosos, macios e fáceis de pentear. No entanto, a longo prazo, eles podem deixar o cabelo pesado, oleoso e embaraçado. Além disso, os silicones são difíceis de remover completamente da superfície do cabelo e do couro cabeludo, o que pode levar a irritação e outros problemas de saúde do couro cabeludo.
Perigos do Sulfatos


Os sulfatos são compostos químicos que estão presentes em muitos produtos de limpeza, incluindo shampoos. Eles são eficazes na remoção da sujidade e da gordura, mas também podem causar irritação e ressecamento da pele e dos cabelos. Além disso, os sulfatos podem interferir com o funcionamento dos produtos de tratamento capilar, como leave-ins e óleos.
Uma das principais razões para evitar shampoos com sulfato é o seu potencial para causar irritação. Os sulfatos são agentes surfactantes, o que significa que reduzem a tensão superficial das moléculas de água. Isso torna mais fácil para a água penetrar nos poros e lavar a sujeira e a gordura. No entanto, essa ação também pode causar ressecamento e irritação da pele e dos cabelos.
Além disso, os sulfatos podem interferir com o funcionamento de outros produtos capilares. Por exemplo, se você usa um leave-in ou um óleo capilar, os sulfatos podem removê-los completamente do seu cabelo antes que você possa tirar proveito de seus benefícios. Isso pode deixar seus cabelos secos e danificados.
Existem algumas alternativas aos shampoos com sulfato que não são tão irritantes para a pele e os cabelos. Esses produtos geralmente contêm ingredientes hidratantes que ajudam a minimizar o ressecamento causado pelo uso de shampoos com sulfato. Algumas marcas também oferecem versões sem sulfato de alguns de seus shampoos mais populares.
Malefícios do Triclosan para os Cabelos
O Triclosan é uma substância química que se encontra em muitos produtos de higiene pessoal, tais como sabonetes, desodorantes e cremes dentais. Apesar de ser eficaz na prevenção da proliferação bacteriana, o uso do Triclosan está ligado a vários efeitos adversos para a saúde, incluindo o impacto negativo sobre o crescimento do cabelo.
O Triclosan atua inibindo a produção de ácidos graxos essenciais nas células epiteliais do couro cabeludo. Sem os ácidos graxos, as células do couro cabeludo tornam-se menos capazes de produzir queratina, uma proteína necessária para o crescimento e manutenção do cabelo. Além disso, o Triclosan também pode danificar o DNA das células epiteliais, interferindo assim no processo de divisão celular e impedindo o crescimento normal do cabelo.
O uso prolongado de produtos que contêm Triclosan pode levar à diminuição da densidade capilar, perda de brilho e elasticidade dos fios. O Triclosan também pode favorecer a formação de microorganismos resistentes à antibióticos, o que representa um risco para a saúde em geral. Por estas razões, é importante evitar o uso de produtos que contenham este ingrediente químico.
1. Quais são os principais ingredientes tóxicos em shampoos?
Os principais ingredientes tóxicos em shampoos são sulfatos, parabenos e ftalatos. Sulfatos são agentes de limpeza potentes que podem remover a oleosidade do couro cabeludo e dos fios, deixando-os secos e desidratados. Parabenos são agentes conservantes que podem causar irritações na pele e nos olhos, além de aumentar o risco de câncer. Ftalatos são plastificantes que podem interferir no desenvolvimento hormonal e causar problemas reprodutivos.
2. Por que esses ingredientes são considerados tóxicos?
Sulfatos, parabenos e ftalatos são considerados tóxicos porque podem causar danos à saúde se absorvidos pelo organismo. Sulfatos podem irritar a pele e o couro cabeludo, além de causar danos nos rins e no fígado. Parabenos podem causar câncer de mama, além de interferir no funcionamento do sistema endocrino. Ftalatos podem causar problemas reprodutivos, além de interferir no desenvolvimento hormonal.
3. Quais os riscos para a saúde associados ao uso de shampoos com esses ingredientes?
Os riscos para a saúde associados ao uso de shampoos com sulfatos, parabenos e ftalatos incluem irritações na pele e no couro cabeludo, alergias, danos nos rins e no fígado, câncer de mama, problemas reprodutivos e alterações hormonais.
4. Existem alternativas mais seguras para os shampoos que contêm esses ingredientes?
Existem sim alternativas mais seguras para os shampoos que contêm sulfatos, parabenos e ftalatos. Os chamados “shampoos naturais” geralmente não contêm esses ingredientes tóxicos e são uma opção mais segura para o uso diário. No entanto, é importante verificar os rótulos dos produtos antes da compra para garantir que não contenham nenhum desses ingredientes tóxicos.