Messy Hair: 33 Estilos + 3 Passo a passo FÁCEIS de fazer!

Com um estilo mais descontraído, o messy hair veio para agradar aqueles que curtem um visual mais despojado e bagunçado. Ideal para o verão, pois apresenta a evolução do beach hair, que seria o famoso ondulado com efeito de quem não sai da praia.

Mas esse estilo de desarrumar o cabelo não só virou o penteado queridinho das pessoas comuns, como virou febre entre famosas como Taylor Swift, Amber Heard e a influencer blogueira Kéfera Buchmann.

O efeito não somente agradou as famosas, como também passou uma ideia de liberdade e aceitação para as pessoas com ondulado natural e que não eram fãs de alisamentos e procedimentos para controlar as madeixas.

Além disso, o estilo ganhou vez mais popularidade pelo seu conceito de “acordei pronta”, só que com uma finalização mais glamourosa e com uma pitada de estilo sexy. Não existe opção mais básica e linda que essa!

cabelo Taylor Swift
Taylor Swift
cabelo Amber Heard
Amber Heard
cabelo Kéfera
Kéfera

Como surgiu o messy hair?

O estilo ondulado e bagunçado dos fios surgiu, possivelmente, com a atriz francesa Briggite Bardot entre os anos 50 e 60, quebrando padrões já que, na época, a tendência de penteados entre as mulheres era o de efeito mais arrumado, com muito fixador de cabelo, tiaras e ondas marcantes e disciplinadas.

cabelo Brigitte Bardot
Brigitte Bardot
penteado messy hoje, imitando Brigitte Bardot
Penteado messy hoje, imitando Brigitte Bardot

Briggrite era um ícone de beleza irreverente e aclamada pelas mídias, chegando até a ser uma das maiores influenciadoras da moda na época. Além do penteado diferenciado para a época, a “diferentona” BB (como era conhecida) tornou-se ativista pelos direitos dos animais e considerada a mulher mais livre do pós-guerra na França. Tá aí o motivo porque o messy hair desperta um tom de liberdade quando o assunto é seu efeito desarrumado.

penteado messy hair preso na clássica celebridade
Penteado messy hair preso na clássica celebridade

Passo a passo – veja como fazer o cabelo messy de um jeito fácil

O efeito ondulado não envolve muito trabalho, já que seu sucesso decorre do aspecto mais natural do cabelo que o cabelo bagunçado tem. Porém, algumas dicas podem ajudar na elegância do penteado.

  1. Lave bem os cabelos com shampoo e condicionador ideal para seu tipo de cabelo, depois utilize nos cabelos, ainda úmidos, um pente de dentes largos.
  2. Utilize uma toalha ou secador para tirar o excesso de umidade dos fios, não se esqueça de usar um protetor térmico antes de utilizar o secador.
  3. Aplique um spray beach ou um creme de pentear para cabelos cacheados do comprimento às pontas.
  4. Divida o cabelo e comece a amassar os fios de baixo para cima, deixando que o efeito se configure. Se desejar, faça dois coques dos dois lados da cabeça e prenda-os com uma presilha ou amarrador
  5. Finalize com o secador e difusor ou se preferir deixe secar naturalmente

Caso seu cabelo seja liso e você utilize os coques para modelar os fios, use o secador com os coques ainda presos e depois solte-os com cuidado para não estragar o efeito. Pronto, seu ondulado de sereia estará concluído. Outra forma de fazer é com o tutorial passo a passo abaixo, bem fácil de seguir, não deixe de conferir!

rabo de cavalo bagunçadinho
Ponytail bagunçadinho
fio longo bagunçado bonito
Longos soltos e bagunçados
masculino cacheado
Masculino cacheado

Qual o corte ideal pro efeito bagunçado?

Não existe um corte ideal para o estilo messy hair, pois seu sucesso diz respeito às ondas bagunçadas que se formam nos fios. Mas os cortes curtos e médios como long bob, a-line e trapézio tornam o bagunçado ainda mais interessante. Além disso, os cabelos repicados e desfiados alcançam com tranquilidade o efeito, proporcionando balanço natural ao cabelo.

corte A-Line bagunçado
Corte A-Line
desfiado com franja
Desfiado com franja
corte trapézio com ondas criando efeito messy lindo
Corte trapézio com ondas criando efeito messy
fios longos e repicados com luzes
Longos repicados incrementados com luzes
cabelo preto com messy bob
Messy bob no cabelo preto

No cabelo liso, por exemplo, você pode criar algumas ondulações com o passo a passo que ensinamos acima e mostramos nas fotos, ou até mesmo com ajuda de um babyliss ou chapinha.

Para quem tem o rosto em formato fino e quadrado o efeito ondulado torna um excelente aliado, destacando os traços mais marcantes, tornando o rosto ainda mais harmonioso. Esse corte também pode servir para quem tem rosto redondo e quer disfarçar o formato da face mas, ainda assim, usar um cabelo volumoso.

corte messy com franja media e cabelo tambem medio
Usar com franja ajuda ainda mais, e o comprimento pode ser médio ou longo do cabelo
corte messy pra rosto quadrado
O estilo messy disfarça rosto quadrado

Dicas de uso e produtos para obter o efeito bagunçadinho

Algumas pessoas já possuem o efeito naturalmente, outras precisam de alguns produtos para formar e melhorar as ondulações tão desejadas. O indicado para as pessoas que possuem um cabelo natural ondulado ou crespo é usar um bom spray ativador ou modelador de cachos (caso seu cabelo seja grosso e pesado) ou um leave in ideal para seu tipo de cabelo.

cacheado bagunçadinho e simples
Cacheado bagunçadinho e fácil
ondulado e bem volumoso bagunçado
Ondulado e bem volumoso bagunçado

Para quem tem cabelo liso e fino o indicado é depois de lavar e condicionar os cabelos usar um mousse ou texturizador em gel adequado para seus cabelos, e finalize com secador de cabelo junto do difusor.

messy straight hairstyle
Messy straight hairstyle

A pasta modeladora também pode ser uma ótima opção para quem deseja ondas marcantes e charmosas. Outra dica interessante para o cabelo liso alcançar o ondulado perfeito é fazer quatro coques no cabelo antes de dormir, e no outro dia soltá-los, assim você terá ondas marcantes e bem modeladas. Se você só quer criar ondas, dá para fazer com uma meia também, veja como:

O melhor dia para o efeito é um dia após a lavagem, pois o couro cabeludo se encarrega de proporcionar sua oleosidade natural que desliza da raiz às pontas dando aspecto natural ondulado e firme aos fios.

Penteados para messy hair

SoltoÉ adequado para cabelos longos ou curtos, e todos os tipos de texturas. Seu efeito depende do processo adotado e produtos utilizados para sua realização. É indicado para look do dia a dia.
Messy bunÉ o coque bagunçado, bom para dias quentes ou prática de esportes e sem o risco de perder o charme durante as atividades.
Messy ponytailUtilizado com o cabelo metade preso e com uma ou duas mechinhas soltas. Destaque para atrizes como Nicole Kidmann e Taylor Swift que aderiram ao penteado no Globo de Ouro.
Messy braidPode parecer um pouco complicado, pois é uma trança desarrumada, mas seu efeito é ideal para casamentos e combina com qualquer look descontraído.
coque bem despojado e messy
Coque bem despojado e messy
coque alto messy foto
Coque alto messy
cabelos soltos e bonitos com efeito bagunçado
Cabelos soltos e bonitos com efeito bagunçado
estilo wet hair bagunçado
Estilo wet hair bagunçado
outro estilo de rabo de cavalo, este com franja
Outro estilo, este com franja
foto de cabelo messy do tumblr
Messy pony – imagem do tumblr
messy braid em famosa da tv
Messy braid em famosa
modelo mais simples de trança
Modelo mais simples de trança
trança bagunçadinha
Trança bagunçadinha

E nos homens? Também dá certo!

O messy hair é indicado também para homens que buscam no penteado um estilo próprio e descontraído para sua rotina. Apesar de muitos homens utilizarem sem saber, o bagunçado exige um cuidado diariamente e um corte ideal.

Para dar volume ao cabelo, o corte precisa ser em camadas, permitindo que as mechas da frente sejam maiores que a de trás. Ao finalizar, utilize um fixador ou uma pomada modeladora.

Não utilize gel que causa brilho, pois o forte do messy hair requer um efeito mais natural possível ao cabelo.

raspado do lado e arrepiado
Raspado do lado e arrepiado
longos e bagunçados no homem
Longos e bagunçados no homem
médio masculino
Médio masculino
estilo messy em homem - foto do tumblr
Estilo messy em homem – foto do tumblr
ruivo penteado pra cima em rapaz bonito
Ruivo penteado pra cima em rapaz bonito

O efeito “cabelo bagunçado” é uma tendência que atravessa décadas e sempre volta a ser moda, por isso, é um grande aliado quando se tem uma vida corrida e não se quer abrir mão da vaidade. Com uma boa técnica, texturização e produtos adequados, você alcançará um visual ondulado perfeitamente bagunçado.

E aí, o que achou das nossas dicas de messy hair para um cabelo glamoroso e despojado? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *