Minoxidil E Rogaine: Barba, Preço, Cabelo, Como Usar, Manipulado!


No mundo da queda de cabelo, o minoxidil – substância também conhecida pelos nomes Rogaine e Kirkland -, vem sendo usado para recuperar o cabelo. Minoxidil é o ingrediente chave de um dos melhores produtos para queda de cabelo. Desde muito tempo vemos o minoxidil ser apontado como o melhor produto por vários internautas, inclusive com reviews sobre minoxidil dizendo que o produto é bom e funciona!

Nós, então, analisaremos muitos produtos à base de minoxidil neste guia definitivo, ensinando como usar em homens e mulheres, mostrando resultados antes e depois, se funciona e faz crescer cabelo e barba, falando dos efeitos colaterais, da bula, e muito mais! LEIA, você não encontrará uma guia tão completo em outro lugar!

Minoxidil E Rogaine Espuma Para Homens E Mulheres

A versão espuma do minoxidil é a mais usada para tratar a queda de cabelo em homens e mulheres, que teve o Rogaine como primeira marca a fazer essa versão.

  1. O tratamento com minoxidil 5 deve ser usado duas vezes por dia em homens.
  2. Rogaine possui uma versão de 5% para mulheres que deve ser aplicada apenas uma vez por dia.

Em estudos clínicos, o Rogaine espuma faz o cabelo voltar a crescer em 9 de cada 10 homens após 4 meses de uso por duas vezes ao dia. Nas mulheres, a versão espuma ajuda a fazer o cabelo crescer em 80% das mulheres após 3 meses de uso.

Uma das vantagens da versão espuma é o tempo de secar, que é metade da versão líquida. Embora a versão líquida seja tão eficaz quanto, a versão espuma seca na metade do tempo, só que tem um preço mais caro. A versão espuma também é produzida por linhas genéricas como Kirkland e Foligain.

É de se destacar também que o minoxidil 5 também serve para ser passado na barba, sendo utilizado também duas vezes por dia, da mesma forma que se utiliza no cabelo.

Achamos por preços variados, encontrei sites que vendem desde 150 até 400 reais.

Rogaine espuma para homens
Kirkland em espuma
Rogaine espuma para mulheres

Minoxidil 5 E Rogaine Líquido Feminino E Masculino

A versão líquida do minoxidil 5 é o método original de aplicação.

  1. O Rogaine 5% para homens deve ser usado duas vezes por dia no couro cabeludo ou na barba.
  2. A versão líquida de 2% para mulheres é ligeiramente mais fraca e também deve ser aplicada duas vezes.

Embora a versão líquida funcione bem, é consabido que a versão espuma cresce cada vez mais no mercado. A versão líquida tem preço mais barato por ter menos custos de produção, e seu único ponto fraco é o tempo de secar, que pode ser o dobro em relação à espuma.

Os usuários também dizem que o líquido é mais gorduroso, podendo ser um problema para quem já tem a pele oleosa ou com espinhas. No final das contas, o que decide entre uma e outra é o gosto. A versão líquida também é produzida por linhas genéricas como Foligain e Kirkland.

Aqui vale a mesma ideia, a substância na forma líquida minoxidil 5 funciona na barba, só que eu preferiria a versão em espuma já que não é nada oleosa e seca mais rápido, facilitando o modo de usar. O preço no Mercado Livre estava por volta de 330 reais.

Rogaine líquido feminino
Rogaine líquido masculino

Minoxidil 5% Spray

Embora algumas marcas também tragam na forma de spray, é muito comum que o minoxidil seja manipulado deste modo nas farmácias de manipulação. Porém, você deve buscar junto a farmácia a informação de quantas espirradas comportam a dose de 1 ML, que é a quantidade que funciona para alopecia e barba, por exemplo.

A grande vantagem é aplicar em uma larga área do couro cabeludo sem ter que tocar com as mãos no produto, que precisarão ser bem lavadas após o uso.

Eu particularmente prefiro utilizar na forma de espuma ou com o dosador padrão mesmo, entretanto, por ser uma opção mais acessível e com preço menor, pode ser que o minoxidil manipulado em spray seja melhor para você!

A versão manipulada vai ter preço variável, pois a composição dela também muda, tem farmácias que colocam biotina e d-pantenol, por exemplo, fazendo o preço oscilar, nesse caso, você deve pesquisar na farmácia de que você é cliente.

Regenepure – minoxidil em spray importado

Como Funciona? Dá Resultados?

A maneira como o minoxidil age ainda não é bem conhecida, mas há teorias de como funciona. Minoxidil é um abridor de canais de potássio. Um abridor de canais de potássio é uma droga – sim, como todo remédio, ele é um droga – que facilita a transmissão de íons através desses canais. O minoxidil causa hiperpolarização (uma mudança no potencial elétrico da membrana celular) e, para o cabelo crescer, cada folículo precisa de um generoso abastecimento de oxigênio, sangue e nutrientes.

Hipoteticamente o minoxidil é um vasodilatador que ajuda os folículos no couro cabeludo a receberem um maior abastecimento de oxigênio, sangue e nutrientes, o que resulta no crescimento capilar. A queda de cabelo está associada a fios sem força. Nos homens, a calvície costuma estar conectada ao hormônio DHT. Se um homem tem sensibilidade ao DHT, cada folículo fica carregado com esse hormônio e com o tempo os folículos ficam com menor fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes. Esse ciclo leva ao enfraquecimento dos folículos capilares.

Como os homens, as mulheres podem sofrer calvície feminina relacionada à genética ou ao estresse. Embora as mulheres não tenham o mesmo gene que cause a sensibilidade ao DHT, as mulheres podem ter enfraquecimento capilar de outras maneiras. Por isso, o minoxidil pode ser usado para fazer o cabelo feminino voltar a crescer por causa da sua capacidade de aumentar o fluxo de sangue, de nutrientes e de oxigênio em cada folículo.

O minoxidil faz com que o cabelo caia na fase telogênica (fase de repouso capilar) para depois fazer crescê-los na fase anagênica (fase de renovação capilar). Então, no início, o minoxidil faz com que haja uma perda de cabelo. Mas isso é um bom sinal de que o tratamento está funcionando, pois os fios mais fracos serão trocados por novos fios mais fortes.

Antes e depois no homem por 6 meses
Antes e depois de usar no cabelo de homem por 4 meses
Antes e depois de usar 3 meses no cabelo feminino
Antes e depois – resultados de 6 meses de tratamento
Antes e depois de usar líquido na barba
Antes e depois de usar Kirkland líquido na barba

Como Aplicar O Minoxidil?

Há várias técnicas para se aplicar bem o minoxidil, valendo elas também para Kirkland, Rogaine, a marca que for, seja no couro cabeludo e na barba. Você só deve se atentar no procedimento de aplicação do minoxidil na forma líquida e na forma de espuma, que é um pouquinho diferente, como já indicamos no começo do texto.

Atenção às dicas:

  1. Para melhores resultados, é importante que o cabelo ou barba tenha sido bem secado e bem lavado antes de aplicar a espuma ou o líquido.
  2. Isso porque seu couro cabeludo e sua barba têm tendência de acumular sujeira e excesso de oleosidade.
  3. Além disso, se você usa algum produto para o cabelo e barba, é importante lavá-lo bem, para remover qualquer vestígio.
  4. O minoxidil vai penetrar mais fundo se o couro cabeludo estiver limpo e se a barba estiver relativamente curta – usar na barba lenhador, mesmo que falhada, fica complicado, né -, garantindo um melhor resultado.
  5. Se o seu cabelo está bem úmido, mas limpo, ainda dá para aplicar o minoxidil com bons resultados.

Veja esse vídeo com dicas pra usar minoxidil:

Tutorial Passo-a-passo Para Usar Minoxidil Ou Rogaine Espuma Em Homens

  • Uma boa dica é passar água fria na mão antes de passar a espuma. Tendo as mãos em temperatura baixa, evita-se que a espuma se desfaça muito rápido.
  • Para aplicar a espuma, primeiramente despeje uma medida de espuma nos dedos.
  • Depois, parta o seu cabelo ou separe a sua barba e aplique a espuma na área onde o seu cabelo está caindo ou onde você quer ele ou sua barba crescam.
  • Finalmente, suavemente massageie o produto nas áreas afetadas.
  • É importante lavar com cuidado suas mãos após o uso do produto, pois os braços também têm folículos capilares e os pelos do seu braço podem engrossar por causa do minoxidil!

Lembrando que a espuma é a versão que seca mais rápido, bastando de 2 a 3 minutos no ar livre.

3 passos para usar Minoxidil ou Rogaine em espuma

Usando A Espuma Em Mulheres

  • De novo, como para os homens, é uma boa ideia passar água gelada na mão para evitar que a espuma se desfaça rapidamente.
  • Passe meia medida da espuma numa superfície que não seja porosa (uma tigela ou pires) depois, divida o cabelo no meio da cabeça (isso vai expor ao máximo o couro).
  • Então aplique a espuma diretamente no couro. Usando os seus dedos, suavemente massageie a espuma no couro de maneira cuidadosa (comece de trás e vá até a frente do couro).
  • Deixe o produto secar naturalmente por 2 a 3 minutos.

Como Usar Minoxidil 5 E Rogaine Líquido Em Homem

A versão líquida da droga é ligeiramente diferente da espuma. A versão líquida requer mais tempo para secar. O líquido é administrado no couro por um conta-gotas que é incluso no produto. A melhor maneira de aplicar a versão líquida é:

  • Parta o seu cabelo ou escolha a parte de sua barba onde você vai passar o produto.
  • Depois aplique 1 ml diretamente no couro com o conta-gotas.
  • Se você vai passa-lo numa grande área, você pode usar um padrão de zigue-zague para passar o produto em todas essas partes.
  • Então suavemente massageie bem o produto nas áreas afetadas.
  • Esteja certo de lavar bem as mãos para tirar o excesso de qualquer líquido da pele.
  • Já que o líquido demora muito para secar, é melhor esperar 5 minutos para o líquido secar completamente. Para acelerar o processo, você pode usar um secador de cabelo (no frio) ou ventilador para ajudar a secar mais rápido.
3 passos para usar Minoxidil ou Rogaine líquido

Utilização Da Versão Líquida Para Mulher

A aplicação em mulheres é igual a versão masculina. Todavia, as mulheres geralmente têm cabelo longo, então é importante partir bem o cabelo na área afetada.

  • Parta o seu cabelo onde você vai passar o produto.
  • Depois aplique 1 ml diretamente no couro com o conta-gotas.
  • Suavemente massageie o produto nas áreas afetadas pela queda.
  • DICA: se você tem muitas áreas com problema de queda, pode ser mais eficiente distribuir 1 ml em várias áreas que precisam ser partidas para se expor o couro. Isso é muito comum com a queda de cabelo difusa (raleamento do cabelo em todo o couro).
  • Esse produto vai levar muito tempo para secar em relação à versão espuma. Esteja certa de lavar bem as mãos para não deixar nada do produto em contato com sua pele.
  • Vai ser preciso esperar pelo menos 5 minutos para o líquido secar completamente. Já que o cabelo da mulher é no geral mais longo, use um secador na opção de ar frio para ajudar a secar o cabelo.

Minoxidil e Rogaine Podem Ser Usados Nas Entradas?

Talvez essa seja a pergunta mais frequente em fóruns de internet. A resposta é sim. Nos homens, o mecanismo para o cabelo crescer no resto da cabeça é basicamento é o mesmo que funciona na parte frontal, nas entradas. Há relatos de vários homens que ficaram satisfeitos com o uso de minoxidil na parte dianteira da cabeça. De qualquer maneira, cada pessoa e até mesmo cada parte do cabelo pode reagir de maneira diferente. É uma boa prática usar esse produto por ao menos 6 meses para avaliar os resultados.

Use nas entradas para fazer crescer cabelo
Um bom corte de cabelo e minoxidil ajudam a disfarçar as entradas

Resolve Mesmo A Queda? Faz Cabelo E Barba Crescerem?

Todo mundo tem expectativas ao começar o tratamento. Em primeiro lugar, lembre-se que cada pessoa responde de maneira diferente à droga. Por exemplo, um usuário pode começar a ver grandes resultados dentro dos primeiros meses. Por outro lado, o mesmo usuário pode experimentar resultados semelhantes no fim de cinco ou seis meses.

Por isso é importante dar tempo ao minoxidil antes de questionar a efetividade. Lembre-se que a droga afeta a fase telogênica (fase de repouso) do ciclo de crescimento capilar. As pessoas que usam esse produto geralmente experimentam uma grande queda de cabelo. É importante não ficar bravo e se lembrar que você quer que seus fios fracos caiam e cresçam outros mais fortes no lugar. A fase de queda pode durar por volta de 2 semanas.

Durante esse tempo, você pode ter coceira e até sofrer com couro cabeludo ressecado. De novo, isso é normal, pois o couro está se ajustando à droga. Para combater a descamação do ressecamento e a irritação, é uma boa ideia comprar um xampu Nizoral ou algum outro para coceiras ou caspa. O Nizoral contém o cetoconazol que é perfeito para combater a caspa e problemas semelhantes no couro cabeludo. Isso o faz dele um dos melhores aliados para o crescimento de cabelo, devendo ser aplicado apenas de 2 a 3 vezes por semana. Tanto homens como mulheres podem se beneficiar do uso de Nizoral, mas há uma vantagem para homens. O cetoconazol é capaz de reduzir os níveis de DHT do couro, uma das causas de calvície em homens.

Voltando ao cronograma do minoxidil, ele começa a reativar seus folículos e engrossa o seu cabelo na fase anagênica (fase de crescimento). Após algumas semanas, você poderá ver os cabelos crescendo mais grossos e mais rapidamente. De qualquer modo, lembre-se que você ainda pode ter cabelos que estão na fase de repouso que eventualmente vão cair. Haverá um ciclo contínuo de regeneração do cabelo, nascendo cada vez mais grosso e mais forte. Mesmo se seu cabelo não é grosso, se você olhar bem de perto no espelho, verá uma “penugem”. Essa penugem é suave, sem cor, mas é um sinal de que o produto está funcionando.

Lembre-se que a penugem pode virar cabelo de verdade com o tempo. No geral, a maioria das pessoas começam a ver os resultados em 4-6 meses, no máximo. De qualquer modo, nós sugerimos que você aplique minoxidil ao menos por 6 meses para ver o quão bem você responde à droga. Mas quando você ampliar a confiança com novos fios saberá que valeu cada minuto e centavo investido.

O minoxidil pode ser usado em conjunto com outros tratamentos para crescer cabelo e evitar queda como o uso do Pantogar para queda de cabelo, terapia a laser, ou mesmo outros suplementos e tratamentos tópicos.

Antes e depois combinado com manipulados antiqueda
Antes e depois do tratamento – resolve e funciona mesmo
Antes e depois de usar por 14 semanas

3 Efeitos Colaterais E Bula

Como com qualquer droga, há alguns relatos de potenciais efeitos colaterais. Em primeiro lugar, não fique desencorajado por saber que o minoxidil era inicialmente um “efeito colateral positivo” de um medicamento para controlar a pressão. De qualquer jeito, vamos mostrar alguns efeitos colaterais comuns e algumas dicas para combatê-los.

  1. Secura e irritação no couro: O primeiro efeito colateral que ouvimos dos usuários é a irritação no couro cabeludo ou na face. Isso é normal na primeira semana ou duas, devido à adaptação à droga. É uma boa usar o Nizoral shampoo para ajudar na descamação ou outro produto similar. Para a secura, usar um condicionador leve nos outros dias é eficaz para hidratar o cabelo, valendo também loções hipoalergênicas para barba. Após tentar um desses dois métodos e mesmo assim a irritação permanecer, então talvez seja melhor parar com o produto mesmo.
  2. Maior perda de cabelo: Lembre-se, ver um aumento na queda de cabelo é um sinal de que o minoxidil está funcionando. Durante essa fase, se você quiser cobrir as áreas mais afetadas pela queda, há um bom produto para maquiagem de cabelo chamado Toppik. Aqui vale a máxima: dar um passo para trás para depois andar dois à frente.
  3. Cabelo indesejado: Há alguns usuários que relataram algum crescimento indesejável de cabelo. Por exemplo, alguns relataram um crescimento de cabelo facial. Além disso, é importante limpar bem as suas mãos após cada aplicação para reduzir o risco de aumentar o crescimento de cabelo no dorso (parte de cima) das mãos. De novo, são casos raros e qualquer crescimento de cabelo excessivo, tanto em homens como em mulheres, vai desaparecer após descontinuar o uso da droga.
Bula Minoxidil
Efeitos colaterais e informações da bula do Aloxidil

O que você achou do nosso guia definitivo sobre produtos para crescer cabelo e barba à base de minoxidil? Comente as suas dúvidas e compartilhe para mais pessoas conhecerem esse produto que funciona e é muito bom!

2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)