Mousse Capilar: Guia DEFINITIVO com tudo sobre esse produto!

Se você está procurando um produto versátil, que pode servir tanto para dar como para diminuir volume nos seus cabelos, e ainda para defini-los, o mousse capilar pode ser o que você precisa. Isso porque ele é capaz de fazer tudo isso por você e suas madeixas! Ficou na curiosidade, vem saber tudo sobre esse produto!

Com o avanço da tecnologia para cosméticos de cabelos, a variedade de produtos que são colocados no mercado para ajudar no tratamento e finalização dos fios é imensa. Ultimamente, temos visto produtos com princípios ativos diferentes, texturas e embalagens distintas também.

Os finalizadores ganharam muita força em seu uso, pois existe uma variedade gigantesca nas prateleiras, que fica quase impossível de se escolher um só. Justamente pensando nessa escolha difícil, decidi trazer para vocês um artigo explicando tudo sobre um finalizador que vem ganhando espaço no coração dos brasileiros: o mousse capilar.

O que é o mousse capilar? E para que ele serve?

Ele é um tipo de finalizador que ajuda a conferir mais brilho nos cabelos e também dar mais volume aos fios. Além do mais, ele cria nos fios um aspecto de que foi recém-lavado, mas não cria um efeito de cabelo duro como os géis, pomadas ou fixadores.

A aparência do mousse capilar lembra um tipo de espuma branca, que é absorvida pelos fios rapidamente. Outra coisa importante de se destacar é que o mousse não é um produto exclusivamente feminino, ou seja, os homens também podem usá-lo, existindo, inclusive, alguns que são melhores para o público masculino.

exemplo de mousse capilar bom e que funciona
Mousse ASPA, um dos mais famosos

De que tipos existem?

Os mousses capilares variam de acordo com o seu grau de fixação, podendo ter uma textura leve, média ou forte. Vejamos qual a função de cada um.

  1. Mousse de textura leve: A sua função é deixar os cabelos mais maleáveis pois em sua composição há muitos componentes hidratantes.
  2. Mousse de textura média: São as mais procuradas no mercado, pois ajudam a definição do formato dos fios e também ajuda na modelagem do cabelo sem que ele fique com aspecto pesado.
  3. Mousse de textura forte: A principal função desse tipo de mousse é deixar os fios “durinhos”. Inclusive, é uma ótima opção para fixar penteados, principalmente se você precisar de penteados mais elaborados sem querer usar fixadores ou gel fixador.
resultado de mousse capilar nas madeixas
Antes e depois de utilizar o mousse para modelar os fios
foto de cabelo masculino modelado com mousse e gel
Repare na diferença entre gel e mousse – na esquerda, gel, na direita, mousse

Existe algum para dar volume?

Sim! Existe mousse capilar apropriado para dar volume ao cabelo, e eles são muito recomendados por especialistas para cabelos que são ralos e muito finos. Um exemplo foi o da ASPA, que aparece no começo da matéria. Há também os mousses que servem apenas para definir ou modelar os cabelos cacheados. Cada mousse tem uma função adequada para cada tipo de cabelo.

cabelo cacheado modelado por mousse capilar
Antes e depois de utilizar para definir e dar volume ao cabelo cacheado

Quais as formas de usar esse produto?

Sabemos que não adianta ter um produto de ótima qualidade se não usamos ele de forma adequada. No entanto, a forma de usar o mousse vai variar de acordo com o efeito que você deseja dar aos seus fios. Veremos uma a uma as formas de uso do mousse capilar.

Para proporcionar volume aos cabelos

Caso você tenha poucos fios de cabelo, ou cabelos com pouco volume, você deve lavar os cabelos como de costume, espalhando com diferença de dois centímetros da raiz até as pontas na hora de aplicar o produto. Existem pessoas que indicam a aplicação na raiz, no entanto, para não existir acúmulo no couro cabeludo, recomendamos que dê esse espaço de dois centímetros.

Durante a aplicação, você poderá inclinar a cabeça com os cabelos para frente e “amassar” os fios, em seguida, use o secador com o jato quente em toda a superfície capilar, depois de levantar a cabeça, continue usando o secador para modelar todo o cabelo.

Se depois de todo esse ritual você sentir que o cabelo precisa de um pouco mais de volume, pode usar um pente fininho para levantar a raiz usando o secador novamente. Se ainda quiser, você pode usar um talco para cabelos para sustentar o volume da sua bela cabeleira.

mousse capilar pode dar volume pro cabelo
Conquiste cachos volumosos usando mousse capilar

Para diminuir o volume dos cabelos

Enquanto umas possuem pouco cabelo e pouco volume, outras possuem muito cabelo com muito volume. E para aquelas pessoas que precisam diminuir o volume dos cabelos. Nesse caso, a utilização do mousse será diferente da citada acima.

Lave normalmente os seus fios, e aplique o mousse nos cabelos usando os seus dedos como se fosse um pente manual, penteando para baixo, criando assim uma modelagem que estimula um volume moderado das suas madeixas.

mousse capilar ajuda a reduzir frizz
O mousse pode reduzir volume e diminuir frizz de cabelos muito volumosos ou frisados

Para definir ou cachear

As cacheadas e onduladas de plantão encontrarão no mousse capilar uma ajuda enorme para a definição de seus cachos. Sabemos como é difícil encontrar no mercado um produto que realmente nos ajude a definir e estimular o formato dos cachinhos.

Para que o efeito de cachos ou ondas no cabelo, você deve lavar os cabelos normalmente e com eles ainda úmidos aplicar o mousse do meio até as pontas, realizando sempre movimentos como se estivesse tentando amassar os cabelos.

O uso de um difusor também pode ser recomendado, no entanto o modo de “amassar” os cachos é menos agressivo pois não utiliza o calor como fonte de criação do cachos. O mais natural possível é o melhor para a saúde dos fios.

foto de antes e depois de fazer fitagem e usar mousse no cabelo
O mousse pode ajudar a definir o cabelo cacheado

Cuidado com o excesso de mousse

Como já sabemos que tudo em excesso faz mal, não seria diferente com os mousses capilares. O uso do mousse capilar em excesso pode deixar os seus cabelos um pouco secos ou ressecados e até um pouco duros e não é esse o efeito que sonhamos quando optamos por usar mousse capilar.

A quantidade para se usar vai depender muito da quantidade de cabelos que você possui, mas sempre tenha como parâmetro a mesma quantidade que você usa de creme condicionador no dia a dia, só que em volume um pouco menor.

excesso de mousse deixa o cabelo danificado
Cuidado com o efeito build up, que pode ser agravado com o uso em excesso de mousse

Posso combinar com outros produtos?

Usar um leave-in antes do uso do mousse capilar pode ajudar a deixar os cabelos bonitos e saudáveis, e a utilização dessa dupla deixa os fios com muito mais brilho e diminui a probabilidade dos fios ficarem secos, já que o leave-in tem propriedades umidificantes.

leave in hidratante para combinar com a mousse capilar
Pode usar com um leave-in, principalmente os com propriedade hidratante

Dá pra usar todo dia?

O uso do mousse diariamente não é muito indicado, então o seu uso deve ser feito em casos especiais sempre alterando com outros finalizadores que você possua e sem esquecer de hidratar os fios pelo menos uma vez por semana, para que ele não fique seco pelo uso do mousse capilar.

Em suma, o mousse capilar é um ótimo finalizador para ser usado em algumas ocasiões e deixar seus cabelos mais belos. Com toda a certeza, deve ser um cosmético capilar que você deverá sempre ter em seu acervo de produtos capilares.

Agora, pra encerrar, se você não quer usar um mousse industrializado, que tal aprender uma receita caseira? No vídeo abaixo, você aprende a melhor fórmula de mousse pra fazer em casa!

Você gosta de usar mousse capilar? A sua experiência com esse produto foi positiva ou negativa? Estou ansiosa para saber, então comenta aqui tudo sobre você e o mousse capilar.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *