TOP 3 Nutrientes Essenciais Para O Crescimento Rápido Do Cabelo!

Você está tendo dificuldades para fazer seu cabelo crescer? Será que é de produtos industrializados que você tá precisando ou será que o problema pode ser sua dieta? Leia essa matéria, descubra, e saiba como resolver cabelos que não crescem!

Ter um cabelo saudável, brilhoso e com volume é o desejo principal de toda mulher. Para ter esse sonho realizado, usamos diversos produtos que prometem trazer justamente esses resultados.

top 3 nutrientes essenciais pra crescimento capilar
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Conhece os nutrientes indispensáveis pra fazer seu cabelo crescer

Algumas vezes, entretanto, esses produtos falham e não nos trazem o resultado esperado. E pior que isso, há situações em que o cabelo começa a cair ou fica seco e frágil por conta das químicas presentes nesses itens.

Você já se perguntou por que razões isso acontece? A resposta é simples: deficiências nutricionais!

Se o que você quer é ter um cabelo forte, brilhante e com peso, você tem que ter certeza de que a dieta que você segue rotineiramente é saudável, balanceada e principalmente nutritiva.

Uma dieta balanceada conta com quantidades adequadas de vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais que fortalecem seus cabelos e impulsionam seu crescimento.

A dieta bem feita ainda tem reflexos em prevenir a queda de cabelo, visto que uma das causas ou agravantes desse problema é uma dieta nutritivamente pobre.

Acrescente os nutrientes que apresentaremos à sua dieta e consiga ter cabelos perfeitos – sempre luminosos, saudáveis e no tamanho que você deseja.

Nutrientes vitais para fazer o cabelo crescer

Confira essa tabela, veja quais são os 3 principais nutrientes essenciais ao crescimento melhorado do seu cabelo, e saiba quais são suas principais fontes:

ProteínasGrãos, feijão, ovo e carnes magras, leite e derivados.
VitaminasA (cenoura), B (feijão), C (frutas cítricas), E (folhas verdes).
MineraisFeijão, frutas, couve, espinafre, balonies

Proteínas

Proteínas são blocos de moléculas de aminoácidos que fazem parte de cada célula, tecido e órgão do nosso corpo; e isso não é diferente em se tratando do cabelo.

Embora existam por volta de 20 proteínas essenciais e presentes no nosso corpo, algumas delas não são naturalmente produzidas pelo nosso sistema.

Com isso, temos de recorrer ao consumo dessas proteínas diariamente uma vez a carência delas pode nos causar uma série de transtornos e, o que nos interessa aqui nesse texto: a diminuição da capacidade de nosso corpo em produzir novos folículos capilares.

Outros efeitos colaterais estão associados a carência de proteínas: cabelos frágeis, sem cor e sem brilho.

Nesse sentido, tenha certeza de seguir uma dieta que lhe possibilite alcançar níveis saudáveis de proteínas. Elas podem ser obtidas de grãos integrais, feijões, alguns legumes, sementes, ovos e carnes magras, assim como leite e derivados.

Peixes de mar, como o salmão, além de ricos em proteína, também são abundantes em ômega 3, uma gordura essencial para garantir o brilho e resistência dos cabelos até a raiz. Assim, indiretamente, você combate a queda e reafirma o crescimento dos seus cabelos.

alimentos que contem proteinas
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Proteínas

Vitaminas

Há uma série de vitaminas necessárias ao correto funcionamento do nosso corpo bem como ao desejado crescimento capilar. São as seguintes vitaminas: A, C, E, todas do complexo B (em especial B6 e B12), ácido fólico, dentre outras.

Vitamina A

É necessária porque não deixa que as glândulas produtoras de sebo do nosso couro cabeludo fiquem entupidas ou então muito secas. Este sebo lubrifica os folículos capilares e é fundamental para seu regular funcionamento.

A falta de vitamina A tende a deixar seu couro cabeludo muito seco, abrindo espaço para mazelas como a descamação da pele e a coceira excessiva.

Você consegue vitamina A em alimentos como cenoura, manga, batata doce, abóbora e espinafre.

fontes de vitamina a pro cabelo
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Vitamina A

Vitamina B

Como já mencionei, todas as sortes de vitamina B são essenciais pra um cabelo imponente. A falta de vitamina B acarreta branqueamento, perda e oleosidade excessiva nos fios.

E mais, retarda os processos reparadores celulares do nosso organismo. Inclua grãos integrais, feijão, lentilha, batata e banana na sua dieta para aumentar as taxas de vitamina B.

Para elevar os índices de B12 e B7, coma ovos!

fontes de vitamina B pra crescer cabelo
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Vitamina B

Vitamina C

Ajuda a manter os níveis de colágeno no corpo. O colágeno conforma um grupo essencial de proteínas responsáveis por manter nossos tecidos no lugar e firmes.

Com isso, a falta de vitamina C no corpo pode fragilizar seu cabelo, favorecendo a queda e o surgimento de pontas duplas.

Para evitar isso, faça refeições contendo fontes de vitamina C, a exemplo de laranjas na sobremesa ou outras frutas cítricas na salada.

fontes de vitamina c pra crescimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Vitamina C

Vitamina E

Essa vitamina é responsável por regular a circulação sanguínea no corpo e no couro cabeludo, suprindo as necessidades de oxigênio do organismo.

Quando essa funcionalidade do nosso corpo está a pleno vapor, nosso couro cabeludo recebe sangue e nutrição suficientes para fazer nascer cabelo forte e imune à queda.

Folhas verdes são ricas fontes de vitamina E, podendo ser também obtida através de suplementos. A sugestão, todavia, é que você obtenha esse micronutriente através da comida.

fontes de vitamina e pro cabelo crescer
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Vitamina E

Minerais

Baixos níveis de minerais como ferro, potássio e zinco afetam negativamente a sua juba, deixando-a frágil, quebradiça e mais suscetível a se abrir em pontas duplas e cair.

Para fugir disso, é indispensável manter quantidades ideais de minerais para manter sua saúde e seu cabelo em dia. A falta de minerais é notada em quem tem cabelos sem cor e sem brilho, principalmente.

Os minerais a que fiz menção podem ser facilmente ingeridos a partir da couve, do espinafre, do milho, dos feijões e de frutas frescas.

alimentos que contem sais minerais
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Minerais

Alimentos e insumos que fazem mal para o nosso cabelo

Vamos destacar que é o consumo excessivo desses itens que faz mal ao seu cabelo e a sua saúde. Nesse sentido, você não precisa cortar o consumo deles, mas sim ser consciente na hora de comê-los.

Veja nessa tabela que problemas graves para sua saúde podem surgir se você consumir esses produtos em excesso, além dos probleminhas que surgirão nos seus cabelos:

AçúcarDiabetes
SalPressão alta
Glutamato monossódicoIndícios de que pode causar pressão alta
Adoçantes artificiaisIndícios de que pode causar câncer

Açúcar

Você consegue imaginar sua vida sem refrigerantes? Consegue deixar de comer doces? Se sim, já estamos no caminho certo!

Várias pesquisas apontaram que a queda de cabelo é agravada por alimentos que contém quantidades exageradas de açucre. Se você é “açucólatra”, a hora de abandonar esse hábito é agora.

O açúcar é um componente que pode deixar seus cabelos grisalhos precocemente, torná-los elásticos e fazê-los cair excessivamente.

açucar em excesso faz cabelo cair
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Açúcar

Sal

Como o açúcar, o sal em excesso faz muito mal pro cabelo. Alguns de nós é viciado em sal e nem sabe. É verdade que o sal e o sódio são essenciais para manter o balanço eletrolítico do nosso corpo, mas o excesso de sal traz inúmeros problemas pra saúde.

sal em excesso resseca o cabelo
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Sal

MSG ou glutamato monossódico

Presente naquelas besteirinhas que tanto adoramos, como chips, salsichas, hambúrgeres e batata frita congelada, essa substância é um realçador de sabor que serve para deixar a comida mais gostosa.

Há indícios de que o consumo exacerbado desse insumo amplifique a queda de cabelo e cause problemas diversos pra sua saúde.

glutamato monossodico faz faz pro couro cabeludo
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
MSG

Adoçantes artificias

Os adoçantes industrializados não têm nada de bom. Assim como o MSG, são realçadores de sabor. O consumo em excesso dessas substâncias pode danificar os folículos capilares e prejudicar o ciclo de crescimento capilar.

A lista de alimentos que faz mal pros cabelos é maior que essa, incluindo também frituras, bebidas alcoólicas e muito mais. O segredo está no meio – se quer consumir esses produtos, que seja moderadamente.

Agora que você sabe um pouco sobre como a nutrição influencia na saúde do seu cabelo, você com certeza vai ter mais cuidado na hora de escolher o que come e bebe, não é? Comes saudável e ficas bonita!

adoçantes em excesso causam queda de fios
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Adoçantes

Perguntas respondidas por nossos especialistas

Devo parar de usar açúcar se minha saúde está ok?

Não, você não precisa parar de usar açúcar se você está saudável, a recomendação é usar quantidades razoáveis – por exemplo, não precisa adoçar Nescau com açúcar, pois o alimento já vem com açúcar.

Como saber se um alimento tem glutamato monossódico?

Crie o hábito de ler as tabelas nutricionais, lá na seção de ingredientes você vai encontrar a presença ou ausência do MSG!

Não quero usar açúcar, mas adoçante faz mal. E agora?

Existem opções saudáveis de adoçante; opções, inclusive, naturais, é o caso da Stevia e do Xilitol, por exemplo. Se você quiser algo mais doce e que seja menos pior que o Aspartame – o pior de todos -, opte pela Sucralose.

Ficou com alguma dúvida? Fale nos comentários, será um prazer te ajudar! Beijos!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest