O Que Fazer Com Cabelo Arrepiado Pelo Frizz: Dicas, Fotos, Vídeo!


Os cabelos arrepiados são inimigos da maioria das mulheres. Nenhuma delas deseja estar com aquele cabelo maravilhoso que, de repente, fica cheio de fios arrepiados que ficam em pé, apontados cada um para uma direção.

Loiros longos que não arrepiam – saiba como lendo nosso post

Sabemos que o causador desse aspecto é o famoso frizz, mas o que, afinal, é isso?

O frizz é o efeito da eletricidade estática nos fios: o excesso de cargas faz com que eles se repelem uns aos outros, ficando sempre nas mais diversas posições. A causa do frizz, em geral, é a fricção (contato entre superfícies), principalmente causada pelo excesso de escovação. Porém, um tempo mais seco também pode potencializar o frizz.

Sabendo disso, separamos aqui uma série de dicas que prometem te ajudar a combater esse efeito tão indesejado.

Cuidados básicos com cabelos arrepiados

São aqueles do dia a dia, em geral, se você tiver um frizz em quantidade pequena, a adoção dessas medidas já deve controlar bem o efeito.

  • Na lavagem: é recomendado lavar o cabelo com água fria pois isso fecha as cutículas do cabelo, uniformizando as camadas de cabelo, o que evita o frizz. Porém, sabemos que nem todas conseguem lavar o cabelo com água fria, então recomendamos lavar os cabelos com água morna, evitando banhos com temperaturas muito elevadas, pois isso pode danificar os fios e resseca-los (o que aumenta as chances do frizz).
  • Toalha: ao se secar do banho, é bom evitar o excesso de atrito entre toalha e os cabelos. Obviamente, você não vai ficar com os cabelos muito molhados e pingando pela casa, mas recomendamos que, ao secar com a toalha, não faça muita força ao esfregar os fios. Além disso, temos outras dicas que podem ajudar:
  1. Escolha toalhas de algodão ao invés de tecidos mais sintéticos, pois geram menos atrito,
  2. Evite ficar muito tempo com a toalha torcida no cabelo, isso pode danificar os fios, além de expandir os poros e aumentar a possibilidade de frizz.
  • Para escovar: secar os cabelos quando eles estão secos sempre acaba por potencializar a possibilidade de frizz. Assim, sempre é melhor secar os fios quando ainda estão molhados, já que a presença de água diminui o atrito entre superfícies.
Com e sem arrepiado causado pelo frizz
Madeixas sem arrepio do frizz
Longos e ondulados sem frizz

Como secar e passa chapinha pra evitar arrepiar

Porém, sabemos que é dificil ficar sem escovar os cabelos, seja porque eles estão embaraçados demais ou pelo fato de sabermos que é na escovação que a oleosidade natural se espalha por toda a extensão capilar. Assim, quando for escovar os cabelos secos, indicamos o uso de escovas com cerdas naturais ou pentes de madeira, que controlam melhor as cargas elétricas. Sempre evite os produtos sintéticos nesse caso.

  • Secador: os cuidados na secagem dos fios não param apenas na toalha. O secador, querido por muitas mulheres, deve ser bem utilizado para evitar o desgaste dos fios e, claro, o frizz. Seguem, então, algumas dicas para poder aproveitar só os pontos positivos do secador:
  1. Não use o secador nos cabelos totalmente molhados. É sempre melhor tirar o excesso com uma toalha, para evitar o uso em demasia do secador (o que pode ressecar o cabelo ou pior, queimar).
  2. Mantenha distância: sempre mantenha uma distância de 20 a 30 cm entre o secador e seus cabelos para evitar uma temperatura muito alta nos cabelos, o que pode ressecar os fios, o que aumenta o frizz.
  3. Preste atenção para o sentido do vento: nunca seque os cabelos debaixo para cima, sempre deve secar da raiz para as pontas (de cima para baixo). Além disso, recomendamos usar o bico difusor posicionado na diagonal e não reto.
  4. Use secadores ionizantes, que naturalmente evitam o frizz
  5. Para dar uma controlada maior no penteado, finalize o processo de secagem com um jato de ar frio, que ajuda na hora de domar melhor e arrumar os cabelos
Bem tratados com nossas dicas
Eletrostática joga pra cima o cabelo
A eletrostática arrepia os cabelos femininos e os deixa frisados
  • Chapinha: essa é uma dica mais conhecida. O excesso do uso de chapinha ou prancha favorece muito o ressecamento dos fios, o que faz com que aumente a possibilidade de frizz. Nesses casos, para contornar a situação, você pode optar por uma chapinha ionizante ou fazer uso de finalizadores e protetores para o cabelo.
  • Química nos cabelos: se o seu cabelo apresenta muito frizz, talvez seja uma boa ideia evitar um pouco os tratamentos químicos. Qualquer que seja (escova, alisamento, tintura), a química favorece o frizz pois torna os fios mais porosos (o que favorece o atrito) além de mais frágeis.

Veja esse vídeo tutorial passo-a-passo ensinando como evitar o cabelo arrepiado:

4 Produtos e dicas especiais pra cabelo que arrepia

São aqueles produtos que visam cuidar diretamente do problema, separamos os principais aliados da mulher no combate ao frizz.

  1. Leave-ins e cremes para pentear: são grandes aliados no combate ao frizz, tanto pelo seu caráter de proteção como pela hidratação que fornecem. Assim, para aquele cuidado básico pós banho, você pode fazer uso desses produtos, que vão garantir não só saúde e brilho aos cabelos, mas vão manter as cutículas dos fios fechadas, diminuindo o atrito entre os fios, toalhas ou escovas.
  2. Leites para pentear: ao longo do dia o frizz pode voltar a atingir os cabelos, então você pode fazer uso dos leites para pentear para ajeitar os cabelos quantas vezes forem necessárias ao longo do dia. Nesse caso, também lembramos que você sempre deve aplicar o leite para pentear nos cabelos secos.
  3. Reparador de pontas: o aparecimento de frizz também está relacionado a danos na fibra capilar, assim, o uso de reparadores de pontas duplas é indicado para tratar esses danos. Dessa forma, o reparador de pontas sela os fios (o que reduz ou fecha totalmente os poros) e assim combate a quebra de fios e pontas duplas.
  4. Hidratação: como já falamos, uma das principais causas do frizz é o atrito entre superfícies (escova ou pente com o cabelo) que é agravado quando o cabelo está muito ressecado. Isso porque cabelos ressecados têm maior superfície de contato, o que favorece a troca de cargas elétricas, gerando o arrepiado. Portanto, a hidratação sempre é uma boa ideia para controlar o frizz e o ressecamento do cabelo.
Feminino feio com frizz
Madeixas onduladas
Crespo frisado é ruim

Escolha os produtos indicados para o seu tipo de cabelo ou faça o tratamento em salões de beleza, o que garante um resultado bastante satisfatório.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)