Cabelo Oleoso – O que fazer para tratar esse tipo de fio?

Cabelos Oleosos - Leia Nossas E Dicas E Saiba Como Contornar Esse Problema
Cabelos oleosos – leia nossas e dicas e saiba como contornar esse problema

O cabelo é sim a representação mais fiel da mulher. Sim, ele muda, fica diferente quando uma mulher sofre alterações emocionais e físicas. Os cabelos refletem muito de como anda a saúde, o bem estar, o cuidado da mulher. Isso é visto no dia a dia, em diversas situações.

Por exemplo, se você chega muito cansada do trabalho e já é tarde, deixa de lavar o cabelo para lavá-lo no dia seguinte, mas acorda atrasada e faz qualquer rabo de cavalo que dê uma disfarçada, já é suficiente pra aumentar a oleosidade dos seus fios.

Isso reflete como sua vida tem sido agitada, estressante e sem tempo. Então, as madeixas tem sim o poder de mostrar coisas. Se você não está bem com seu cabelo, muitas coisas vão te incomodar durante o dia.

Cada cabelo tem o seu tipo, sua textura, seu caimento e isso varia bastante de mulher para mulher, inclusive a forma de como cuidar dele. Um dos tipos de cabelo que mais incomodam as mulheres e que não parecem, mas podem sim dar bastante trabalho, são os cabelos oleosos!

Pois é, só ficar 1 dia sem lavar o cabelo e você já acha que consegue fritar um ovo na cabeça? Então, essa é a sensação de quem sofre de oleosidade em excesso.

Por que o cabelo fica oleoso?

Existem três fatores determinantes para que uma pessoa tenha ou não cabelos oleosos. Um deles você até pode controlar, agora os outros dois, não tem saída, é aceitar e se adaptar!

Hereditariedade, baby

Sabe o cabelo da sua avó, que era lindo nas fotos, pois é, fotos não exibem tipos de cabelo. Ela deveria ter o cabelo bem oleoso, já que o seu cabelo é igual o do seu pai, óleo puro.

Infelizmente a vida tem dessas, você vem ao mundo com o azinho e o azão (Aa) já determinados e neles, todas as coisas boas e ruins que permanecem ao seu físico.

  Como Cuidar de Cabelos Ondulados? Segredos de Salão!

Genética

Contando com hereditariedade ou não, muitas pessoas possuem o cabelo oleoso e não sabem ao certo o motivo, no caso da genética, isso acontece pois as glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo produzem um teor muito alto de gordura, com essa alta produção, o cabelo realmente fica com a oleosidade bem aparente.

Higiene

É muito importante que você tenha uma rotina de cuidados com o cabelo diária e frequente, isso não é contando tratamentos e produtos milagrosos, mas sim o famoso shampoo e condicionador básicos.

Em cabelos normais, o ideal é não passar mais de 2 dias sem lavar os cabelos, mas, se você tem o cabelo oleoso por natureza (motivos 1 ou 2), o ideal é que lave dia sim, dia não e se porventura tiver que lavar todos os dias, o enxágue e secagem deve ser muito bem feitos.

Isso porque o cabelo acaba “pegando” toda a poluição que há ao seu redor, muitas vezes as mãos sujas vão para os cabelos e por ai vai, os fios acabam acumulando essa sujeira em excesso.

Não Dá Pra Fugir De Fatores Atávicos, Mas Que Tal Cuidar Da Higiene Do Seu Cabelo?
Não dá pra fugir de fatores atávicos, mas que tal cuidar da higiene do seu cabelo?

Que ela acontece, vem para ficar, já sabemos. Agora, o que pode ser feito para que essa tamanha oleosidade seja reduzida?

Veja então esse vídeo tutorial passo a passo com dicas para quem tem fios de cabelo oleosos:

Como diminuir a oleosidade dos fios

Existem 5 hábitos que podem ser acrescidos ou adaptados a sua rotina que, se realizados à risca, com toda a certeza deixarão seus cabelos bem menos oleosos!

Siga Alguns Hábitos E Controle De Vez A Oleosidade Excessiva Do Seu Cabelo
Siga alguns hábitos e controle de vez a oleosidade excessiva do seu cabelo

Lave os cabelos regularmente

Como citado no item acima, sobre a higiene, essa é uma das medidas que irá controlar melhor a oleosidade, lave dia sim, dia não, esta é a regra, mas se você sentir necessidade de lavar mais ou menos, sua decisão. Mas mantenha eles sempre limpos, secos e arejados, isso não pode mudar.

Evite água quente

Os banhos de água quente não fazem mal apenas para a pele, mas para os cabelos também, já que a temperatura elevada da água pode gerar um ressecamento do couro cabeludo. Mas isso é bom, não é?

NÃO. Esse ressecamento só fará com que as glândulas sebáceas do couro cabeludo produzam mais gordura para suprir esse ressecamento e se seu cabelo já for oleoso, ficará mais ainda, principalmente na raiz.

  Como Fazer Hidronutrição Capilar Passo a Passo (Tutorial)

Não abuse dos condicionadores

Eles são ótimos, deixam os cabelos mais macios, fáceis de pentear, cheirosos e até mais domados, porém, para os cabelos oleosos, se usado em excesso só piora a situação.

Nesses casos, o indicado é que o condicionador seja aplicado apenas nas pontas dos cabelos, passando longe da raiz.

Evite cremes sem enxágue e óleos

Podem ser parecidos com os condicionadores, mas com efeito mais duradouro, pois não tem enxágue.

Para os cabelos oleosos, eles podem ser considerados um veneno se usados no dia a dia, isso pois eles possuem fórmulas específicas para acabar com o frizz, tirar o ressecamento dos cabelos, melhorar aparência das pontas e etc.

Esses produtos podem ser usados na praia, pois o cabelo entra em contato com o sal do mar e sofre um ressecamento natural, mas ainda assim seu uso deve ser feito com muita cautela.

Controle suas mãos

Evite passar a mão nos cabelos ao máximo, isso porque nossa mão fica suada no decorrer do dia, nós comemos, tocamos em tudo, compartilhamos coisas, entramos em contato com diversas pessoas e superfícies e isso não faz bem para os fios.

E aliado a esses cuidados, encontramos alguns produtinhos que devem sim ser incluídos nas comprinhas da perfumaria. Eles vão ajudar a disfarçar a oleosidade.

Receitas naturais que reduzem e controlam a oleosidade do cabelo

Existem receitinhas que você pode fazer em casa que, com certeza, te ajudarão a resolver o excesso de oleosidade nos cabelos. Você pode alternar entre todas e decidir qual te proporcionou o melhor resultado!

Banho com aloe vera e limão

  • 100 ml de shampoo transparente.
  • 5 gotas de óleo essencial de limão.
  • 2 colheres de sopa de aloe vera.
Babosa Pode Ajudar A Equilibrar O Sebo No Cabelo
Babosa pode ajudar a equilibrar o sebo no cabelo

Para aplicar, basta misturar tudo e lavar o cabelo até 3 vezes na semana com esse xampu artesanal. Para quem tem o cabelo não muito oleoso, uma só lavagem basta.

Emulsão de água com vinagre

Vinagre Dá Resultados Imediatos Diminuindo A Oleosidade
Vinagre dá resultados imediatos diminuindo a oleosidade

Com os cabelos lavados, borrife essa solução por todo o seu cabelo, deixando agir por 30 minutos. Depois, é só enxaguar o cabelo.

  O que fazer com cabelos DANIFICADOS? 6 Dicas + 2 Receitas!

Produtos específicos para cabelo oleoso

Usando Os Produtos Certos, Aliados A Tudo Que Já Falamos, Impossível Não Conseguir Resolver Cabelo Oleoso
Usando os produtos certos, aliados a tudo que já falamos, impossível não conseguir resolver cabelo oleoso

Começando pelos xampus normais, segue essa lista de shampoos específicos para cabelos oleosos:

  • Senscience Specialty Shampoo.
  • Wella Lifetex Balenced Anti-Grease.
  • Pure Resource L’Oréal Professionnel.
  • Cabelos Oleosos Klorane.
  • Kérastase Spécifique Bain Clarifiant.

Agora veja aquele outro tipo de xampu, para aquelas mulheres que estão sempre com pressa, os shampoos a seco:

  • Batiste (Fresh).
  • Charming (opções para cada tipo de cabelo).
  • Luxurious Volume da John Frieda.
  • Cuide-se Bem (O Boticário).
  • Aspa Nécessaire.

Por fim, os shampoos anti-resíduos ou adstringentes, voltados para dar uma lavagem intensa no cabelo (o uso deles em excesso pode inclusive aumentar a oleosidade do cabelo em longo prazo):

  • Natura Ultraplant.
  • Clean Intensy Amend.
  • Charming Cless.

Existem outras marcas mais conhecidas e populares que trazem versões de shampoos para cabelos oleosos que também funcionam muito bem, por exemplo: Seda, Garnier Fructis, Phytoervas, Nativa SPA (O Boticário), Natura Plant, L’Oréal Elseve Citrus e por aí vai.

E Aí, Você Conhecia E Já Experimentou Algum Desses Champôs?
E aí, você conhecia e já experimentou algum desses champôs?

Se seu cabelo for oleoso, anote as dicas acima e comece já a segui-las para que seu cabelo tenha uma melhor aparência e “dure” mais, até porque ninguém merece nos dias de inverno lavar o cabelo 2342 vezes, né? Lembro a vocês que esse post serve tanto pra cabelo feminino quanto o masculino!

Para você que tem cabelos oleosos na raiz e seco nas pontas, só clicar para saber mais! Tá gostando das nossas dicas? Comente e mostre para suas amigas!

Compartilhe esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *