Como Usar Óleo de Coco no Cabelo: Passo a passo FÁCIL de fazer!

Outro produto natural que faz milagres para você e seu cabelo: o óleo de coco! Leia esse texto até o final e veja os benefícios – o 4 é o meu favorito!

foto com resultados do uso de oleo de coco no cabelo
Antes e depois de usar óleo de coco no cabelo – vai perder essa?

Conseguir ter os cabelos lindos e perfeitos exige muitos cuidados especiais. Os fios têm que estar sempre hidratados e recuperados, o que exige certos hábitos específicos. Para conseguir este tão sonhado efeito, a maioria das pessoas investem sempre em produtos cosméticos para ajudar nessa missão, mas nóss faremos diferente e mostraremos os benefícios do óleo de coco para cabelos.

Poucas delas sabem disso, que alimentos naturais também podem contribuir bastante para a saúde dos fios. O legal é que cada vez mais esses métodos naturais estão se disseminando entre as pessoas, e elas sendo mais adeptas a alternativas naturais para as madeixas.

Uma dessas opções é o óleo de coco para cabelos, que usado nos cabelos consegue deixar os fios sedosos, com mais brilho, com aspecto mais saudável e hidratado, ajudando no combate a queda de cabelo. Mas para ter esse efeito, é importante utilizar o óleo de coco extra virgem nos cabelos. Evite o refinado, pois o extra virgem é melhor e mais natural.

o oleo de coco e bom pra tudo
Ajuda na hidratação e manutenção de cabelos tingidos
ensinando a usar oleo de oco no cabelo
Como aplicar – passe nas mechas e depois use uma escova para espalhar
foto de oleo de coco que serve pra usar no cabelo
Óleo de coco bom pra passar nos cabelos

Mas não adianta apenas falar que o óleo é bom para as madeixas, vamos também mostrar como usar e para que serve esse produtinho milagroso, é só acompanhar abaixo cada item:

5 Benefícios do óleo extra virgem

  1. Recupera os cabelos.
  2. Repara as pontas e a quebra.
  3. Potencializa a hidratação.
  4. Anti-frizz natural.
  5. Suaviza cabelos secos.

Veja este vídeo tutorial passo a passo de como fazer uso do óleo de coco para umectação dos cabelos:

mascaras hidratantes com oleo de coco
Outras máscaras hidratantes que podem ser feitas com óleo de coco. Cada colher representa UMA colher de sopa!

Recuperação dos cabelos

Aprenda com o passo a passo abaixo como utilizar o óleo de coco nos cabelos com a função de restaurar cabelos que estão danificados:

  • O óleo de coco para cabelos contribui para a restauração dos fios. Para que isso aconteça, é bom passar o produto uma vez por semana, ou pelo menos de 15 em 15 dias. Para não ter erro na hora do uso, é só colocar cinco colheres de óleo de coco virgem em uma tigela de vidro. Se o seu cabelo for curtinho a quantidade pode ser diminuída.
  • Mais isso você vai definir melhor depois da primeira vez de uso. O próximo passo vai ser pegar esse recipiente e colocá-lo dentro do micro-ondas e aquecer entre 10 a 30 segundos. Este tempo também vai depender da potência do seu eletrodoméstico. Se você não tiver micro-ondas, o óleo pode ser aquecido em banho maria no fogão.
  • Depois de fazer isso, o produto está preparado para ser passado nos fios. O óleo deve estar aquecido para ter um bom efeito, mas também tem que estar em uma temperatura que seja suportável nas mãos.
  • Posteriormente, distribua o produto de maneira uniforme ao longo de todo o fio. Com o produto no cabelo, vá massageando de perto da raiz até as pontas. Sempre evitando o couro cabeludo para que a raiz não fique oleosa.
  • Depois é só colocar uma touca e deixar o óleo de coco agir aproximadamente uma hora. Passado este tempo, é só ir lavar. Lave bem os cabelos para remover bem o produto e a oleosidade que ele deixa.
  • Provavelmente vai ser preciso fazer mais de uma lavagem para retirar toda a oleosidade dos fios. Mas depois disso você terá seu cabelo muito hidratado. A tendência é que a frequência de passar o óleo diminua a medida que as madeixas fiquem totalmente recuperadas.
oleo de coco para cabelos funciona sim
Resultado na foto da esquerda do uso de óleo de coco para cabelos

Reparação de pontas e anti-quebra

Uma outra técnica muito boa para a saúde dos cabelos, é usar o óleo de coco como um reparador de pontas para os fios.

É só separar mais ou menos uma colher de sopa do produto e aplicar no cabelo. Para passá-lo, é só aquecer o óleo entre a palma das mãos e aplicar nas pontas, nunca passando na raiz. Essa função do óleo de reparar as pontas, pode influenciar na oleosidade dos fios. Se a sua madeixa é muito ressecada, isso vai ser ótimo. Mas se seus fios já têm problemas com oleosidade, cuidado para não usar com excesso e piorar este problema.

Guarde isso na cabeça, passe pouco o produto, sem exageros. Se seu cabelo for realmente muito oleoso, uma dica boa é aumentar a quantidade de vezes que você lava o cabelo durante a semana. Isso vai inibir mais a oleosidade e você vai continuar usando o óleo sem problemas.

oleo de coco sendo usado nas pontas do cabelo
Aplicação nas pontas (combate pontas duplas e quebra)

Potencialização da hidratação

Ter o hábito de passar o creme de hidratação no cabelo deve ser uma espécie de mantra para a mulherada. São muitos os benefícios que esse ato traz para os fios. Imagina então potencializar os processos ativos da hidratação e torná-la ainda mais eficaz?

Pois saiba que isso não é complicado, porque a adição do óleo de coco para cabelos consegue fazer isso. Na hora de fazer a hidratação, misture algumas gotas do óleo ao creme. Depois é só hidratar os cabelos com o creme como você faz normalmente. Esse benefício acontece porque o óleo de coco para os cabelos tem uma capacidade condicionante maravilhosa.

Além de possuir propriedades que agem nos fios de maneira muito positiva. Ele em conjunto com a hidratação consegue intensificar os princípios ativos do produto, e também ajuda na proteção dos fios.

oleo de coco pode ser espraiado com as maos
Você pode passar com as próprias mãos

Anti-frizz natural

Não existe mulher que não se preocupe com os frizz dos cabelos. O frizz acaba sendo o terror de muitos tipos de fios. Ele acontece graças a umidade e também com o ressecamento do cabelo. Por isso, o óleo de coco é perfeito para servir de anti-frizz. Ele possui propriedades umectantes, ótimas para os cachos, que ajudam a acabar com esse efeito indesejado.

É só passar nas pontas e no frizz e o óleo funciona de forma natural. Mas, como já foi dito anteriormente, se o seu cabelo for oleoso, não é muito bom investir no óleo como anti-frizz, já que a oleosidade vai acabar aumentando. No seu caso, é melhor procurar outras alternativas do mercado que não contribuem para o seu problema.

como o cabelo fica depois de usar oleo de coco
Cabelos mais bonitos e sem frizz com óleo de coco

Suavizador para cabelos secos

Os fios secos atrapalham e muito as mulheres. Eles dão um aspecto feio para os cabelos, e ficam sempre arrepiados. O que também consegue suavizar este efeito ressecado é o óleo de coco para cabelos. Ele consegue dar um toque de seda nas madeixas.

O uso também contribui para selagem das escamas dos fios, servindo de alternativa a selagem térmica. Melhorando a aparência das pontas duplas e ajudando a reconstruir a camada protetora dos cabelos. Mas, não pense que para atingir esse efeito a tarefa fácil. É preciso ter disciplina e uma hidratação regular com o produto.

aplicacao com um pente em cabelos secos
Use com um pente para espalhar sobre cabelos secos

Se você vai se render a magia do óleo de coco para cabelos, você pode encontrar o produto em casas de produtos naturais, em lojas de cosméticos e em algumas farmácias. Agora que você já aprendeu sobre o óleo de coco para os cabelos, procure o produto e veja de perto todos os benefícios que ele pode fazer nos seus fios e, claro, não se esqueça de comentar o que achou sobre estas dicas que passamos!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
8 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *