Penteados das Chiquititas + Vídeo ensinando como fazer igual!

Chiquititas é um seriado que marcou muitas gerações. Aposto que você quer fazer um penteado inspirado na sua chiquitita favorita, leia o texto e aprenda!

Uma das coisas que mais lembro em minha infância e que era até motivo de inveja das minhas coleguinhas de classe eram os penteados das Chiquititas que minha mãe fazia para ir à escola, eu ia diferente todos os dias: de tranças, de maria chiquinha, de rabos bem altos ou solto com faixas bem coloridas, regada de muita presilinha e tic-tac, já que era fim dos anos 90 e início dos anos 2000.

fotos e imagens de cabelo das chiquititas
Penteado das Chiquititas

Creio que muita mãe se inspirava numa certa novela infantil que passava com várias garotinhas num internato: sim, Chiquititas. Você agora vai conhecer os penteados das Chiquititas da geração de 2013.

Mili – sonhadora e carismática

Quem não se lembra da Fernanda Souza como Mili com aquelas maria-chiquinhas fofas? Todo mundo reproduzia! Sim, você tem uma foto guardada lá no fundo do baú da família, eu sei. Agora a nova Mili (Giovanna Grigio) não mudou muito com a pegada menininha, só acrescentou algumas trancinhas para mostrar mais personalidade ao look.

Seu penteado atual envolve uma coroa de tranças e uma maria chiquinha. O penteado maria chiquinha é bem simples de fazer, o que pode parecer um pouco difícil de ser feito é a coroa de tranças, mas veja abaixo um passo a passo:

  1. Com os cabelos secos e escovados, ou ainda finalizados (se você é uma cacheada), pegue um parte grossa do seu cabelo, da parte onde será feita a coroa.
  2. Agora trance essa parte normalmente, e prenda-a com uma borrachinha.
  3. Pegue a trança e passe por cima da cabeça, para ganhar a aparência de uma tiara. No lado oposto ao que a trança nasceu, você deve prendê-la com um grampo.
  4. com o resto dos fios que estão soltos, faça um coque baixo e prenda com grampinhos. Com a sobra dos fios, você faz o penteado maria chiquinha, que é só reunir as mechas e prender, tal que um rabo de cavalo.
  5. Acabou, o penteado da Mili estará prontinho!
nova mili
Mili
mili fernanda souza
Mili antiga

Veja o vídeo tutorial passo a passo de como fazer o penteado da Mili, de Chiquititas:

Pata – problemática e rebelde

Algumas personagens não sofreram alteração alguma, é o caso da Pata, já que a personagem de Aretha Oliveira em 1995 foi muito marcante por seu jeito rebelde, tanto que foi reproduzido fielmente por Julia Oliver nos dias de 2013. Os cabelos da Pati são cacheados bem simples, presos e enfeitados com um laço, você também pode diferenciar usando outros enfeites, como flores ou acessórios com brilho.

pata chiquitita
Pata das duas gerações

Bia – a mandona da turma

Minha xará não tem nada a ver comigo na personalidade, a não ser que na versão de 2013 possui uma quedinha por cabelos coloridos, quem que não cai de amores por essas mechas. A Bia usa um cabelo parecido com o penteado Maria Chiquinha, bastando separar uma mecha de cada lado do cabelo e prender, criando um estilo meigo.

bia bonitinha
Bia
bia antiga
Bia da primeira geração

Cris – antenada e sensível

Para a atriz Cinthia Cruz, foi escolhido fugir das maria chiquinhas, o que Francis Helena ostentava em 1995, e investir num rabo de cavalo bem confortável e uma franja que está na moda, hein, meninas! A Cris apresenta um visual diferente, usando um cabelo liso com franja reta e rabo de cavalo (ou também com os cabelos soltos).

cria antiga e nova
Cris das duas gerações
nova cris
Cris

Vivi – a vaidosa da turma

Para quem tem a decisão de ser modelo assim tão cedo, tem que externar isso de maneira mais cool possível. Em 1995, uma simples maria chiquinha era a forma mais expressiva feita para a interpretação de Renata Del Bianco; meio fraquinho, não? Já para a atriz Livia Inhudes capricharam bem!

Olha esse conjunto de tranças embutidas que se unem no final, muito estiloso! Até eu, com 22 anos, quero esse penteado para mim! As tranças embutidas da Vivi também terminam em uma trança maior ainda, que desce por todo o comprimento do cabelo, fica lindo demais!

vivi da primeira geraçao
Vivi antiga
vivi nova
Vivi

Tati – faladeira e criativa

Os cabelos ondulados se mantiveram, mas agora soltos com uma faixa de tecido bem atual. Eu gosto da ideia de tirar essa ideia de que todas devem ter um único penteado porque é um orfanato, ainda mais que atualmente, queremos que nossas meninas tenham muita personalidade e mostrem quem realmente são, desde o tipo de cabelo até o penteado que preferirem usar. Ana Olívia Seripieri em 1995 tava bem presa ao estereótipo antigo, já Gabriella Saraivah parece livre, leve e solta!

tati velha
Tati da primeira geração
tait inedita
Tati

Ana – a pequenininha

A ruivisse ainda predomina nas personagens e os lacinhos super simpáticos em cada maria chiquinha, eu acho indispensável mesmo, já que dá esse ar infantil para a menorzinha da turma. Ana é outra que usa o penteado parecido com o da Bia. Como a gente já falou, esse penteado é legal porque é bem delicado, ficando como uma perfeita opção infantil.

cabelos da ana
Ana ruivinha
ana das duas geraçoes
Ana da primeira e da segunda geração

Interação mãe e filha

Copiar penteados de personagens infantis como os penteados das Chiquititas é uma forma boa de interação entre mãe e filha, além de aumentar a feminilidade da menina para quando ela crescer e serve até para a mãe se lembrar de que sempre deve estar linda para que ela se sinta bem, além de ser uma ótima brincadeira para ambas. Essa interação também pode ser maior ainda se você fizer nossos outros penteados que fazem muito sucesso entre as crianças, como os penteados das princesas e os penteados de Frozen.

Quero fazer os penteados, me ajuda?

O que não faltam são tutoriais na internet explicando como deixar sua pequenina linda! O mais legal que achei por aqui é o canal “Penteados para Meninas”, em que a mãe cria os penteados das personagens na filha, que parece gostar muito de estar como as meninas. Ah, agora vou correr achar minhas fotos de infância imitando minhas personagens favoritas e postar no Instagram, beijinhos!

chiquititas de diferentes geraçoes
Chiquititas das duas gerações

E vocês? Tem fotos dos seus penteados de infância? Já fez algum dos penteados das Chiquititas? Mandem para o nosso Facebook ou pro nosso Instagram!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
2 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *