8 Penteados Japoneses: Fotos, Vídeos, Dicas, Passo-a-passo!


Aprenda a fazer 8 diferentes opções de penteados japoneses!

O país da Hello Kitty, do sushi, de uma das capitais mais tecnológicas do mundo e que também é rico em cultura, em história e em características singulares. Esse é o Japão, que ainda hoje possui hábitos, tradições e realidades que causam estranheza no Ocidente devido à distância.

Ondulados

Se tem uma coisa que cruza barreiras, físicas e culturais, é o visual, já que muitas ocidentais morrem de amores pelos produtos e segredos de beleza das japonesas, por exemplo. Mas você já parou para pensar nos penteados japoneses? Você conhece penteados desse tipo ou então sabe como fazê-los?

Curtos soltos

Independentemente de qual seja a sua resposta, a seguir você vai encontrar 8 lindas opções de penteados japoneses e aprenderá como fazer. Por isso, continue conosco e leia a seguir!

Liso longo trend entre as mulheres

Olha aí esse vídeo tutorial passo-a-passo de como fazer 4 penteados japoneses Kawaii:

Coque alto cercado de volume

Um dos mais clássicos e icônicos penteados japoneses consiste no coque alto cercado de volume. Tanta tradição tem um motivo simples: é o penteado das gueixas! Para replicar em seus cabelos, vai ser preciso paciência! Olha o passo-a-passo:

Coque alto com tiara
Coque ornamentado japonês
  1. Divida o cabelo em camadas e use as camadas mais superiores para fazer um coque redondo e simétrico bem na parte de cima da cabeça.
  2. Quanto ao cabelo restante, você deve ir “dobrando” os fios aos poucos, enrolando um pedaço e prendendo junto ao couro cabeludo.
  3. A intenção é fazer “bordas” (como as de um ninho) e que fiquem com volume.
  4. No final, é preciso colocar muito spray de cabelo e, se quiser, completar com dois palitos.

Preso com palitos

Por falar neles, os palitos são parte da cultura japonesa. Na culinária, são os hashi que dominam e nos penteados você pode utilizar palitos próprios para essa função para dar um toque a mais no visual.

Faça um rabo de cavalo e, com a ajuda de dois palitos, vá torcendo os fios para formar um coque. Se você não tiver muita habilidade, dá para pegar um atalho: você pode fazer o coque normal e apenas posicionar os palitos, em formato de X, de modo que eles fiquem presos pelo próprio elástico.

Com palitos
Coque preso com palito

Veja esse vídeo tutorial passo-a-passo ensinando como fazer penteado com lápis substituindo os palitos:

Dupla de coques

Ainda sobre coques, outro visual muito utilizado pelas japonesas, especialmente atualmente, é a dupla de coques. O nome já entrega o que você precisa fazer?

Coque em dupla
  1. Divida o cabelo em duas partes iguais e penteie totalmente.
  2. Fazendo com uma de cada vez, pegue a mecha e comece a torcê-la para formar um coque.
  3. Ele deve ficar mais alto ou, do contrário, você ficará parecendo a Princesa Leia, de Star Wars – o que não tem nada de errado, mas não é essa a intenção.
  4. Com o coque posicionado, prenda com a ajuda de um elástico e deixe alguns fios da frente do cabelo mais soltos.

Trança lateral cruzada

A trança lateral cruzada – e embutida! – é um visual muito característico entre os penteados japoneses e serve para dar o ar delicado e quase infantil para as produções típicas. Para fazer esse visual, comece pegando uma mecha de comprimento mediano de um lado da cabeça.

Trança lateral

A partir daí, cruze essa mecha para o outro lado e comece a fazer uma trança embutida. O visual precisa ficar bem delicado e leve e pode ser complementado por cachos soltos no restante do cabelo.

Meio rabo de cavalo

Um visual prático e despojado para o dia a dia e de acordo com os penteados japoneses é o meio rabo de cavalo. Essa opção é recomendada para quando você quer inovar no visual, mas não quer perder muito tempo ou não tem muita habilidade.

Meio rabo de cavalo

Para fazê-lo, separe as camadas mais de cima do cabelo e prenda-as com um elástico. O grande truque, entretanto, é fazer isso mais ou menos na diagonal. Se o rabo de cavalo ficar alto e meio “tortinho”, o visual fica perfeito!

Laço de cabelo

Embora façam parte de uma cultura muito tradicional, as japonesas mais jovens adoram inventar e se produzir especialmente baseadas em suas personagens favoritas de anime. Por isso, um visual bem fofo e romântico é o laço de cabelo.

Laços e outros acessórios
Penteado com laço e flores

Para fazê-lo, você precisa prender o cabelo como se fosse fazer um rabo de cavalo, mas não deve completar a volta. Assim, o cabelo vai ficar preso num coque em formato de “gota”. A seguir, com a ajuda do dedo divida esse coque no meio e prenda com um grampo. Passe uma mecha de cabelo para esconder a divisão e acerte os lados.

Depois que você “afofar” e ajeitar cada lado da divisão, você terá um laço de cabelo pronto e um dos penteados japoneses mais fáceis!

Solto com franja reta

Justamente por estarem imersas em uma cultura bem tradicional é que as japonesas também podem ser bem clássicas em muitas ocasiões. Um dos penteados japoneses que não vai exigir muito de você consiste no solto com franja reta.

Franja reta em longo liso
Cabelo longo e liso com franja reta

Por ser muito liso, o cabelo das japonesas normalmente é repicado para ganhar volume e em degradê, para modelar o rosto. A franja é bem reta e com volume para criar um visual bem anime, novamente. Só de fazer isso, pode acreditar, você vai conseguir um visual bem japonês.

Se não quiser cortar a franja, há apliques de franja – sim, eles existem, são as franjas falsas! – para que você possa emular o visual sem precisar da tesoura.

Múltiplos acessórios

Japonesas que fazem penteados fortemente inspirados em personagens ou em itens da cultura normalmente usam múltiplos acessórios juntos, ao mesmo tempo, no mesmo visual. Apesar disso, mesmo as que não fazem isso ainda tendem a utilizar um acessório ou outro.

Feminino com acessório

Assim, uma tiara é uma possibilidade ou um conjunto de presilhas na lateral do cabelo. Prendedores de cabelo diferentes – como de bichinhos ou de pompom -, flores de cabelo e lenços são possibilidades para incrementar o visual.

Masculinos

Penteado masculino popular
Masculino pra cima
Masculino repicado avermelhado
Masculino pintado popular

Os penteados japoneses vão desde os mais clássicos e super tradicionais até aqueles que inovam e criam um ar despojado, divertido e diferente. Para copiar, basta escolher os que mais têm a ver com você e com suas habilidades e começar a colocar em prática o visual vindo do outro lugar do mundo.

Que tal começar a tentar hoje mesmo? Fala pra gente de qual você mais gostou!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)