O Que Fazer Com Pontas Duplas: Como Cuidar, 12 Dicas, Vídeo, Fotos!


Inimigas de quem sonha com um cabelo perfeito, as pontas duplas acabam se multiplicando com uma velocidade alarmante caso os fios não estejam recebendo o tratamento ou cuidados corretos, afetando tanto mulheres quanto homens.

Acabe já com as pontas duplas lendo nosso post!
Cabelos sem pontas duplas – bonitos e saudáveis

A principal causa é o ressecamento, que abre as cutículas dos cabelos e faz com que pontas se multipliquem em diversas terminações. Quem não quer ter trabalho em como cuidar, cortar é a primeira opção para acabar com as pontas duplas, que podem até serem triplas, o que enfraquece o cabelo e favorece a quebra; mas isto não quer dizer que seja a única solução. Este problema tão incômodo tem muitas soluções, caseiras ou profissionais, que vão além de cortar o cabelo.

Ampola para acabar com as pontas duplas
Corte bordado – antes e depois
Resultados do corte bordado = fim das pontas duplas
Dove – reconstrução das pontas, produto muito bom

O que é a causa da ponta dupla

As donas de cabelos quimicamente tratados ou coloridos estão mais propensas a sofrer com pontas duplas. Isto acontece porque a química enfraquece o cabelo e acaba por deixa-lo mais vulnerável. Para começar a tratar, solucionar o problema e fugir da tesoura, o primeiro passo é manter o seu cabelo hidratado. Sejam hidratações caseiras ou compradas em lojas de cosméticos, elas são fundamentais para quem quer reparação.

O ideal é que seja feita no mínimo, uma vez por semana. É muito importante que você compre um produto direcionado ao seu tipo de cabelo e ao seu problema. Aos poucos você vai notar uma melhora e a redução dos fios espigados.

Olha esse vídeo tutorial passo-a-passo ensinando como acabar com as pontas duplas e ressecadas:

Outros cuidados simples são necessários para manter as madeixas perfeitas:

12 Cuidados para saber como cuidar das pontinhas duplicadas

  1. Cuidado ao pentear: Na hora de desembaraçar os fios, comece pelas extremidades e vá subindo gradativamente, assim eliminando os nós de maneira delicada. Ao pentear da raiz as pontas você deixa o seu cabelo quebradiço e abre as cutículas.
  2. Proteção térmica: Se você é adepta do secador, chapinha ou babyliss, redobre a atenção a invista em produtos com protetor térmico. Eles criam uma camada invisível que ajuda a reduzir os efeitos nocivos das altas temperaturas. Eles também ajudam a aumentar o brilho e a prolongar o efeito da escova.
  3. Cuidado com o excesso: Se engana quem acha que passar uma grande quantidade de shampoo faz bem aos fios. Aplique apenas o necessário para higienizar o couro cabeludo e reduza o número de lavagens para duas vezes por semana. O excesso de shampoo elimina o óleo natural de proteção dos cabelos, o que ajuda a causar as pontas duplas.
  4. Hidrate o corpo: Beber muita água ajuda a hidratar os fios, pois você absorve os minerais necessários. E além de cabelos, beber muita água deixa a pele mais bonita e também acaba com o inchaço. Com isso, hidratação se mostra fundamental!
  5. Nada de esfregar: Quando for secar os cabelos com a toalha, não esfregue os fios com força; isso cria eletricidade nos fios e causa as pontas duplas. Também evite penteá-los secos; umedeça pelo menos um pouco para facilitar o deslize dos pentes.
  6. Proteja do sol: Evite expor seu cabelo ao sol com frequência. Ao sair de casa, adote uma sombrinha, um chapéu ou boné. Não é somente a pele que sofre com as altas temperaturas. Cloro e sal marinho também são inimigos; portanto hidrate bem os fios após aquele mergulho.
  7. Corte: Calma, não precisa cortar um palmo do cabelo. Para manter a saúde dos fios e garantir que ele cresça saudável, é importante dar aquela aparadinha a cada três meses. Um dedinho é mais que suficiente. Agora, se para você já chegou em um ponto drástico, repense sobre o quanto deve cortar. Você também pode fazer o corte bordado para tratar pontas duplas e quebradiças!
  8. Babosa: Um tratamento caseiro extremamente eficaz, a babosa é um ingrediente mágico para evitar e tratar as pontas duplas e quebradiças. Basta cortar um pedaço de babosa, tirar sua polpa e aplicar diretamente no cabelo, da metade para baixo. Para a aplicação ser ainda mais eficaz, faça esta procedimento com os fios ainda molhados. Repouse por meia hora e depois lave normalmente. O cheiro da babosa não é dos mais agradáveis, porém o seu resultado é maravilhoso.
  9. Azeite amigo: Falando em tratamento caseiro, temos mais uma que ajuda a evitar ou tratar as pontas duplas: o tônico de azeite de oliva. Esquente algumas colheres de sopa de azeite e reserve. Mergulhe as pontas do cabelo e cubra com uma touca de banho, deixando agir por 30 minutos. Enxágue bem, pois ele é difícil de sair. Comece com uma boa quantidade de água quente e finalize com água fria para fechar os folículos capilares.
  10. Cauterize: Se a hidratação não está fazendo efeito, é hora de recorrer a uma medida mais séria, investir na queratina líquida para fazer uma cauterização capilar. Esse procedimento ajuda a repor a queratina natural perdida pelos fios e a reduzir a quantidade de fios eriçados pelo uso contínuo de secador e chapinha.
  11. Silicone: Aquele silicone que usamos para reparar as pontas também é um grande aliado para combater as pontas duplas. Ele ajuda a evitar o surgimento dos fios arrepiados. Depois de secar os fios, aplique o silicone no comprimento e nas pontas. Mas cuidado para não abusar e deixar o cabelo com aparência de oleoso. Você também pode aplicar com os fios ainda úmidos.
  12. Óleo para dormir: Antes de dormir, aplique óleo de argan nos fios. Durante o sono, as fibras capilares recebem o produto com mais eficácia e ajudam bastante na recuperação dos cabelos danificados. Ele ajuda a alinhar os fios e a reduzir o frizz.
Creme Loreal reparador e removedor de pontas duplas
Visto pelo microscópio
Creme Pantene reparador de pontas
Formas que a ponta se duplica
Pontas duplas com zoom
Ponta dupla de perto
Causa quebra e pode levar ao corte
Quebradiças e secas

Conte com o seu cabeleireiro

É muito importante conversar com o seu cabeleireiro para entender o nível de dano que seu cabelo está. Ele pode ser facilmente recuperado ou precisa de uma medida mais extrema. Cabelos escuros aparentam menos danos quando estão quebradiços; tanto que escurecer os cabelos é uma alternativa para quem está com eles muito ressecados, por exemplo.

Passe longe de água quente e opte por produtos de qualidade para tratar os fios; de nada adianta comprar produtos ruins que não vão fazer efeito ou que podem até agravar o problema. Em momento algum você está proibida de usar secador, chapinha ou babyliss, mas quanto mais o uso for evitado, melhores serão os resultados e mais facilmente a saúde dos fios

O corte é uma solução para quem não quer ter trabalho ou não deseja investir uma quantia alta para solucionar o problema. Mas pense duas vezes antes de passar a tesoura, se quiser cortar, que fique com o corte bordado!

Aparelho removedor, reparador e cortador de pontas
Ressecadas e arrepiadas
Tipos de ponta dupla
Shampoo Tresemmé – produto para pontas ressecadas e quebradiças
Foto com zoom no microscópio

Conhece mais algum cuidado ou dica sobre o que fazer com as pontas duplas? Comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)