Protetor Térmico para Cabelos – Guia PRÁTICO!

Você que usa constantemente chapinha, secador e babyliss não pode deixar de ler essa matéria, uma vez que o protetor térmico, tema do nosso post, é fundamental para evitar que seus cabelos sejam danificados por esses acessórios que, muitas vezes, são o melhor amigo da mulher. Vem comigo aprender mais sobre o assunto!

Protetor térmico: saiba o que é e como usar corretamente

As mulheres, para sempre ficarem belas, utilizam-se de certos recursos nos salões de beleza ou mesmo em casa como chapinhas, secadores, modeladores de cachos e outras ferramentas de calor que podem gerar danos aos cabelos.

Para que você possa se proteger do calor excessivo emitido por esse adereços é ideal que faça o uso do protetor térmico para cabelo. Mas por quê? Para que a fibra capilar não fique prejudicada, pois ela pode literalmente “torrar” com as altas temperaturas da piastra, do babyliss ou do secador.

Então, aí está a importância do seu uso, porque os efeitos do calor excessivo são muito prejudiciais aos seus cabelos. Talvez você, inicialmente, não perceba a importância do uso do protetor térmico, mas com o passar do tempo e com o uso frequente das ferramentas que citamos acima, verá que é de suma importância seu uso, porque logo menos seu cabelo estará completamente danificado ou até mesmo queimado.

protetor termico bom e com preço em conta
Protetores térmicos bons e seus respectivos preços no dia em que a matéria foi feita

O melhor produto para cada tipo de cabelo

Segundo especialistas, existem diversos tipos de protetor térmico e você deve observar qual se encaixa melhor conforme o tipo do seu cabelo. Vou dar algumas dicas, de acordo com o explicado por profissionais, dos melhores tipos de protetor térmico para o seu cabelo:

  • Se você tem cabelos opacos e secos, o ideal seria o Néctar Thérmique, da linha Nutritive, de Kérastase. Os grandes benefícios deste protetor (além de proteger), é que realiza o alinhamento das imperfeições dos cabelos, deixando-o com brilho e mais bem nutridos.
  • Se o seu caso for de cabelos sensíveis e danificados, o mais indicado seria o Ciment Thermique, da coleção Résistance, além da proteção capilar, um dos fatores benéficos é a restauração dos danos, trazendo mais maciez e resistência.
  • Se o seu problema é aquele cabelo com frizz e que não fica da maneira que deseja, ou seja, não respeita a dona (kkkk…), o ideal é o Keratine Thermique, da coleção Discipline, cujo próprio nome já diz, disciplina e dá fluidez aos fios, que ficam de forma impecável. O resultado não poderia ser melhor: fios suaves, disciplinados, com movimento e mais importante sem frizz.
protetor termico nectar thermique
Nectar Thermique
protetor termico keratine thermique
Keratine Thermique
protetor termico ciment thermique
Ciment Thermique

Opção mais barata – protetor térmico feito em casa

Uma boa dica para quem não gostaria de gastar dinheiro comprando os produtos descritos acima, por exemplo, é fazer seu próprio protetor térmico. Aqui vão dicas de como conseguir fazê-lo:

  1. Em um recipiente, pode ser de plástico ou de vidro, misture 50 gramas de creme para pentear, uma colher de chá de óleo de Argan, 100 ml de água termal, uma colher de sopa de soro fisiológico e misture bem até tudo ficar bem homogêneo.
  2. Depois você precisará de um pote com borrifador, onde você vai despejar a solução e borrifará à vontade nos cabelos antes da chapinha, antes do secador e antes do babyliss.
  3. Está pronto. Se precisar de usar uma quantidade maior para desembaraçar os cabelos, borrife mais quantidades necessárias.

Uma observação importante é que esta receita caseira dura até 30 dias na geladeira. Então é uma boa economia, não? Insta salientar também que é uma receita que serve para todos os tipos de cabelo e funciona para fios com ou sem química!

Confere também esse vídeo, com uma ótima e bem fácil receita DIY de protetor térmico caseiro!

Diferença entre protetor térmico e protetor solar para cabelo

Vamos entender bem o conceito desses dois produtos para os cabelos e concluir que são coisas bem diferentes, ou seja, os dois protegem, mas cada um de forma particular. Protetor térmico tem a ação de proteger os cabelos de ondas de calor geradas artificialmente, pelos apetrechos tais quais piastra e modelador de cachos.

Já o protetor solar vai servir para proteger dos raios solares, ou seja, uma fonte de calor natural, mas que pode igualmente nociva, já que o sol pode queimar os cabelos. Percebida a diferença, fica fácil saber que, ainda que sejam bem diferentes, esses produtos são fundamentais para a maioria das pessoas, já que no Brasil faz muito sol e o uso de chapinhas, secadores e afins é muito comum.

foto com exemplos de protetores termicos de qualidade
Protetores térmicos que protegem do calor e tratam os cabelos
imagem de protetor solar para cabelo
Protetor solar, outro produto bem diferente

As 4 maiores dúvidas de quem usa esse produto

Com a intervenção da internet e das redes sociais em nossas vidas, as pessoas ouvem as mais diversas informações das mais diferentes fontes e acabam ficando confusas. E com o protetor térmico não é diferente, já que cada um fala uma coisa. Vamos responder algumas dúvidas bem comuns agora:

  1. Você acredita que o protetor tem que ser aquecido antes do uso? Não necessariamente. Isto é opcional. Por ele ser um produto termo ativável, ele passa a funcionar, automaticamente, ao entrar em contato com o calor.
  2. O protetor térmico realiza a hidratação dos cabelos? A resposta é sim. Na sua composição o protetor em sua fórmula possui silicone, contribuindo para a hidratação e também para a selagem das cutículas dos fios.
  3. Você utilizando o protetor térmico, terá mais proteção capilar ou depende dos produtos que utiliza? A resposta é depende. Tem protetor térmico que oferece algumas benesses a mais, como alguns dos que mostramos lá no começo da matéria, outros são mais simples, e vão apenas proteger o cabelo do excesso de calor, evitando que eles tostem.
  4. Os protetores são todos iguais para qualquer tipo de cabelo? A resposta é negativa. Para cada tipo e necessidade do cabelo, há um protetor térmico diferente, uma vez que a indústria se especializou e conseguiu criar produtos específicos para cabelo loiro ou para cabelos secos, por exemplo, e, por conta disso, pode ser que uns protetores sirvam melhor para certo tipo de cabelo que outros. A ressalva é o protetor caseiro, que é coringa mas que não será tão bom quanto os que são comercializados.

O produto não funcionou? Então aprenda a usá-lo corretamente!

Muitas mulheres com receio que os fios fiquem queimados, usam e abusam do protetor térmico e aí cometem erros que podem, aí sim, prejudicar os seus fios. Veja a dica abaixo:

  1. Não lambuze demais o cabelo, antes de colocá-lo nos fios, passe nas mãos e esfregue, aí sim você poderá utilizá-lo em suas madeixas.
  2. Comece a passar do meio do cabelo até o final e vá escovando.
  3. Como uma última dica: Quando for comprar o produto, veja na sua composição se possui xilose e hidro açúcar. O primeira ajuda o cabelo a dispersar o calor e o segundo se liga a fibra do cabelo para conter a umidade.
resultado de chapinha e protetor termico nos cachos
Antes e depois nos cabelos cacheados
resultado de piastra com proteçao termica no cabelo liso
Antes e depois em cabelos meio lisos
foto que mostra resultado de alisar com chapinha cabelo crespo
Antes e depois no cabelo crespo

Seguindo todas estas recomendações sugeridas nesse artigo, você estará segura e com informações suficientes para o uso correto do protetor térmico para os cabelos. Este artigo foi útil para você? Deixe seu comentário! Até a próxima!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *