Queda De Cabelo Masculina: Tratamento, Causas, Como Evitar


Queda de cabelo masculina, cientificamente chamada de alopecia androgenética ou calvície masculina, é a maior causa de perda de cabelos no homem.

Dados da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA dizem que mais de 50% dos homens sofrerá ou terá sofrido com perda de fios de cabelo em algum grau ao chegar a idade de 50 anos.

Causas Da Queda De Cabelo Masculino

Uma das causas para seus cabelos caírem, precocemente ou não, é a genética, ou seja, um histórico de carecas e calvos na família. Pesquisas apontam que a calvície masculina está associada a hormônios sexuais chamados andrógenos, que tem várias funções, dentre elas regular o crescimento dos cabelos.

Cada fio de cabelo da sua cabeça tem um ciclo e crescimento. Com a queda de cabelo masculina acontecendo, esse ciclo começa a ficar cada vez mais curto e os folículos capilares passam a produzir fios cada vez mais finos e frágeis, chegando a um ponto em que nem cabelo mais é produzido.

Essa causa meramente genética de perda capilar no homem, em regra, não tem efeitos colaterais. Entretanto você deve prestar atenção a perdas bruscas de cabelo, uma vez que câncer, remédios e problemas na tireoide também estão associados a queda de cabelo. Em todo caso, se você está ficando calvo, procure um médico para saber a causa.

O médico saberá analisará pois fará um retrospecto das medicações que você já usou e saberá dizer se é algo relacionado a sua alimentação ou então algum problema no couro cabeludo, como contaminação por fungos.

Outro indicativo que a sua queda de cabelo masculino não é natural é dor no couro cabeludo ou ressecamento nele. Nesses casos, você deve procurar logo um médico, até mesmo para reverter a perda de cabelos.

Muitas vezes, as causas desse problema estarão associadas a alimentação e outros hábitos de vida, como muito estresse, coisas cujos cuidados são deixados de lado principalmente na adolescência, fazendo com que jovens com 20-22 anos acreditem ficar carecas de uma forma irreversível.

Queda de cabelo masculina – tudo sobre

Grupo De Risco De Calvície

O seu cabelo pode começar a cair na adolescência, mas normalmente a queda se inicia na fase adulta, e vai se aumentando à medida que se envelhece. A genética aqui é fundamental. Homens que tem muitos parentes calvos ou carecas estão no grupo de risco. E isso é especialmente determinante quando esses parentes estão no lado materno, ou seja, familiares por parte da sua mãe.

Queda de cabelo masculina -um problema que afeta mais de 50% dos homens

Será Que Vou Ficar Careca?

Se a sua perda de cabelos está começando nas têmporas ou na coroa do seu couro cabeludo, você está sim apresentando um padrão de queda de cabelo masculina.

Alguns homens experimentam a calvície só na coroa e outros ficam com aquelas famosas e profundas entradas, mas isso varia muito em intensidade, de forma que alguns homens só tenham essas falhas ou entradas e outros fiquem completamente sem cabelos.

Homens não querem ficar carecas

Técnicas Para Disfarçar, Evitar E Tratar O Problema

Tratamentos com remédios não são necessários se problemas de saúde não forem a causa. No entanto, os remédios estão aí para os homens que estejam insatisfeitos com a queda de cabelo e queiram fazer seu cabelo voltar a crescer. As técnicas envolvem:

  • Penteados,
  • Perucas,
  • Apliques,
  • Minoxidil e Rogaine,
  • Finasterida,
  • Transplante,
  • Aconselhamento psicológico.

Veja esse vídeo com 7 dicas para combater a queda de cabelo masculino:

Tratamento caseiro para queda de cabelo masculina – suco natural

Penteados

Homens com quantidade limitada de cabelos podem facilmente disfarçar a calvície com um penteado ou corte de cabelo ideal. Para isso, é só falar com seu barbeiro ou cabeleireiro que quer um cabelo pra disfarçar a careca.

Cabelos penteados pro lado disfarçam entradas

Perucas

As perucas podem disfarçar os fios que já estão finos e quase inexistentes. Existem perucas de tudo quanto é tipo e textura de cabelo. Para um resultado natural, você deve escolher uma peruca que se assemelhe àquilo que era seu cabelo. Ainda, existem perucas estilizadas especialmente para uma pessoa, ou seja, elas ficam tão naturais que ninguém desconfia, existem até famosos que fazem uso desse tipo de produto.

Peruca masculina

Apliques

Apliques de cabelo humano são afixados diretamente aos seus fios de cabelo. Nesse caso, você deve ter cabelo suficiente para prender o aplique. A vantagem dos apliques é que eles sempre estão com você, passando a fazer parte mesmo do seu cabelo. As desvantagens são que o aplique precisa ser refeito quando o cabelo cresce e o procedimento de fixação pode danificar tanto seus cabelos quanto seu couro cabeludo.

Antes e depois de aplique masculino de cabelo

Minoxidil e Rogaine

Minoxidil ou Rogaine é um medicamento tópico aplicado diretamente ao couro cabeludo. Ele diminui a queda de cabelo no homem e estimula os folículos a fazerem novos fios crescerem. O Minoxidil demora, em média, de 4 meses a 1 ano para apresentar resultados consideráveis, havendo casos em que a queda de cabelo persiste quando interrompe-se o uso da medicação, mas esse efeito colateral é raro.

Falando de colaterais, embora sejam incomuns, algumas pessoas experimentam os seguintes sintomas: ressecamento local, irritação, sensação de ardência ou, ao contrário, aumento da oleosidade. Há, ainda, sintomas mais perigosos, que se você sentir algum deles, deve interromper imediatamente o uso da substância e buscar auxílio médico:

  • Ganho de peso,
  • Inchaço das mãos, rosto, tornozelos ou abdômen,
  • Problemas para respirar quando estiver deitado,
  • Taquicardia,
  • Dor no peito,
  • Respiração ofegante.
Antes e depois de usar Minoxidil por 1 ano
Rogaine – marca de Minoxidil

Finasterida

Finasterida é um remédio oral que diminui a queda de cabelo em alguns homens. Ela funciona bloqueando a produção do hormônio responsável pela queda de cabelo. A Finasterida tem maior taxa de sucesso que o Minoxidil e também tem resultados condicionados ao uso.

Você só vai ver resultados usando a Finasterida depois de 3 a meses a 1 ano de uso. Se nenhum cabelo crescer dentro desse período, seu médico provavelmente recomendará que seja interrompido o uso da medicação. Os efeitos colaterais da Finasterida são variados e nem todas as pessoas experimentam:

  • Depressão,
  • Coceira,
  • Erupção cutânea,
  • Urticária,
  • Sensibilidade nos mamilos,
  • Ginecomastia,
  • Descamação do rosto e dos lábios,
  • Dor na ejaculação,
  • Dor nos testículos,
  • Disfunção erétil.
Remédio Finasterida

Embora seja raríssimo, já foi documentado caso de câncer de mama associado ao uso da Finasterida, que ainda pode afetar o PSA, um antígeno específico da próstata e usado para determinar a presença de câncer de próstata. Qualquer aumento nos níveis de PSA durante o uso da Finasterida devem ser avaliados por um médico.

Transplantes

Um transplante de cabelo é o mais invasivo e caro dos tratamentos para queda de cabelo masculina. Transplantes funcionam através da remoção de cabelos de partes do couro cabeludo que tem crescimento efetivo de fios para outras em que os cabelos estão crescendo mais frágeis ou sequer crescem.

Antes e depois de fazer transplante capilar

Múltiplos tratamentos podem ser necessários pois este procedimento é arriscado, havendo risco de infecção e cicatrizes. As vantagens do transplante são que o resultado fica natural e é definitivo.

Aconselhamento psicológico

Às vezes, a queda de cabelo no homem pode estar associada ao estresse ou outros problemas psicológicos; então, se você se encontra nessa situação, um profissional pode te ajudar a acalmar as coisas e a levar a vida com mais leveza, o que pode reduzir a queda dos fios.

Mas, se você já está careca e está com dificuldades em aceitar sua condição, é melhor procurar um psicólogo ou psiquiatra caso esteja se sentindo muito ansioso, com baixa auto-estima, depressão ou qualquer outro problema relacionado calvície.

Procure ajuda psicológica, não sinta vergonha!

Como Prevenir A Perda De Cabelo

Não existem formas de prever a queda de cabelo masculino, a exceção de quando for causada por problemas psicológicos, aí valendo o que foi dito no tópico acima, sobre o aconselhamento psicológico.

Homem com muitos cabelos e pouca ou nenhuma queda

E aí, o que você achou desse artigo sobre queda de cabelo masculino? Tem mais alguma dúvida, comente!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)