Queratinização Capilar – Tudo sobre o tratamento MILAGROSO!

Tá sofrendo com cabelos danificados? Depois de você conhecer o que é queratinização capilar e fazer nosso passo a passo, seu cabelo renascerá, aposto!

A cauterização capilar pode ser conhecida também como queratinização. Este é um tratamento que é utilizado para recuperar os danos dos cabelos, principalmente os que são causados por químicas.

kit da vita a para queratinizar
Queratinização capilar com kit Vita A
queratinizacao para os cabelos bonitos
Aprenda como fazer passo a passo queratinização de cabelos

A intervenção tem a promessa de dar brilho e maciez para as madeixas. Até mesmo para os fios mais sensíveis, diminuindo as pontas duplas, frizz e possíveis quedas, o que passa uma impressão de que alisa o cabelo, embora não seja um tratamento de alisamento.

O que é esse tratamento e para que ele serve?

Basicamente a queratinização repõe a proteína dos cabelos por causa da adição de queratina. Esta substância dá de novo a proteína que os fios perderam com a exposição aos raios solares, com a poluição, tratamentos químicos e etc. Este é seu principal benefício.

resultado da queratinizacao capilar
Antes e depois de fazer queratinização capilar

Este tratamento intensivo tem a capacidade de cicatrizar as cutículas do cabelo, através da proteína. O que dá, consequentemente, uma hidratação mais profunda para os fios, e que dura por mais tempo. Com a cauterização capilar a elasticidade das madeixas é restabelecida, graças a correção da estrutura capilar.

A perda considerável de proteína causa a sensibilidade do cabelo, acarretando queda e outros danos mais sérios. O desgaste da fibra capilar, desencadeia a quebra dos fios, além do aspecto seco, poroso e sem vida. E a queratina serve justamente para preencher as fissuras presentes no cabelo.

queratinizaçao funciona nas pontas
Antes e depois – resultado nas pontas

Por isso, o tratamento é uma espécie de reconstrução capilar, que busca como benefícios refazer os fios e exterminar os danos, e por sua vez devolve a maciez e o brilho a cabeleira.

É por todos esses motivos que a queratinização é considerada por muitas pessoas como um tipo de hidratação mais profunda. Isso porque o tratamento suaviza as pontas duplas, sela as escamas do cabelo, além de eliminar o aspecto arrepiado e ressecado dos fios.

Quais são as etapas da queratinização?

Normalmente a queratinização capilar é feita em 4 etapas. São elas:

  1. A limpeza profunda.
  2. A aplicação de queratina.
  3. Aquecer os fios para que o produto penetre melhor.
  4. A finalização.

O processo em si pode variar dependendo do profissional que vai realizá-lo. Vai depender também da necessidade do seu cabelo (se está muito ou pouco danificado).

aprenda como fazer com tutorial de blogueira
Tutorial passo-a-passo de queratinização com cauterização da Vita A

Os profissionais cabeleireiros seguem etapas similares no tratamento. Tudo para que os fios consigam a penetração correta de queratina. Se as fases não são feitas da forma certa, a cauterização não vai fazer o efeito ideal. É pensando nisso, que vamos te mostrar agora o passo a passo do procedimento:

  • O primeiro passo é a lavagem do cabelo com shampoo antirresíduos. O ideal é fazer a lavagem duas vezes para que o produto abra as escamas do cabelo. O que vai prepará-lo para a cauterização.
  • Depois faça a secagem dos fios com uma toalha, tirando todo o excesso de água. O cabelo precisa estar seco para a próxima fase.
  • Na fase de aplicação do produto, o cabelo é dividido em mechas pequenas. Com isso, o creme à base de queratina é aplicado em cada mecha com cuidado. O tempo exato do produto em contato com o cabelo é estabelecido pelo profissional ou então no rótulo do produto.
  • Na última etapa, depois que o produto for retirado com enxague, chega a hora da finalização, que é feita com uma escova nos cabelos. Isso porque, sempre é necessária uma fonte de calor para que as moléculas do produto sejam quebradas e a cutícula dos fios abertas, tudo contribuindo para uma melhor absorção do produto. Por isso, em alguns casos também é usada a chapinha para a finalização, compreendendo o tratamento de selagem térmica.
queratinizacao em madeixas claras
Resultado do tratamento em cabelo loiro

Olha aí esse vídeo tutorial passo a passo de como fazer queratinização capilar caseira:

Em que se diferencia da cauterização?

A tabela abaixo explica muito bem a diferença entre a queratinização e cauterização. Embora sejam tratamentos parecidos, apresentam diferenças marcantes, mas agora você não vai mais confundir!

TratamentoQueratinizaçãoCauterização
Princípio ativoQueratinaQueratina
Fonte de calorNão, a queratina é fixada a partir da finalizaçãoSim, através de selagem com chapinha
Indicado paraRepor a queratina nos cabelosRepor a queratina dos cabelos
VantagensNão sofrer com os efeitos colaterais da chapinha (cabelo ficar áspero, por exemplo)Aparência mais lisa do que com a queratinização

Com fazer em casa – é bem fácil!

O procedimento normalmente é feito por profissionais em salões de cabeleireiro. Principalmente se os fios estiverem muito danificados e ressecados. Mas, mesmo assim, o legal desse tratamento é que se você quiser fazer a queratinização capilar caseira, também dá, através de kits que são vendidos no mercado.

Confira o passo a passo:

  1. Lavar o cabelo com xampu e enxaguar bem. Com uma toalha, remover o excesso de água do cabelo, mas ainda deixando úmido.
  2. Aplicar a queratina líquida nas mechas, por todo o comprimento, e deixar agir por 15 minutos.
  3. Aplicar a máscara de hidratação que você já usa e deixar agir por mais 15 minutos. Neste passo, você deve envolver seu cabelo com uma touca.
  4. Enxaguar bem, passar leave in e deixar secar naturalmente.
queratinizacao serve no cabelo cacheado
Queratinização no cabelo cacheado

O importante sempre é comprar produtos de marcas confiáveis e fazer tudo direitinho, em cada etapa que foi citada acima, para que a cauterização tenha o efeito perfeito. Lembre-se sempre que os tratamentos feitos em casa precisam ser feitos cuidadosamente.

Quais cuidados você deve tomar ao fazer em casa?

As principais precauções que devem ser levadas em consideração para uma queratinização, é evitar deixar o produto mais tempo do que o determinado nos rótulos. Quando o cabelo recebe uma dose de queratina em excesso, o fio fica enrijecido, o que pode causar a sua quebra. Outra dica importante é se ligar no uso indevido da chapinha com o cabelo molhado. Isso pode danificá-lo bastante depois do tratamento.

resultado da queratinizacao em cabelos pretos
Queratinização nos cabelos pretos

Mesmo com as nossas dicas para fazer a cauterização capilar em casa, é legal fazer o primeiro procedimento em salões de beleza. Já que existem diferentes graus de danos e ressecamento nos fios que somente um profissional vai saber lidar melhor. Posteriormente, os fios vão estar menos danificados e você pode manter o tratamento em casa.

queratinizacao em cabelos quimicamente tratados
Antes e depois em cabelos com química

Vale lembrar que a queratinização capilar pode ser aplicada para qualquer tipo de cabelo. Principalmente se eles estiverem quebradiços, desidratados, ressecados ou se você abusou muito das químicas, secadores e chapinhas.

Invista no tratamento e veja como os seus cabelos vão ganhar maciez, brilho e força. Curtiu o post? Já fez queratinização? Então comente e fale o que achou!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
2 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *