Realinhamento Capilar [GUIA + Receita Caseira Passo a passo]

Quer alinhar o seu cabelo mas não sabe como? Tem medo de fazer escova progressiva por não saber se vai formol ou não nela? Com o realinhamento capilar você pode atingir esse objetivo sem medo.

As tendências de penteados de cabelos mudam a cada ano e com essas tendências também novos procedimentos surgem. Responderemos a uma série de dúvidas que você provavelmente tem sobre esse procedimento, nesse artigo.

O que é realinhamento capilar?

O que é realinhamento capilar?
O que é realinhamento capilar?

O realinhamento capilar, como o próprio nome sugere, serve para alinhar novamente os fios de cabelo. Isso faz com que o cabelo fique menos volumoso, com menos frizz, mais hidratado e também mais maleável, facilitando uma série de penteados.

Sabe quando você penteia os cabelos mas quando olha no espelho está cada fio indo para um lado diferente, com amassados de quando você prendeu ele em um coque, rabo de cavalo ou algo do tipo?

Pois é justamente esse tipo de problema que o realinhamento capilar resolve. Ele é indicado para todos os tipos de cabelos, seja eles lisos, ondulados, crespos ou cacheados. O produto que faz o realinhamento capilar é composto por mais de 20 tipos de aminoácidos diferentes e todos naturais.

Alguns desses aminoácidos estão presentes inclusive nos próprios fios, trazendo assim uma reestruturação dos fios danificados no dia a dia ou mesmo por outros produtos.

Vantagens e desvantagens do realinhamento capilar

Vantagens e desvantagens do realinhamento capilar - foto antes e depois
Vantagens e desvantagens do realinhamento capilar – foto antes e depois

Como todo procedimento estético, o realinhamento capilar também possui uma série de vantagens e desvantagens. Abaixo vamos apresentar para você algumas delas para ajudar na sua tomada de decisão.

Vantagens

  1. Diminui o volume dos cabelos;
  2. Diminui o frizz e fios rebeldes;
  3. Hidrata os cabelos;
  4. Alisa os fios;
  5. Não usa formol;
  6. É um procedimento rápido de fazer;
  7. Não usa outros produtos químicos em sua composição;
  8. Deixa o cabelo mais macio;
  9. Deixa o cabelo mais maleável, facilitando penteados;
  10. O cabelo não fica com marcas de penteado;
  11. Deixa o cabelo mais brilhoso;
  12. Forma uma barreira protetora nos fios;
  13. Deixa o cabelo mais forte;
  14. Não causa dano à fibra capilar;
  15. Pode ser feito em todos os tipos de cabelo.

Desvantagens

  1. Diminui parcialmente os cachos, crespos e ondulações do cabelo;
  2. Valor do procedimento não muito atrativo;
  3. Não é recomendado fazer o procedimento em casa (embora possa ser feito, e nós vamos ensinar).

Contraindicações

Em um primeiro momento não existem contraindicações para o uso do produto que faz o realinhamento capilar. Ele pode ser utilizado mesmo quando existem químicas diferentes no cabelo, como tinturas ou produtos de outros alisamentos.

Mesmo assim, sempre é importante fazer alguns testes antes de aplicar o produto em todo o cabelo. Os testes mais comuns e fáceis de utilizar é passar um pouco do produto em uma região pequena da pele para ver se não causará irritação ou coceira. Já no cabelo é importante testar primeiramente em uma mecha dos fios, principalmente se você tiver os cabelos pintados.

Como é feito o realinhamento capilar?

Como é feito o realinhamento capilar?
Como é feito o realinhamento capilar?

Depois de encontrar o profissional adequado para esse trabalho, é seguido um passo a passo.

  • Utilização de shampoo antirresíduos;
  • Enxágue dos cabelos;
  • Retirada do excesso de água dos cabelos;
  • Com eles ainda úmidos o produto do realinhamento capilar é aplicado;
  • O produto é utilizado em mechas previamente separadas;
  • Utilizado o secador de cabelo;
  • Em seguida a chapinha;

Por fim o profissional decide se deve ou não enxaguar os cabelos novamente para retirar o produto. Se você tem cabelos cacheados, crespos ou ondulados e quer manter as suas madeixas sem muitas alterações, o procedimento é um pouco diferente.

Por exemplo, nesses casos é bem improvável que a chapinha seja utilizada. É possível encontrar esse produto de várias marcas e com preços variados. Entre as marcas mais conhecidas podemos citar:

Realinhamento capilar caseiro, como fazer?

Realinhamento capilar caseiro
Realinhamento capilar caseiro

Como dito acima, não é recomendado o uso em casa desse produto. Para ter uma qualidade melhor e não correr riscos com o seu cabelo o correto é procurar um profissional capacitado. Mas, sabemos que o valor de um profissional nem sempre se encaixa naquilo que você pode gastar.

Um realinhamento capilar (ou alinhamento capilar) pode custar valores superiores a 500 reais a aplicação. Considerando que o ideal é refazer o alinhamento capilar a cada 3 meses, é um bom valor gasto no decorrer de um ano.

Dessa forma você pode adquirir o produto em lojas credenciadas ou mesmo farmácias e seguir o passo a passo descrito na bula. Mas, não tente fazer o procedimento sozinha, peça ajuda a uma amiga ou outra pessoa de confiança e que tenha talento para esses tipos de trabalhos manuais. Utilizar o produto de forma errada pode trazer problemas piores para o seu cabelo ou mesmo para a sua saúde.

Receita passo a passo com maisena

Receita passo a passo com maisena
Receita passo a passo com maisena

Como falamos acima, o valor de buscar um profissional pode não estar dentro de suas possibilidades. Em alguns casos até mesmo adquirir o produto para o alinhamento capilar pode ser difícil.

Nesse caso você pode tentar utilizar em casa a maisena para ter uma ideia de como ficaria o procedimento realizado por um profissional. Esse processo não fica tão bom quanto um utilizando os produtos corretos ou mesmo feito por um profissional, mas já ajuda para o seu cabelo.

Para isso serão necessários 3 ingredientes:

  • Maisena;
  • Óleo vegetal;
  • Máscara de hidratação.

Siga esse passo a passo:

  1. Misture a maisena e a máscara de hidratação;
  2. Ambas precisam ter a mesma proporção. Por exemplo, 200 gramas de maisena para 200 ml de máscara;
  3. Coloque 5 gotas de óleo vegetal;
  4. Misture tudo até formar uma massa homogênea;
  5. Lave os cabelos com shampoo anti resíduos;
  6. Com o cabelo ainda úmido e alinhado (penteie ele bem), aplique o produto;
  7. Penteie o cabelo com o produto deixando ele alinhado e para a mistura pegar em todos os fios;
  8. Deixe por 15 minutos;
  9. Enxágue bem;
  10. Seque com secador e depois chapinha. Se o seu cabelo for crespo, ondulado ou cacheado, não utilize a chapinha, porque isso pode remover o formato do seu cabelo.

Gostou das dicas sobre realinhamento capilar? Se ficou alguma dúvida deixe ela nos comentários que responderemos! E não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *