Remineralização Capilar: O Que é e Como Fazer [Passo a Passo]

Que tal fazer um procedimento que coloca seus fios no lugar, deixando-os mais nutridos e bonitos, além de restaurá-los de danos que sofrem diariamente graças a sol, poeira, chapinha, produtos cosméticos, dentre outros agentes? É isso que a remineralização pode fazer por você, vem conhecer tudo sobre ela!

Você sabe o que é ou para que serve uma remineralização capilar? Saiba o que é, para que serve e como fazer aqui.

Durante o dia a dia, é normal que o cabelo perca nutrientes e minerais devido as intempéries do tempo e até mesmo as provações que nós fazemos com nossos fios. Sol, chuva, vento, frio, calor, secador de cabelo, chapinha, produtos de baixa qualidade, tinturas, produtos com formol e muitas outras coisas fazem com que o nosso cabelo se torne um ‘bagaço’ com o tempo.

Por esse motivo alguns produtos foram criados (ainda bem) para recuperar esses danos causados aos nossos cabelos e um deles é o remineralizante capilar.

Remineralização Capilar: O Que é e Como Fazer Passo a Passo!
Remineralização Capilar – conheça tudo sobre!

O que é remineralização capilar?

A remineralização capilar, como o próprio nome sugere, serve para devolver aos fios os minerais perdidos no nosso dia a dia. Devolver esses minerais aos cabelos ajuda em muitas coisas, entre elas podemos citar:

O remineralizante capilar serve para todos os tipos de fios de cabelo, desde o liso até o mais cacheado/crespo. Para o cabelo liso o alisamento ocorre naturalmente pois os fios realinhados, encorpados e sem frizz ou rebeldia dão esse efeito ‘mais liso’.

Já para os cabelos crespos, cacheados ou ondulados o efeito não é de alisamento e sim de valorização das suas ‘madeixas’. Ou seja, a remineralização capilar não serve para alisar o cabelo, não é essa a sua função (a menos que o seu cabelo já seja liso). Sua função é devolver o formato original dos fios e valorizá-los ao mesmo tempo que os devolve vida.

Você acorda com o cabelo todo embaraçado?

Isso pode ocorrer por dois motivos basicamente:

  1. Seus fios são muito finos o que facilita o embaraçar ao dormir;
  2. Os fios rebeldes e sem formato definido facilitam o embaraçar durante o sono.

E por qual motivo isso ocorre?

E por qual motivo isso ocorre?
Entenda a causa

Quando você está dormindo é natural virar para um lado e outro. O cabelo ‘esfregando’ no travesseiro faz com que ele fique assim, embaraçado. Algumas técnicas comuns de se usar para diminuir esse problema são:

  • Não dormir com os cabelos molhados;
  • Fazer chapinha antes de dormir;
  • Trançar os cabelos antes de deitar.

Isso ajuda a resolver o problema de embaraçamento mas não resolve a causa desse problema. A remineralização capilar, como dito acima, realinha os fios rebeldes, ajudando a evitar isso.

Mas o principal motivo pelo qual isso ocorre é devido aos fios serem muito finos. Esse produto auxilia ‘encorpando’ os fios, ou seja, deixando eles mais grossos e consequentemente diminuindo o embaraçamento do cabelo.

Onde fazer o procedimento?

Onde fazer o procedimento?
Onde fazer o procedimento?

Sempre é importante fazer qualquer procedimento estético, seja nos cabelos, pele ou em qualquer parte do corpo com um profissional. O cabeleireiro é a única pessoa capaz de dizer exatamente do que o seu cabelo precisa e aplicar o produto fazendo o procedimento da forma correta.

Por esse motivo busque um profissional na hora de fazer esse procedimento. O procedimento é feito normalmente com a aplicação de pelo menos 3 produtos, ocorrendo conforme o seguinte passo a passo:

  1. Os cabelos são lavados com um shampoo remineralizante;
  2. Após o enxágue é passado uma mascará de tratamento também remineralizante;
  3. Por fim, para hidratar os cabelos é utilizado um ‘sérum capilar’ com remineralizante.

Esse procedimento pode mudar dependendo do tipo de cabelo que você tem ou o penteado que deseja. Se você tem cabelo liso ou deseja deixar ele liso, é normal utilizar durante o procedimento a chapinha para selar melhor os fios e ‘segurar’ os minerais da remineralização por mais tempo neles.

Posso fazer a remineralização capilar em casa?

Posso fazer a remineralização capilar em casa?
Posso fazer a remineralização capilar em casa?

Sim, você pode fazer esse procedimento em casa, apesar de ele não ser recomendado. Para isso, basta você comprar o kit com os produtos e seguir o passo a passo descrito na bula para o procedimento.

Entre os produtos mais conhecidos, o Kit Remineralizante Innovator da Itallian Hair Tech é comumente o mais indicado. Esse kit custa de 300 até 400 reais dependendo do lugar onde você comprar.

Se você for comprar pela internet, tome muito cuidado ao escolher o site onde fará sua aquisição, pois existe muito produto falsificado e que pode prejudicar ainda mais seus fios. Busque sites confiáveis ou, na dúvida, compre em uma loja física ou farmácia de sua preferência.

Porém, como dito acima, não recomendamos o procedimento em casa. Você pode terminar comprando um produto falsificado ou fazendo o procedimento de forma errada, prejudicando os seus fios. Sem contar que gastar até 400 reais em um produto para depois não ter resultado algum ou deixar seu cabelo pior do que estava não é nada agradável.

Para que pessoas serve?

Quem pode fazer?
Quem pode fazer?

Como dito, todos os tipos de cabelos podem utilizar o remineralizante capilar para devolver a saúde e a vida dos fios. Porém, para cada tipo de cabelo terá um resultado diferente.

Esse procedimento não contém formol, podendo ser utilizado tanto por jovens quanto por pessoas de idade avançada. Além disso, ela também pode ser utilizada junto com outros procedimentos, como alisamentos, progressivas e definitivas sem prejudicar nenhum deles.

Não existe contraindicações para a utilização do remineralizante capilar, porém é mais indicado fazer um teste de contato para verificar se você não tem alergia a algum dos produtos presentes neles.

Para fazer isso basta utilizar uma gota de cada produto em algum local da sua pele (recomendamos os locais mais sensíveis, como a pele da mão). Deixe o produto agir por uns 10 minutos na pele e depois a lave.

Se o local apresentar vermelhidão ou coceira, você tem alergia a algum dos seus componentes. Nesse caso não o utilize, tente descobrir a qual dos componentes você é alérgica e adquira um remineralizante de outra marca, que não tenha esse componente.

Quando preciso fazer uma remineralização capilar?

Pessoas com os cabelos não tão ‘desgastados’ podem fazer uma remineralização capilar a cada 3 meses. Já se você tem os cabelos muito danificados o recomendado é fazer de uma a duas vezes por mês. Pergunte ao profissional de quanto em quanto tempo você precisa fazer o procedimento.

Antes e depois de fazer remineralização no salão
Antes e depois de fazer remineralização no salão

Gostou das dicas? Ficou alguma dúvida? Se ficou pergunte nos comentários que responderemos. E não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *