Xampu Cinza: Saiba O Que É E Como Usar Corretamente!

Você quer saber se o shampoo cinza é o que seus cabelos realmente estão precisando? Leia esse texto até o fim e descubra se é disso que você necessita!

Veja como usar o shampoo cinza da forma certa e, se você não tem certeza do que é, aprenda agora!

Muita gente que tem cabelos em tons mais claros sofre para manter os fios com uma aparência bonita, saudável e, principalmente, na nuance desejada.

Alguns produtos capilares, entretanto, ajudam a contornar esses desafios ao dar aos fios a tonalidade desejada por meio da neutralização de tons que são considerados indesejáveis. Nesse sentido, uma das opções é o shampoo cinza.

Prepare-se para conhecer as possibilidades desse shampoo no artigo a seguir e saiba como usá-lo!

O que é o shampoo cinza e para que serve?

O shampoo cinza é um produto para cabelos muito utilizado para corrigir tons de fios que estão com uma aparência amarelada. O objetivo desse shampoo é, basicamente, o de retirar/neutralizar esses componentes amarelados e, ao mesmo tempo, criar uma nuance acinzentada no fio.

shampoo cinza de marca
Xampu Agima cinza
shampoo bio extratus
Bio extratus – tira alaranjado e acobreado
shampoo cinza tira o amarelo
Desamarelador
shampoo nupill bom
Escuro da marca Nupill
shampoo natural bom
Flores e Vegetais

Essa atuação é responsável por tirar a parte “vibrante” do tom do cabelo, que acaba saltando aos olhos quando o fio fica acobreado ou amarelado. Com o uso adequado, os cabelos ganham uma tonalidade mais acinzentada, discreta e, dependendo do cabelo, mais natural.

Para quem ele é indicado?

Se você tem cabelos pretos, castanhos ou mesmo ruivos provavelmente não precisa se preocupar com o uso desse produto, mas se você tem nos cabelos algumas das opções abaixo deve ficar de olho nesse produto:

  • Brancos ou grisalhos,
  • Tingido de cinza,
  • Loiros.

Pessoas com cabelos brancos ou grisalhos:

Com a idade, muitas pessoas decidem assumir os cabelos brancos ou grisalhos, mas eles também podem surgir mais cedo e você pode ostentá-los pelo motivo que for.

Um grande problema, entretanto, é que por mais que não se use tinta o cabelo branco vai ficando progressivamente amarelado.

Isso é causado por fatores como a poluição e a própria degeneração e oxidação das células. Esse shampoo, portanto, age retirando essas impurezas e esses pigmentos, fazendo com que os fios tenham um tom mais “limpo” novamente.

Pessoas com cabelo tingido de cinza:

Recentemente, a tendência do granny hair (ou “cabelos de vovó”, em tradução livre) começou a fazer a cabeça das mulheres. Com isso, muitas não apenas clarearam os cabelos, mas fizeram com que os fios ficassem totalmente cinzas – não brancos ou grisalhos, mas cinzas e estilosos.

Para que a beleza dos fios seja mantida, entretanto, é preciso tomar cuidado com a oxidação da cor que pode ficar amarelada rapidamente. Nesse caso, o shampoo cinza é a opção perfeita para manter a cor de maneira mais viva, intensa e fiel.

Pessoas com cabelos loiros:

Quem descolore e/ou pinta o cabelo sabe que é muito fácil chegar a um tom de amarelo ovo ou alaranjado. Independentemente do motivo, essa cor dificilmente é o tom desejado, já que um loiro mais natural é mais leve e, inclusive, mais acinzentado.

Para conseguir esse efeito, portanto, o ideal é utilizar um shampoo cinza, que vai ajudar a retirar esses pigmentos e fazer os fios ficarem mais acinzentados.

shampoo cinza pra cabelo loiro
Antes e depois de usar no loiro
shampoo cinza pra cabelo loiro
Antes e depois de fazer shampoo
cabelos castanho com shampoo cinza
Resultado em fios castanhos
shampoo cinza clareador
Como clareia os castanhos
shampoo keune
Keune pra madeixas brancas

Como usar o shampoo cinza?

Apesar do nome, esse shampoo não é cinza e, sim, muito escuro – geralmente, em tom de roxo bem intenso.

Por causa da sua intensidade, ele não deve ser usado nem todos os dias e nem durante muito tempo ou então você corre o risco de manchar o cabelo ou fazer com que ele fique com uma aparência excessivamente porosa, por exemplo.

O ideal é usar quinzenalmente ou mesmo uma vez por mês. Embora cada fabricante tenha suas próprias recomendações, você geralmente deve espalhar o shampoo nos fios umedecidos e massagear levemente, enluvando todos os fios.

Em seguida, é preciso deixá-lo agir por menos do que cinco minutos e, em seguida, enxaguar abundantemente. Como resultado, o cabelo fica imediatamente mais acinzentando, o que vai se tornando cada vez mais intenso ao longo das semanas de uso.

Veja esse vídeo tutorial passo-a-passo ensinando como desbotar e retirar pigmentos do cabelo com xampu cinza:

shampoo de grisalho
Para homem de cabelo grisalho ou branco
shampoo grafit cinza
Grafit – é bem escuro, como dito no texto
shampoo lohanny
Cinza escuro da L’ohanny
shampoo loreal paris
L’óreal
shampoo masculino loreal
Masculinos da L’óreal

Quais os cuidados tomar com esse shampoo?

Embora pareça inofensivo, esse shampoo pode ser muito prejudicial para o seu cabelo se você não utilizá-lo corretamente, então é bom ficar atenta a algumas dicas fundamentais que vão garantir um cabelo bonito.

  1. A primeira dica é que você não deve ultrapassar o tempo de utilização do produto. Se você deixá-lo muito tempo em contato com os fios, o resultado é que os cabelos ficam mais danificados ao final e, principalmente, que o tom pode ficar muito mais claro ou muito diferente do que você espera.
  2. Por falar em danificação dos cabelos, você precisa saber que por ter efeito moderadamente instantâneo, esse shampoo é responsável por dar uma leve danificada nos fios. Se eles já estiverem porosos ou quebradiços, o resultado pode ser ainda mais danos, então é importante fazer reconstruções capilares antes e depois de seu uso.
  3. Por ser muito escuro, esse shampoo também tem um alto poder de manchar – tanto o seu cabelo como o seu rosto e suas roupas. Por isso, na hora de aplicar é muito importante massagear bem os fios e espalhar bem o produto. Se não ficar uniforme, você corre o risco de ficar com o cabelo mais claro em uma região e mais escuro/amarelado em outra.
  4. Na hora de enxaguar, também é preciso garantir que o produto tenha saído por completo. Sair do banho ainda com esse shampoo nos cabelos além de manchar suas roupas pode fazer com que o cabelo fique sofrendo danos de maneira contínua e até mesmo fique manchado devido aos pigmentos. Por isso, vale a pena dar uma enxaguada a mais para garantir que o produto tenha saído por completo.
  5. Não utilize esse shampoo para ficar com o cabelo cinza. Pode parecer irônico e simplesmente mais fácil descolorir um pouco os cabelos e ficar usando esse produto para conseguir fios acinzentados, mas essa não é uma boa opção. Além de levar muito mais tempo, isso também vai prejudicando os cabelos, além de que nesse caso você não terá qualquer controle sobre o tom obtido. Melhor evitar.
tonalizante bom para cabelo branco
Tonalizante Brilhancy cinza
xampu cinza da soft hair
Soft Hair
shampoo seda com pote cinza
SEDA – só tem embalagem cinza
shampoo payot
Payot
shampoo grisalho
Phytogen para grisalho

O shampoo cinza é uma opção adequada para quem tem cabelos brancos, grisalhos, cinza ou loiros já que ele retira os pigmentos amarelos e dá uma nuance mais acinzentada para os fios, valorizando esses tons.

Para que ele ofereça esses resultados e o visual fique do jeito que você espera, entretanto, é muito importante usar o produto do jeito certo para evitar surpresas coloridas desagradáveis no final.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
31 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *