Shampoo Para Piolho: Como Usar, Como Funciona, Vídeo!


Aprenda como usar corretamente o shampoo para piolho!

Aprenda mais sobre shampoo para piolho

Um problema muito comum na população infantil pode afetar também os adultos. Não é a catapora, a rubéola ou o sarampo e, sim, os piolhos. Sim, esses pequenos parasitas que ficam andando pela cabeça e causam coceira sem fim também podem aparecer no cabelo de adultos.

Como são transmitidos pelo contato, é preciso cuidar desse problema o quanto antes para evitar que outras pessoas também sofram com esse problema. Por isso, veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de shampoo.

Como funciona o xampu para este problema?

Um shampoo para piolho tem um funcionamento bem simples: ele é responsável por acabar com a oxigenação dos piolhos e envenená-los graças à existência de produtos altamente tóxicos para essas pequenas criaturas. No geral, usar um shampoo para piolho mata os piolhos maiores e as ninfas, que são os filhos.

Abelha rainha de arruda e citronela
Deltacid deltametrina
Escabin famoso
Kwell – permetrina

As lêndeas, por outro lado, são os ovos dos piolhos que frequentemente ficam presos e agarrados aos fios. Nesse caso, o shampoo tende a não ser porque o piolho efetivamente ainda não existe e por isso é necessário proceder a escovação em conjunto ao tratamento com shampoo.

Alguns shampoos, entretanto, possuem uma tecnologia mais avançada e são capazes de matar os piolhos e também eliminar as lêndeas logo na primeira aplicação. O preço varia de 10 até 30 reais!

Como usar

Embora cada shampoo para piolho funcione de uma maneira relativamente específica, alguns passos tendem a ser comuns. Nesse caso, o recomendado é que os cabelos com piolhos sejam lavados com shampoo e condicionador normal de modo a retirar a sujeira que fica naturalmente no couro cabeludo.

Em seguida, deve-se aplicar o shampoo conforme as instruções no rótulo. Normalmente, o ideal é encharcar o cabelo com o produto e se focar principalmente em três áreas: couro cabeludo, nuca e atrás das orelhas.

O tempo de atuação também varia, mas geralmente fica entre 10 e 30 minutos. É importante respeitar o tempo indicado pelo fabricante porque deixar o produto tempo de menos não apenas não matará os piolhos, como permitirá que eles criem resistência ao produto.

Quando o tempo estiver completo, deve-se enxaguar utilizando água morna. Quanto mais quente for a água, melhor, porque os piolhos morrem em temperaturas elevadas, mas a água não deve ser quente o bastante para queimar a pele. Massageie com a ponta dos dedos de modo a tirar todo o produto.

Alguns shampoos recomendam o uso do pente fino tanto durante a retirada do shampoo quanto durante o tempo em que ele ainda estiver atuando. Isso é importante para retirar lêndeas e piolhos que ficarem agarrados nos cabelos e evita reinfestações.

Atualmente, a maioria dos shampoos exige apenas uma aplicação, mas se for necessário você deverá refazer a aplicação dentro do período estabelecido pelo fabricante, que normalmente fica entre 3 e 7 dias.

Além disso, mesmo após o shampoo é necessário utilizar o pente fino. Por mais eficiente que seja, o produto não pode garantir a eliminação completa dos piolhos e lêndeas e por isso é importante fazer a passagem do pente com regularidade. Uma infestação de nível razoável exige o uso do pente a cada 3 dias, durante duas semanas. Em caso de uma infestação mais intensa, o recomendado é passar o pente fino todos os dias, especialmente quando ainda há contato com outras pessoas possivelmente infectadas.

Também é importante que os cabelos estejam molhados durante a passagem do pente fino, já que os piolhos perdem parte da sua mobilidade e fica mais fácil de retirá-los dessa maneira.

Infestação de piolhos
Pente fino ajuda a tirar piolhos e lêndeas no comprimento dos fios

Quais cuidados tomar

Por ser um produto tópico, o cuidado mais importante é o de jamais ingerir o produto, especialmente quando se trata de uma criança.

Também é fortemente recomendado evitar o contato com qualquer mucosa e especialmente com os olhos, já que o produto contém, efetivamente, um veneno contra piolhos.

Se o couro cabeludo estiver machucado de tanto coçar o produto também não deve ser aplicado, assim como em caso de sensibilidade ou alergia a algum dos componentes do produto. O produto deve ser limitado para crianças maiores de dois anos, enquanto as menores devem ser limitadas à remoção manual com o uso exclusivo de pente fino.

Outro cuidado importante é o de jamais comprar xampus caseiros de outras pessoas ou que não tenham a confiabilidade de um laboratório médico. Esse cuidado é importante porque há pessoas que misturam todo tipo de produto, incluindo pesticidas, prometendo uma lavagem antipiolhos.

Nesses casos, você estará colocando a saúde em risco e se não for para comprar em uma farmácia, o melhor é não comprar o shampoo.

Deve haver cuidado e evitar contato com os olhos especialmente dos pequenos
O xampu nao deve ser usado caso existam ferimentos abertos que possam entrar em contato com ele

Como fazer em casa

Não for do seu desejo ou se você não puder usar um shampoo para piolho comprado em farmácia você poderá fazê-lo em casa. Nesse caso, entretanto, não se trata exatamente de um shampoo e, sim, de uma mistura que ajuda a eliminar esses pequenos bichinhos.

Nesse caso, tudo o que você precisa fazer é misturar duas partes de água para uma parte de vinagre. Esse tipo de substância vai tornar o pH do ambiente capilar mais ácido, o que vai fazer com que os piolhos fiquem mais desorientados. Note, entretanto, que essa mistura não vai sufocar e matar os piolhos, mas, sim, facilitar a sua retirada.

Você também pode utilizar um condicionador ou máscara de tratamento bem densa e besuntar os cabelos, deixando agir por pelo menos duras horas. Isso acabará com a oxigenação dos piolhos e fará com que eles morram mais facilmente.

Aqui nesse vídeo tem tutorial passo-a-passo de como fazer 5 receitas caseiras para acabar com os piolhos e lêndeas:

E se não funcionar

Ao longo dos anos, o uso incorreto dos shampoos para piolho vem causando uma resistência desses seres aos principais ativos químicos. Isso significa que mesmo usando corretamente pode ser que os piolhos morram em pouca quantidade ou simplesmente não morram.

Se você já utilizou o shampoo da maneira correta e não funcionou e utilizou outras técnicas caseiras em sucesso, então o recomendado é que você procure um médico para que ele avalie a situação e prescreva o produto mais adequado para o tipo de infestação vigente, ou então opte pelo uso do comprimido para piolhos, caso não seja possível ir a um médico.

Sempre olhe a cabeça dos seu filhote para ver se há piolhos ou lêndeas

O shampoo para piolho é um produto especialmente útil para acabar com a inconveniência dessas infestações desses seres nas cabeças de crianças e adultos. Apesar disso, é preciso saber como usar corretamente para garantir que todos eles sejam devidamente eliminados e você possa aproveitar cabelos bonitos e saudáveis novamente.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)