Spray De Cabelo: O Que É, Para Que Serve, Tipos, Como Usar


Você quer dar aquele trato no seu cabelo ou mudar o visual? Então certamente já ouviu falar do spray de cabelo. Explicamos o que é e para que serve!

Se você já se preparou para um evento importante ou que iria demorar muito tempo para acabar, como casamentos ou formaturas, certamente já ouviu falar do laquê, também conhecido como spray de cabelo ou spray fixador. Seja qual for o termo, você certamente já teve um desses em seu cabelo.

Spray para cabelos – conheça tipos e para que servem

No entanto, como existe uma grande variedade de produtos, versões, marcas e tipos, é difícil escolher qual ou quais os tipos que apresentam melhores resultados para as necessidades do seu cabelo. Afinal, todo cabelo é diferente e precisa de tipos de fixador distintos ou mesmo e intensidades diferentes.

Como a tecnologia dos sprays de cabelo evoluiu muito, é interessante conhecer os produtos que temos no mercado hoje e entender quais são as opções. Explicamos agora o que é, para que serve, quais os tipos, as melhores marcas e como usar o spray de cabelo. Confira agora!

O que é spray de cabelo?

Produtos muito versáteis, os sprays de cabelo tem os mais diversos efeitos e funções, sendo ótimas opções para aqueles que desejam mudar o visual ou mesmo dar um brilho extra a um penteado.

Além de permitirem diversos efeitos e acabamentos, eles também servem para as mais variadas situações.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, no entanto, os sprays de cabelo não servem apenas para fixar os fios. Existem muitos tipos e modelos de spray disponíveis no mercado, sendo que cada tipo de cabelo, situação e mesmo acabamento tem sprays específicos para chamar de seus.

Além disso, é possível encontrar sprays de cabelo para os mais diversos tipos de cabelo, desde os mais finos até os mais espessos. O mesmo vale para aqueles que possuem fios curtos, médios ou longos, sendo um ótimo aliado para dar aquela mudada no visual.

Maior parte dos sprays serve pra cabelo masculino e feminino!

Cabelos modelados com spray AMEND
Spray de cabelo é uma solução rápida para diversas situações
Spray de cabelo para efeito ondulado de praia
Pra cabelo masculino
Marcas boas e que funcionam

Para que serve?

Como dissemos anteriormente, o principal propósito do spray de cabelo ou spray fixador é fazer com que os fios sejam fixados e se mantenham organizados por mais tempo. Além de permitir dar uma finalização mais bonita e interessante para o penteado, o fixador é um ótimo elemento para dar mais brilho aos cabelos.

Além disso, é interessante levar em consideração que agora existe uma grande variedade de sprays de cabelo no mercado, o que permite encontrar aquele que melhor se adéqua às suas necessidades. Existem sprays para dar volume, para fixar o penteado, para dar brilho e até mesmo para tudo isso junto.

Quais os tipos?

Existem diversos de sprays no mercado, sendo necessário prestar atenção para escolher aquele ou aqueles que melhor se encaixam em suas necessidades. Para isso, no entanto, é interessante conhecer quais são os principais tipos disponíveis e também entender quais são os efeitos que mais lhe agradam.

Para facilitar essa tarefa, e permitir que você escolha o spray de cabelo que mais gosta, listamos alguns dos tipos principais de spray. Esses tipos de spray estão disponíveis nos mercados, drogarias e lojas de cosméticos, sendo interessante conhecer aqueles que melhor se encaixam no seu visual. Confira agora quais são eles:

  • Fixador,
  • Tinta,
  • Brilho,
  • Volume.

Spray fixador de cabelos

O spray de cabelo ou spray fixador nada mais é do que uma laca (tipo de verniz) que é misturado a um gás quando pressionado pela válvula de alta pressão da embalagem. Ele é utilizado especificamente para garantir a finalização adequada dos penteados, especialmente para sua fixação.

No entanto, ao contrário do que acontecia no passado, onde os fixadores eram pesados e deixavam os fios duros e sem movimento, os produtos atuais são mais modernos. Isso garante que eles ofereçam leveza e diversos níveis de fixação, além de deixá-los mais brilhantes e destacados.

Geralmente utilizado para a finalização de um penteado, ele também serve para aumentar sua durabilidade e mantê-lo bonito por mais tempo. Também é possível utilizar o spray fixador de forma a deixar os fios mais brilhantes e com aspecto mais bonito.

Bom também para fios masculinos!

Spray fixador Cless Charming

Veja esse vídeo como fazer tutorial passo-a-passo de spray fixador caseiro:

Sprays de tinta

Uma opção para quem quer pintar os cabelos sem fazer nada com muita química nem nada muito definitivo são os sprays de cores.

A variação de cores é muito grande e você pode aplicá-los diretamente aos cabelos em alguns casos. Muita gente usa para uma festa ou para pular carnaval, festas à fantasia e coisas do tipo, não precisando se preocupar porque costuma sair com poucos banhos. As cores mais procuradas pelas pessoas são:

  1. Azul,
  2. Rosa,
  3. Verde,
  4. Amarelo.
Cabelo pintado com spray de tinta colorida
Cabelos coloridos com spray de tinta
Tem azul, verde, laranja, amarelo, várias cores
Amarelo, azul e rosa que sai na água
Vermelho e verde que sai na água

Veja como pintar o cabelo em casa com spray colorido:

Spray de brilho

Outro spray bastante utilizado e conhecido, o spray de brilho é uma ótima opção para quem deseja deixar os fios mais belos. Como o próprio nome diz, o spray de brilho é utilizado para dar mais luminosidade aos fios, mas essa não é a única utilidade desse produto.

Além do brilho e da iluminação, o spray de brilho também tende a ter textura mais leve do que o fixador, estando disponível em versões com e sem óleo (para pessoas com cabelos oleosos), criando também uma película protetora, que é bastante útil para proteger contra a umidade e evitar o frizz.

É interessante tomar cuidado, no entanto, para não exagerar na hora de aplicar o spray de brilho. Caso seja aplicado em excesso, o uso do spray de brilho pode deixar os fios oleosos e o cabelo com um aspecto de sujo.

Spray de brilho Charming

Spray de volume

Se você tem os cabelos muito finos ou ralos, uma opção interessante é apostar nos sprays de volume, que permitem encorpar as madeixas e deixar o visual mais bonito. Diferentemente dos produtos citados acima, o spray de volume também pode ser aplicado na raiz dos fios, visando criar uma impressão de volume.

Além de ser uma ótima opção para quem deseja ter um visual diferenciado, os sprays de volume também são especialmente interessantes antes da escova modeladora. Com a escova, eles permitem que os fios fiquem mais encorpado e também ganhem mais volume e movimento.

Spray de volume Bed Head

Outros tipos de spray

Além dos tipos de spray que citamos acima, existem muitos outros tipos e versões, que visam atender cada vez mais as pessoas que desejam mudar o visual. Atualmente é possível encontrar sprays como o modelador de cachos, que deve ser aplicado em toda a extensão do cabelo, sendo usado como um finalizador e creme.

O truque, neste caso, é amassar os cabelos logo após a aplicação, já que isso faz com que os cachos fiquem mais vivos e definidos, o que garante que os cabelos cacheados fiquem volumosos, bonitos e bem cheios de estilo.

Também é possível encontrar nas prateleiras outros produtos diferentes, como os sprays termoativos com função clareadora, ou seja, que tem um efeito iluminador nas madeixas, funcionando ao deixar os fios alguns tons mais claros e dar mais brilho aos cabelos.

Ativador de cachos em spray e creme
Kit ativador de cachos da Acquaflora

As melhores marcas

Além de conhecer os principais tipos de spray de cabelo disponíveis no mercado e também entender quais são os produtos mais indicados para o seu penteado, é interessante conhecer quais as marcas de sprays de cabelo disponíveis atualmente no mercado brasileiro.

Como o mercado de cosméticos é um dos mais fortes do mundo e o Brasil um dos países que mais consomem esse tipo de produto, não é difícil encontrar sprays para todos os tipos de cabelo, todos os gostos e também todos os bolsos. Listamos algumas marcas que você pode experimentar sem medo:

  1. Keune Salt Mist
  2. L’oréal Infinium Lumiere Force 3
  3. Alfaparf Style For You
  4. Schwarzkopf Silhouette Brilliance Spray
Style for you
Silhouette Brilliance para dar brilho
Salt Mist da Keune
L’Óreal Infinium Lumiere

O que você achou de nossas dicas e sugestões sobre spray de cabelo e de saber o que é, para que serve, quais os tipos e as melhores marcas deste produto?

Não deixe de comentar o que achou e de postar suas dúvidas e sugestões. Até a próxima!

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)