Quais são os diferentes tipos de cabelo? E qual será o seu? DESCUBRA JÁ!

Quer descobrir qual é o tipo do seu cabelo e, com isso, descobrir quais são os melhores produtos e tratamentos para ele? Então leia a nossa matéria porque ela vai te ensinar objetivamente como descobrir o tipo e a textura dos seus cabelos!


qual sera o tipo do seu cabelo
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Tipos de cabelo – vem descobrir o seu

Vamos começar falando um pouco sobre a genética em torno dos seus cabelos. Você nasce ou com cabelos naturais cacheados ou lisos (ou também ondulados).

A quantidade de cachos e ondas, ou a falta delas, depende do número de pontes de dissulfeto entre as proteínas encontradas nos fios de cabelo. Quanto maior o número de pontes, maior a quantidade de cachos; em contrapartida, quanto menor o número de ligações, mais lisos serão os cabelos.

O cabelo é primariamente composto de queratina, uma proteína que cresce de dentro do folículo. Queratina e outras proteínas são elaboradas nas células dos folículos capilares.

Todas essas proteínas tomam parte no fio do cabelo e contém átomos de enxofre. Quando dois átomos de enxofre se unem e se ligam, formam uma ponte de dissulfeto. E se esses átomos estiverem distantes, quando se unem, a proteína “dobra”, e assim se formam os cachos.

Andre Walker, cabeleireiro da Oprah, criou um espectro amplo para tipificar os cabelos que classifica várias texturas e subclassifica cada uma delas em outros 4 tipos. Eu acredito que essa classificação é especialmente importante para descobrir quais os melhores produtos pra seu tipo de cabelo. Veja nas fotos e na tabela abaixo cada um dos 4 tipos básicos:

Tipo 1Liso
Tipo 2, com subtipos 2A, 2B e 2COndulado
Tipo 3, com subtipos 3A, 3B e 3CCacheado
Tipo 4, com subtipos 4A, 4B e 4CCrespo
cabelo liso tipo 1
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Lisos – tipo 1
cabelo ondulado tipo 2
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Ondulado – tipo 2
cabelo cacheado do tipo 3
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Cacheado – tipo 3
cabelo crespo do tipo 4
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Crespo – tipo 4

No entanto, você deve já ficar sabendo que esse sistema tem suas limitações. Em primeiro lugar, a maior parte das mulheres tem pelo menos 2 texturas de cabelo diferente na sua cabeça, e esse esquema não cobre esse tipo de variação.

E mais, há muitas outras categorias que podem ser adicionadas aos tipos de cabelo cacheado, transcendendo a conhecida divisão dos tipos de cabelo em A, B e C. Não obstante, eu continuo acreditando que essa é a melhor forma de classificar as variações de textura capilar e de descobrir qual é o tipo do seu cabelo cacheado.

Outra coisa importante que deve ser dita é que essa escala de tipos de cabelo também vale pro cabelo masculino!

Tipo 1 – Cabelo liso

O cabelo liso é classificado como 1. Fios lisos são aqueles que refletem mais brilho. Ainda, tendem a ser os mais resistentes dentre todos os tipos de cabelo. O cabelo naturalmente liso, por isso, dificilmente é danificado (se estiver saudável) e é quase impossível de ondulá-lo ou cacheá-lo.

imagem de cabelos lisos
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Cabelos lisos

Por causa do sebo – óleo natural produzido nas glândulas sebáceas do couro cabeludo – envolvendo os fios e por conta da falta de ondas é cachos, é o fio que está mais inclinado a sofrer com oleosidade excessiva.

Tipo 2 – Cabelo ondulado

O cabelo ondulado é classificado como 2. Fios ondulados estão no meio termo entre os cabelos lisos e os cacheados. Também refletem algum brilho, mais do que os cacheados mas menos que os lisos.

O maior problema dos cabelos ondulados é que tendem facilmente a sofrer com frizz e rebeldia dos fios. Enquanto os fios do tipo A são facilmente modelados para ficarem lisos ou cacheados, os do tipo B e C são bem mais resistentes a serem estilizados, seja para ficarem totalmente lisos ou totalmente cacheados.

imagem com tipos de cabelo ondulado
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Tipos de cabelo ondulado – 2A, 2B e 2C

Dica pra cultivar suas ondas

Por ser uma madeixa mais propensa ao frizz, produtos anti-frizz são indispensáveis para cultivar suas ondas sem aquele efeito arrepiado e desarrumado. Outra coisa que você deve fazer é evitar ficar passando os dedos no cabelo, isso porque quanto mais você passar a mão nos fios, mais frizz você poderá causar nos cabelos. Veja no vídeo abaixo como cuidar dos seus cabelos ondulados:

Tipo 3 – Cabelo cacheado

O cabelo cacheado é o de número 3. Se você olhar de perto um fio de cabelo tipo 3, você vai reparar que ele tem um formato de S. Dependendo do subtipo, pode parecer um S (maiúsculo) ou um s (minúsculo) e, algumas vezes, pode até ter a forma de um Z.

Independentemente disso, uma coisa é certa, há um padrão predominante nos seus cachos, com ou sem produtos. E mais, esse tipo de cabelo costuma ser bem volumoso e influenciado pelo clima (quanto maior a umidade, maior o frizz) e é bem frágil, ficando facilmente danificado.

imagem com tipos de cabelo cacheado
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Tipos de cabelo cacheado – 3A, 3B, 3C

Dica para estilizar os cachos

Por ser um tipo de cabelo “temperamental”, você deve vários produtinhos para “agradar” seu cabelo cacheado. Por exemplo, se você aplicar muito finalizador, seus cachos ficarão engordurados, pesados e perderão a forma; por outro lado, se você aplicar pouco, e se neste dia eles estiverem frisados, aí o cabelo vai ficar muito armado.

Para saber a quantidade certa de produto que seu cabelo precisa, você deve experimentar. Sempre que for testar um produto novo, utilize um pouco menos da quantidade recomendada para entender como seus fios vão reagir àquele produto e, a partir disso, descubra quanto é necessário usar para conseguir o resultado que você quer.

Não sabe qual finalizador usar? Veja no vídeo abaixo 10 finalizadores que você não pode deixar de testar!

Tipo 4 – Cabelo crespo

O cabelo de número 4 é o crespo. Diferente do que muitos pensam, o cabelo crespo é muito frágil, especialmente por ser bem fino. O cabelo crespo tem um padrão de zigue zague e é, dentre todos os tipos de que falamos, o mais seco de todos. Fios crespos também quebram com muita facilidade, por isso, exigem cuidados especiais em se tratando de hidratação, por exemplo.

Uma outra ideia equivocada é a de que o cabelo crespo não cresce. Ele, na verdade, cresce na mesma velocidade que os demais; a grande questão é que, se não for corretamente tratado, ele quebra ou cai, coisas que atrapalham (e muito!) o crescimento capilar.

esquema com tipos de cabelo crespo
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Tipos de cabelo crespo – 4A, 4B e 4C

Trate seus fios crespos como se fossem uma blusa de seda – lave e seque gentilmente e evite produtos químicos pesados (especialmente formol e amônia!).

Dica para tratar do cabelo crespo

Por ser muito seco e quebrar com facilidade, o cabelo crespo precisa de hidratação diária. Por conta dessa característica, quando o fio crespo está bem nutrido e hidratado, ele está mais grosso e elástico, portanto, não vai quebrar.

O segredo para manter seus cabelos crespos saudáveis é hidratando do começo ao fim. Utilize um shampoo sem sulfato e um condicionador para cabelos secos. Para finalizar, utilize máscaras hidratantes que levam óleos essenciais ou extratos naturais. Fuja de produtos com petrolato e sal e priorize hidratantes, umectantes e condicionadores naturais.

Não sabe como hidratar seu cabelo crespo? Aprenda uma hidratação caseira no vídeo abaixo:

Esse foi nosso guia para te ajudar a descobrir qual é seu tipo de cabelo! Conseguiu descobrir? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest