30 Tranças Africanas: Rasteira, Raiz, Nagô, Como Fazer, Passo-a-passo!


Trança africana, rasteira, raiz, nagô, agarradinha e de carreirinha são alguns dos nomes dados as tranças que tem origem na África e são feitas junto ao couro cabeludo para domar e embelezar os cabelos das mulheres negras.

Tranças africanas

É cada vez maior o número de mulheres que deixam de ser reféns de alisamentos e assumem o cabelo crespo. Mas para aquelas que não conseguem domar os fios, as tranças africanas são charmosas e bastante versáteis. A irmã de Beyoncé , Solange Knowles é referencia na moda quando se fala em tranças afros, uma maneira inteligente de deixar os cabelos lindos e controlados sem o uso de química.

Variações das tranças

Existem diversas formas para se trabalhar com as tranças raiz, uma delas é trançando os fios até a metade ou estilos mais despojados como as tranças que começam bem coladas na nuca e terminando no topo da cabeça, criando formas e texturas modernas e práticas para cuidar.

Para quem curte um visual mais colorido, fios de lãs de qualquer cor podem ser encorpados nas tranças dando um ar descontraído e movimento no balanço dos cabelos. As tranças podem ser feitas em mulheres de todas idades e com cabelos curtos, médios e longos.

Quando feitas, as tranças africanas podem durar de uma semana até três meses, dependendo do tipo de trabalho que realizar e dos procedimentos para cuidar bem das tranças. Então para garantir um look que dure por muito tempo é necessário prestar bastante atenção na higiene dos fios.

Box Braid
Desenhada nos cabelos curtos
Dreads – estilo rastafari
Estilos de tranças africanas
Lateral – no cabelo liso
Em cabelos médios e longos lisos
Nagô
Nagô agarradinha
Lateral nagô com cabelo moicano
Fininhas de lã naturais
Soltas femininas com cor natural
Raiz desenhada
Na raiz do cabelo crespo e liso
Desenho na raiz da trança lateral
Tranças rasterinhas de lado nos fios alisados

Confira esse vídeo tutorial passo-a-passo ensinando como fazer trança rastafari:

Veja também esse passo-a-passo com tutorial pra fazer trança nagô ou rasteira:

3 Cuidados necessários

  1. As tranças podem ser lavadas como qualquer cabelo, mas o processo não pode ser repetido diariamente para não deixar o couro cabeludo úmido e suscetível a alegrias e caspas. Por isso opte por complementar a lavagem com tônicos, não use condicionador se quiser que as tranças durem mais tempo e invista em shampoos à seco para ficar sempre com cabelo cheiroso e iluminado.
  2. Ao lavar os cabelos prefira secá-los ao natural durante o dia e utilize secador se lavar à noite para evitar o acúmulo de umidade e surgimento de caspas e coceiras.
  3. Para evitar que as trancinhas se soltem o cuidado é na hora de dormir. Envolver os cabelos em toucas lenços ou redes ajuda a conservar o penteado por mais tempo, reduzir o frizz e impedir as que as madeixas se soltem.

Invista nas trancinhas coloridas

Quando se trata de cabelos são infinitas as novidades para inovar no visual.

As mulheres com trancinhas também podem ter os cabelos tingidos de cores como vermelho, rosa, azul e garantir autenticidade e um aspecto sempre divertido ao rosto.

As tranças afro dão estilo e muita personalidade para quem investe no look.

Loiras ou amarelas
Azuis
Azulada e acinzentada de comprimento curto
Penteado preso com box braid
Coloridas
Coloridinhas e agarradas no cabelo curto
Com lã colorida de roxo
De lã verde masculina
Loiras e longas
Nagô colorida agarradinha masculina – Wagner Love famoso
Preto e verde
Coque duplo em trança africana colorida
Rosas em todo comprimento
Vermelhas lindas

Se você já está cansada dos cabelos crespos e rebeldes e não consegue encontrar soluções em químicas e penteados temporários para o dia a dia, resolva os problemas e ganhe muito glamour com as tranças africanas.

O que você achou das dicas de tranças africanas? Deixe um comentário!

2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)