Transição Capilar – Guia COMPLETO que Ensina Como Fazer!

Você sabe como funciona a transição capilar? Aprenda tudo sobre esse assunto com o nosso guia definitivo, que vai te ensinar como fazer, do início ao fim, além de te dar dicas dos melhores penteados que você pode usar nesse período. Leia agora!

guia completo com tudo sobre transicao capilar
Restaure já seus cachos ou crespos seguindo nosso guia para transição capilar!

O que é a transição capilar?

Esse procedimento denominado como transição capilar é uma etapa que tem como marco o processo em que o homem ou a mulher optam por deixar todas as aplicações químicas realizadas nos fios de lado para voltar a utilizar seus cabelos no formato de origem. Nesse caso, o cabelo volta a ser ondulado, crespo ou cacheado.

transição capilar - antes e depois de 1 ano
Transição capilar – antes e depois de 1 ano
antes e depois de quase 1 ano em transição
Antes e depois de quase 1 ano em transição

Por muito tempo, o padrão de beleza fez o destaque de que apenas os cabelos bem alinhados e na forma lisa eram considerados bonitos. Portanto, tornou-se corriqueiro que os indivíduos procurassem em salões de beleza as intervenções estéticas para transformar os fios ondulados, cacheados e crespos em lisos.

De certa forma, mudar a estrutura capilar era uma atitude de aceitação para a sociedade. Contudo, esse padrão foi desmascarado e, hoje, o bonito mesmo é ser natural. Identificar e mudar os cachos é uma atitude estética e cultural, devendo ser valorizada.

A “transformação” dos cabelos para o seu modo original é, por isso, uma forma de fugir de padrões impostos de beleza, que não é caracterizada de uma única forma. É a liberdade de expressão daquilo que se é, sem os paradigmas da sociedade. É a busca por reencontrar a própria identidade.

Trata-se de uma etapa íntima e muito delicada de se autoaceitar, conhecer e se amar. A fase de transição capilar é um momento difícil, em determinadas situações, de ser vivida, porém, o resultado é, de fato, uma grande recompensa.

antes e depois de vários meses em transição
Antes e depois de vários meses em transição
antes e depois em famosa
Antes e depois em famosa

Dicas IMPERDÍVEIS para facilitar sua transição

Existem algumas formas interessantes que podem te ajudar a passar pelo período da transição capilar, sem muitos desconfortos.

Penteados adequados

Determinados penteados auxiliam muito enquanto você está realizando o procedimento de transição. O ideal é ser criativx. Aqui vão algumas opções interessantes para o seu dia a dia:

  • Turbantes;
  • Coques;
  • Tranças.
turbantes caso o cabelo esteja muito curto
Turbantes caso o cabelo esteja muito curto
coque caso você não se sinta bem com os fios soltos
Coque caso você não se sinta bem com os fios soltos
tranças para dar um charme a mais no cabelo
Tranças para dar um comprimento a mais no cabelo

Tranças nagô, popularmente conhecidas como box braids, são excelentes alternativas para fazer o disfarce do cabelo, enquanto ele esteja crescendo. São lindíssimas e esbanjam praticidade. E tem mais, são realizadas em materiais sintéticos que não prejudicam os fios.

box braids coloridas para incrementar o visual durante a transição
Box braids coloridas para incrementar o visual durante a transição

Umidificador e ativador de cachos

Faça uso de produtos que possam tornar os fios mais úmidos e hidratados. O ideal é fazer a ativação da memória dos cabelos para que os fios retornem ao formato original. Utilize produtos específicos para o seu tipo de cabelo, sejam eles crespos, ondulados ou cacheados. Exemplos de itens que podem ser seus aliados são:

  • Máscaras;
  • Condicionadores;
  • Óleo essencial.

Veja no vídeo abaixo uma resenha de linha de produtos completa para transição capilar e descubra se serve mesmo pra você:

MELHORES cortes de cabelo pra passar pela transição

Há inúmeras formas de manter as madeixas belíssimas e inspiradoras em processo de transição capilar. Confira algumas possibilidades, a seguir!

Corte baixinho

Se tiver vontade e ousadia, raspe tudo e deixe um corte baixinho para que haja o crescimento natural. Cortar em camadas também é essencial para quem tem cabelo cacheado. O corte é capaz de valorizar os volumes dos crespos.

corte bem curto
Corte bem curto
corte curto com risca
Corte curto com risca

Tapered cut

Esta é uma alternativa muito utilizada para quem tem crespos. O corte apresenta modernidade e muita atitude. Outro tipo de tendência que se assemelha é o sidecut.

corte tapered cut
Tapered cut
alternativa, sidecut
Alternativa, sidecut

Big chop

“Big chop”, do inglês, quer dizer “corte grande”. Trata-se de um tipo de corte para a transição capilar, que faz a retirada de todos os químicos tratados nos cabelos. É o que determina o final da transição dos fios e, portanto, é imprescindível.

Este corte pode se caracterizar como um período muito delicado, ainda mais para aqueles que estão tentando aceitar e reconhecer os fios naturais. Portanto, não é preciso se apressar. O “big chop” deve ser realizado quando você se sentir prontx e segurx para tanto. Caso não se sinta pronto, corte de pouco em pouco, sempre aparando pontas que estiverem em sentido reto.

big chop maior
Big chop maior
big chop mais curto
Big chop mais curto

Black power

Para finalizar, não tema dar aquele realce ao estilo black power. A dica é fazer uso de garfos para gerar o volume bonito!

black power em cabelo crespo
Black power em cabelo crespo
black power com mechas
Black power com mechas

Passo a passo SIMPLES para fazer a transição capilar

Este é um passo a passo da transição capilar que irá guiar o seu processo em busca do cabelo em seu tipo original. É o que tem de mais fácil para quem quer saber como fazer o procedimento.

Passo 1Abandonar piastra, secador, babyliss etc.
Passo 2Fazer o corte químico.
Passo 3Seguir um cronograma capilar a risca.
Passo 4Texturizar os fios.

Passo 1

Este é o momento inicial em que você precisa parar de usar chapinha e secadores.

Se o desejo é ter os cachos na forma original, é fundamental que você se livre de chapinhas e secadores. Aparelhos específicos são capazes causar danos aos fios, de modo a deixá-los quebradiços e com ressecamento.

Passo 2

O segundo passo é fazer um corte químico.

Quem apresenta um cabelo cheio de química e acredita que não vai conseguir aguardar pelo crescimento da raiz até o alcance total do comprimento, a alternativa é utilizar a tesoura. Isso mesmo! Corte exatamente na região em que a química está impregnada nos fios. O ideal é realizar o big chop, como já mencionado. É possível também ir realizando o corte de pouco em pouco.

Passo 3

Neste momento, você não pode esquecer do calendário (cronograma) capilar.

Faça uma espécie de calendário ou cronograma para as fases capilares. Ele é essencial para a etapa de transição. Isso a fim de que os cachos retornem à forma original, é preciso que os fios estejam hidratados. Isto porque todos os procedimentos químicos retiram a água da estrutura capilar. O ideal é fazer, no mínimo, 3 hidratações semanais, bem como as nutrições e reconstruções.

Passo 4

O quarto passo é apostar nas técnicas que texturizam os fios.

A etapa de início da transição dos cabelos, em que a indefinição dos fios ainda aparece em maior quantidade, e caracteriza-se como a mais complicada. Tem gente que não consegue nem olhar no espelho e visualizar a imagem do conflito entre o cabelo liso e ressecado das pontas e o cacheado na raiz.

Portanto, existem técnicas que podem auxiliar nesse momento, como a de texturização. Neste caso, algumas alternativas podem texturizar o cabelo e facilitar a transição:

passo a passo simples do plopping
Passo a passo simples do plopping
cabelos cacheados com twisting
Cabelos cacheados com twisting
cachos criados com bobes e dedoliss
Cachos criados com bobes e dedoliss

Se você é essa pessoa cheia de personalidade e que está em busca do cabelo autêntico, não deixe de aproveitar as dicas mencionadas e continuar arrasando em sua forma mais original!

Conhece algum outro corte ou técnica que pode ajudar aqueles que estão passando pela transição dos fios? Compartilhe conosco aqui!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *