Uma das maiores preocupações femininas é com o seu cabelo, e é comum que mulheres passem até mesmo horas para arrumá-lo até chegar ao estado desejado. Elas se utilizam de cremes e shampoos para manter o cabelo firme, brilhoso e evitar quedas.
Infelizmente, um dos problemas que afetam muitas pessoas é a calvície, que é comum e pode atingir mais mulheres do que se pensa. Seu início é gradual e começa, geralmente, a partir dos 50 anos de idade. Estima-se que uma a cada quatro mulheres tenham esse problema.

Essa condição pode afetar a qualidade de vida da pessoa, que se vê frustrada e insatisfeita com a sua aparência. Além disso, pode afetar até mesmo a vida social da pessoa que é atingida por esse problema.
Felizmente, existem métodos que podem fazer o tratamento dessa condição, que recupera a aparência e melhora a autoestima da pessoa. E um desses tratamentos é o transplante capilar feminino.
Quer saber mais sobre esse procedimento que vai recuperar as suas madeixas? Leia este artigo que preparamos para você e fique por dentro do assunto.

O que é o transplante capilar?
O transplante capilar é um procedimento cirúrgico em que os folículos capilares são removidos de uma região com mais cabelo e transferidos para uma região onde há maior necessidade. Ajuda a recuperar o volume de cabelo na região e renova a aparência.
Ao realizar esse procedimento cirúrgico é necessário consultar um cirurgião plástico. Esse profissional irá tirar todas as suas dúvidas e avaliar o seu caso. O médico também vai solicitar a realização de exames para avaliar a condição do paciente.
Para realizar este procedimento, é feita uma anestesia local com ou sem sedação. O processo é indolor e geralmente pode durar até 6 horas, e é necessário que os cabelos que serão transplantados tenham boa qualidade para obter o resultado esperado.


Quais técnicas existem?
Existem duas técnicas utilizados para realizar o transplante capilar, são elas:
- FUT: Mais conhecido como Transplante de Unidade Folicular, é uma técnica em que são removidas faixas do couro cabeludo. Após isso são selecionados alguns folículos dessa região para realizar o transplante. São feitas incisões pequenas, o que deixa uma cicatriz local, mas como os cabelos crescem por cima a cicatrização fica imperceptível.
- FUE: A Extração de Unidades Foliculares é um procedimento em que não são feitos cortes, as unidades foliculares são removidas separadamente de uma área em que há bons fios. A sua vantagem é não haver qualquer tipo de cicatrização.
Os fios novos começam a crescer após dois meses da realização da cirurgia. O resultado final é obtido após 8 meses. No começo pode haver uma diferença entre a pigmentação da área transplantada e não transplantada, que some totalmente após 2 anos.
Os resultados são excelentes, dando mais volume ao cabelo, que fica com um aspecto e distribuição natural. É também importante sempre ter uma expectativa realista ao realizar uma cirurgia, assim a satisfação ao obter o resultado final é mais garantida.

Qual delas é a melhor?
Não existe um procedimento cirúrgico melhor que o outro, ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens, a escolha de qual procedimento realizar deve ser discutida juntamente com o médico. Veja na tabela abaixo um resumo com as diferenças:
FUE – Extração de Unidades Foliculares | FUT – Transplante de Unidade Folicular |
Sem cicatriz | Com cicatriz, que fica imperceptível depois que o cabelo cresce |
Calvície nos estágios iniciais | Calvície avançada |
Cirurgia mais lenta e recuperação mais rápida | Cirurgia mais rápida e recuperação mais lenta |
Uma das maiores diferenças entre os procedimentos é de que na FUE não há nenhuma cicatriz, entretanto na FUT a cicatrização é imperceptível por conta do crescimento de cabelo na região.
A FUT é mais indicada em casos de calvície mais graves e avançados, já a FUE é mais indicada para pequenos procedimentos. Por fim a cirurgia de FUT é mais rápida, porém, o tempo de recuperação de FUE é mais curto.
Para quem é indicado esse procedimento?
Geralmente esse procedimento é realizado por pessoas acima dos 25 anos de idade. É importante avaliar o grau de calvície antes da sua realização. Ele é indicado para pessoas que possuem algum grau de calvície que já esteja estabilizada.
Pessoas que possuem a testa muito grande também podem fazer esse procedimento para diminuir a região, o que melhora a harmonização facial.

É importante salientar que, para realizar esse procedimento, é necessário que os fios possuam uma boa densidade e a pessoa esteja em boas condições de saúde.
Siga todos os cuidados recomendados pelo médico para que o resultado saia como o esperado e para que não se depare com nenhuma complicação durante e após o procedimento.
Leia também: Covid causa calvície?
Quais cuidados tomar após realizar esta cirurgia?
❤️Seus amigos estão gostando:
Assim como todo procedimento é necessário tomar alguns cuidados após a sua realização. Geralmente o procedimento é tranquilo e tem uma rápida recuperação. Nos primeiros dias pode haver dor, inchaço na região e aumento da sensibilidade.
Normalmente o médico indica o uso de algum analgésico nesses casos. Veja na lista abaixo algumas dessas sugestões que o médico provavelmente vai te passar:
- É indicado lavar o cabelo mais de duas vezes por dia com shampoos específicos. Isso vai manter o couro cabeludo limpo e facilitar a sua soltura. Faça isso com cuidado e delicadeza.
- Além disso, alguns hábitos nocivos devem ser evitados nos primeiros 15 dias após a sua realização, como o a ingestão de álcool e o tabagismo.
- É preciso evitar exposição solar nesse período, por isso é importante a utilização de chapéus para reduzir a incidência solar na região.
- Use, ainda, protetor solar acima do fator 30 (também vale usar protetor capilar).
- Evite exercícios físicos ou atividades que gerem esforço, isso vai evitar que seja feita pressão sobre o couro cabeludo, o que pode causar dor. Atividades leves podem ser realizadas após 10 dias da sua realização.
- É importante manter uma dieta balanceada, reduza a ingestão de alimentos gordurosos e ricos em carboidratos. Procure comer mais frutas, verduras e legumes.
- É importante a ingestão de proteínas, por isso é importante o consumo de carne, pois esse alimento possui proteínas que são essenciais e o organismo não consegue produzir. Isso pode fortificar o cabelo.



E aí, gostou desse procedimento que vai recuperar o seu visual e sua beleza? Diga nos comentários o que achou. Para não perder mais nenhum conteúdo como este acesse o nosso site diariamente!
gostaria de enviar fotos para ideia de valores
Oi, Sonia, apenas informamos, não fazemos esse serviço!