Tratamento Caseiro Para Cabelos Porosos: Veja Como Fazer!


Se seus cabelos estão quebrados e porosos com certeza você deve estar bem insatisfeita e louca para tentar resolver esses probleminhas. Muitas mulheres estão à procura de soluções que reduzam a porosidade e suavize esse efeito nos fios.

Cabelos porosos vistos de perto
Madeixas porosas
Cabelos pretos sem fios porosos
Com química mas sem porosidade

O cabelo poroso é aquele que apresenta as cutículas abertas e, consequentemente, sem nutrição nas madeixas. Com isso, os fios ficam muito frágeis e quebradiços. Quem tem esse problema, sente dificuldade no crescimento do cabelo, ele fica sem brilho, sem vida e quando os fios são pintados, a tintura desbota com facilidade. Tudo o que incomoda e muito a mulherada.

Geralmente o que faz com que o cabelo fique poroso dessa forma, é o excesso de químicas, principalmente os descolorantes e os alisamentos. Além do excesso, a química também pode ser vilã quando você acabou usando alguma que era incompatível com o seu tipo de fio.

Níveis de porosidade capilar

Outros grandes contribuintes, mas que são bem menos culpados, são queimaduras no cabelo causadas pelo sol, e o cloro das piscinas. Mesmo que esses não sejam os motivos de fato, esses fatores podem acabar piorando a situação do seu cabelo que já está bem danificado.

Para conseguir retomar as propriedades do cabelo que ficam com essa porosidade, é necessário criar uma rotina de hidratação nesses fios. Esse ato vai ajudar a tirar os danos aparentes. Mas, é claro, é preciso ter na cabeça que nenhuma hidratação vai recuperar as madeixas de forma imediata e irreversível.

Como fazer o teste de porosidade

Esse é um processo que precisa ser feito continuamente, pelo menos uma vez na semana, até que se perceba a diferença nos fios. A partir daí, o ato de hidratar pode diminuir para pelo menos 15 em 15 dias, sem prejudicar o cabelo.

Mas, nem todas as hidratações do mercado vão conseguir resolver o problema dos cabelos porosos. Normalmente cada uma delas são para danos específicos. Pensando nisso, vamos agora te ensinar um tratamento caseiro para resolver a porosidade. Ele vai ajudar precisamente fornecendo ao cabelo todo os nutrientes que ele precisa para acabar com o problema.

Como tratar em casa

  1. Creme hidratante – Pegue um creme hidratante que você tenha em casa mesmo. Se não tiver esse produto em casa, invista em máscaras hidratantes que prometem repor a massa capilar. Assim o efeito vai ser ainda melhor.
  2. Azeite de Oliva – O azeite é um outro ingrediente da misturinha caseira. Ele é importante para o tratamento, porque fornece lipídeos ao cabelo. Com isso, vai dar um efeito sedoso e hidratado aos fios por mais tempo. No lugar do azeite, pode usar também qualquer tipo de óleo 100% vegetal.
  3. Queratina – Compre em lojas de cosméticos, a queratina. Existem algumas marcas que vendem esse produto em pequenos potinhos. Este componente vai ajudar a repor a queratina que os fios já perderam. Na hora de usar, só tome cuidado para não colocar muito. Como o produto é só para repor, não deve ser colocado em excesso.
  4. Bepantol – O último ingrediente, mas não menos importante, é o Benpatol. Você já deve ter escutado que esse produto tem propriedades hidratantes ótimas, sejam para a pele ou para os cabelos. Ele ajuda a selar as cutículas danificadas e manter os fios hidratados por muito mais tempo.

    Azeite hidrata
Bepantol ajuda a tratar cabelos porosos
Hidratantes bons e baratos
Queratina capilar

Confira também esse vídeo tutorial passo-a-passo de tratamento caseiro para cabelos porosos usando vinagre de maça:

Ingredientes alternativos

Como a hidratação deve ser feita pelo menos uma vez na semana até que os fios fiquem sem danos, vale à pena ir alternando os ingredientes para fazer o tratamento caseiro de cada semana.

Vamos te dar mais dicas de três ingredientes que podem ser acrescidos ao creme hidratante, como foi dito no tópico acima:

  1. Glicopan Pet – Este produto, para quem não sabe, é um produto veterinário, que muitas pessoas já utilizam como poli vitamínico para os cabelos. É só misturá-lo ao creme também. (Mas lembre-se de quando usar esse ingrediente, não passar a mistura perto da raiz).
  2. Mel – A cera que é presente no mel, possui lipídeos, que conseguem também ajudar na selagem das pontas dos fios. A vantagem desse item é que ele pode ser misturado aos outros ingredientes para fazer o tratamento caseiro, ou pode ser aplicado puro e depois ser lavado.
  3. Vitaminas e Ceramidas – Esses componentes são encontrados naquelas já conhecidas ampolas de farmácia. Que também são facilmente encontradas em lojas de cosméticos. Elas são práticas e já são feitas na proporção certa para serem adicionadas.

    Mel de abelha tem várias utilidades
Glicopan PET é bom e ajuda
Mistura de mel e água pra tratar cabelo poroso

Determinando a quantidade da mistura

Com os ingredientes do primeiro tratamento caseiro, vamos te dar agora as medidas certas para fazer o material para passar uma vez. Lembrando que essa quantidade é para um cabelo médio, então se seu cabelo for pequenininho, diminua as medidas, e se for grande aumente, sempre proporcionalmente:

  • 5 colheres de sopa do creme de hidratação;
  • 6 colheres de azeite ou óleo 100% vegetal;
  • 3 colheres de bepantol;
  • 2 colheres de queratina.
Fios bonitos sem porosidade e hidratados
Cabelos cuidados com mistura de bepantol e queratina
Cacheados bem tratados e hidratados

No caso da misturinha com os outros ingredientes para você ir alternando durante a semana, são (também para o tamanho médio das madeixas):

  • 3 colheres do Glicopan Pet;
  • 6 colheres de mel;
  • 1 ampola de vitamina ou ceramidas (para cada vez que for passar o tratamento).

Aprenda como usar o tratamento

  • Junte todos os ingredientes em um recipiente. Depois separe várias mechas pequenas do seu cabelo para poder passar o produto. Não se esqueça que os fios precisam estar totalmente secos.
  • Na hora de passar o produto misturado, é bom que as mechas sejam realmente com pouquinho cabelo para que os fios absorvam melhor o produto.
  • Dê ênfase as pontas mais danificadas e passe mais da misturinha nelas.
  • Não passe nunca o tratamento caseiro na raiz do cabelo. Isso porque, o produto é para ajudar os cabelos porosos, e na raiz estão as madeixas novas e que não estão danificadas.
  • Quando terminar a aplicação, deixe o tratamento agindo por uns 20 minutos. Depois que o tempo passar, enxague os fios e lave-os com shampoo (de preferência o antirresíduos) e posteriormente finalize com o condicionador para fechar as escamas.
Antes e depois de tratar cabelo poroso e resolver
Cabelo poroso recuperado
Resultado de tratamento pra cabelo poroso
Antes e depois de ter tratado cabelo poroso

Vale muito à pena fazer a experiência em casa, para salvar os seus cabelos porosos e deixá-los saudáveis, bonitos e cheio de vida. Tudo isso com um tratamento caseiro que é incrível para os fios.

Gostou das receitinhas? Comente!

24 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)