Tratamento Pra Cabelos Elásticos E Quebradiços: Caseiro, Com Mel!


Cabelos secos são uma dor de cabeça bastante normal para diversas mulheres que tem o hábito de usar constantemente o secador, a chapinha ou recorrem a tratamentos químicos. Desta forma, o cabelo elástico, também conhecido como cabelo chiclete, é uma das consequências desta grava situação.

Cabelo elástico

Sem possuir a umidade natural, os cabelos se tornam elásticos, e em casos mais sérios, podem ficar tão finos que correm o risco de quebrar ou mesmo se esfarelar completamente. Entretanto, na grande parte das ocorrências, isso sucede em função de vários tratamentos químicos sem oferecer um tempo de descanso adequado para os fios, o que acaba prejudicando consideravelmente a fibra capilar até o ponto de torna-la porosa e com uma aparência emborrachada.

Qual a distinção entre cabelo seco e elástico?

Em situação oposta do ressecamento em caráter profundo, em que o fio fica muito poroso (veja aqui como tratar isso) e com aparência espigada, o impacto chiclete transforma a característica da fibra capilar, formando uma textura e visual diferente.

Para descobrir se os fios estão começando a passar pela fase chiclete, observe os seus cabelos logo após a lavagem. Se você der um puxão no fio e ele encolher, franzida como uma espécie de elástico encharcado, está no momento de buscar por uma opinião profissional e iniciar um tratamento para restaurar a saúde dos seus fios.

Cabelos porosos e elásticos

Maneiras para contornar ou evitar o problema

  1. Evitar usar secador e chapinha
  2. Deixar o cabelo se recuperar naturalmente, sem química
  3. Buscar um especialista em casos mais graves
  4. Tratamentos que reconstroem a fibra capilar
  5. Hidratar os cabelos de alguma forma, mesmo que caseira

Veja esse vídeo tutorial passo-a-passo de tratamento caseiro para cabelo elástico com maisena:

Aprenda como usar vinagre de maçã para tratar cabelos elásticos:

Tente evitar o uso do secador ou da chapinha

No instante em que você perceber que seus fios estão mesmo passando por efeitos elásticos, não precisa se assustar e achar que seu cabelo está destruído e que a sua única alternativa é correr para uma cabeleireira para cortar praticamente todo o seu cabelo.

Não, não precisa se desesperar ainda. Você ainda tem chance de escapar da tesoura e de encurtar o seu fio, já que pode recuperar o estado de saúde das suas madeixas com as dicas indicadas. Comece parando de usar secador e chapinha que já vai te ajudar.

Secador e chapinha: evite por algum tempo

Deixe o seu cabelo se recuperar de maneira natural

A primeira atitude que você deve tomar é começar a respeitar um tempo de descanso para o seu cabelo, ou seja, deve começar a efetuar alguns períodos mais longos entre a utilização da chapinha e do secador.

E, além disso, você poderia descartar o uso destes dois aparelhos todos os dias, já que a temperatura quente oriunda destes equipamentos elimina toda a pouca hidratação que os seus fios conseguem manter. Por isso, dê um tempo para o seu cabelo se recuperar de forma natural.

Cacheados tratados
Cachos curtinhos bem cuidados
Lisos curtos recuperados da elasticidade
Loiros platinados recuperados naturalmente

Em casos mais acentuados procura um especialista em saúde capilar

De acordo com a opinião de especialistas em terapia capilar, cada caso de cabelo elástico deve ser analisado por um profissional capacitado da área, especialmente, se for um tricologista, um médico com formação especifica para avaliar a estrutura molecular dos seus cabelos, para se ter plena noção do tratamento mais apropriado para cada situação.

Entretanto, é importante ter a compreensão que, em alguns casos, a cura completa para o problema só vai acontecer com o corte, entretanto, a aparência visual pode se beneficiar bastante de outros recursos.

Por isso, a importância de se buscar a opinião de um profissional que tenha formação em saúde dos cabelos para averiguar se a sua situação pode ser resultado de um uso demasiado de produtos químicos ou de uma falha na produção de suas madeixas, o que pode acabar rendendo outros problemas, tais como: afinamento, calvície e queda.

Tricologista pode te ajudar nos tratamentos

Tratamentos que refazem a fibra capilar podem ser uma boa alternativa

Há casos em que é possível salvar boa parte de um penteado que sofre a influencia do cabelo elástico e quebradiço, entretanto, cabeleireiros apontam que é necessário ter paciência para acabar definitivamente com essa grave situação.

Há a indicação é que a aplicação da reestruturação profunda de duas em duas semanas, de curto em médio prazo, pode ser o suficiente para resgatar o aspecto saudável dos seus fios sem necessitar recorrer a pragmática tesoura, no entanto, não há nenhuma formula milagrosa. Isso sempre precisa ser feito com o tempo. Tratamentos caseiros, como hidratação com Bepantol e cronograma capilar podem te ajudar.

Desta forma, a construção para aumentar a massa dos fios com produtos adequados, como por exemplo, a queratina e a ceramida, produtos que concedem um aspecto mais brilhoso aos fios, previnem a porosidade, auxilia no impacto do frizz e ainda podem facilitar a nutrição das madeixas.

Afinal, a ceramida eleva a coesão das cutículas ao córtex capilar, assegurando a saúde dos fios.

Antes e depois de fazer nossos tratamentos

Procura hidratar o seu cabelo mesmo de maneira caseira

Ao longo deste prazo inicial de tratamento, é fundamental procurar realizar hidratações, mesmo de forma caseira, e tratamentos mais complexos em um salão, de sua preferência, para ajudar na reestruturação da cutícula do fio de forma mais ligeira. O mel também é um ótimo hidratante, veja como acabar com a elasticidade dos cabelos com mel:

Para facilitar esse processo, é válido utilizar xampus e cremes hidratantes e ainda dar preferência para pentes com dentes mais largos, o que tornam mais difícil a quebra dos cabelos mais sensíveis.

Hidratando as mechas porosas, ressecadas e quebradiças

O que achou dessas dicas de tratamentos para cabelos elásticos?

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)