Escova de Carbocisteína: Guia com as MELHORES dicas!

A base de aminoácidos e vegetais, a escova de carbocisteína é a mais nova queridinha dos salões de beleza. Chega de gastar rios de dinheiro com escovas progressivas recheadas de formol e substâncias químicas nocivas à saúde capilar! Neste texto te mostraremos os benefícios da novíssima escova de carbocisteína, que vão além da estética.

Que raios é carbocisteína, afinal?

A cisteína é um dos principais aminoácidos responsáveis pela formação da queratina, a proteína que compõe os fios capilares. Dessa maneira, essa substânciazinha de nome esquisito em nenhum sentido é estranha às suas madeixas – muito menos os seus efeitos positivos, dos quais falaremos mais a respeito adiante.

imagem ilustrativa da cisteina
Molécula da cisteína

Livre de formol!

Você não leu errado: a escova de carbocisteína, por definição, não leva formol na sua composição. Dessa forma, recomendamos que você verifique a procedência da escova que for aplicar nos cabelos, caso desconfie da presença de formol solicite um esclarecimento dos profissionais.

Sabemos muito bem quais são os riscos à saúde provocados pelo uso de substâncias nocivas como o formol. Os perigos vão além dos cortes químicos e danificação permanente dos fios, o formol também pode provocar sérias alergias e, em casos extremos, levar à morte. Por isso atente-se primeiramente à sua saúde e procure um profissional de confiança para realizar o processo!

formol faz para os cabelos e pra saude
Formol é tão tóxico que jamais pode ser inalado

O que você precisa saber antes de aplicar a escova

A cisteína, sozinha, não é capaz de alisar e hidratar o seu cabelo, ela necessita de um conservante na fórmula. No processo da escova de carbocisteína, a chapinha entra como uma das responsáveis por auxiliar na modelação dos fios após a inserção do aminoácido e dos vegetais.

No entanto, para que a etapa seguinte, isto é, a fixação das substâncias, aconteça com sucesso é necessário que entre na fórmula um conservante capaz de reter os nutrientes inseridos nas fibras capilares. O conservante químico sela o alisamento e promove o efeito liso. Sendo assim, o cuidado específico que você precisa ter ao decidir pela escova de carbocisteína é verificar com o profissional se o conservante químico usado não promove riscos à saúde.

resultado da escova de carbocisteina no cabelo loiro frisado
Antes e depois de fazer no cabelo loiro com frizz

Madeixas mais lisas e macias!

Vamos falar das vantagens dessa novidade que está bombando nos salões de beleza! A escova de carbocisteína alisa seus cabelos, reduz o volume e aumenta a maciez e o brilho. Uma das coisas mais legais sobre a escova de carbocisteína é que você pode aplicá-la, se desejar um efeito diferenciado nos fios, da metade para cima do cabelo de maneira gradual, deixando a raiz lisa e as pontas onduladas ou encaracoladas. Por sua versatilidade, efeito natural e composição que não agride aos fios capilares, a escova de carbocisteína é o que há de mais novo e moderno nas tecnologias aplicadas aos cabelos.

resultado da escova de carbocisteina no cabelo ondulado
Antes e depois de fazer no cabelo ondulado

Veja esse vídeo com uma resenha sobre esse alisamento sem formol nos cabelos cacheados, funciona mesmo!

Quanto tempo dura e como faço pra fazer durar mais?

Considerada como uma de suas desvantagens, mas nada menos do que um reflexo da qualidade de sua composição, que tem pouca química: a escova de carbocisteína tem duração de três meses. Dessa forma, se você deseja manter o efeito de alisamento deve, a cada três meses, retornar ao salão e renovar sua escova. No entanto, recomenda-se que nesse meio tempo sejam feitas hidratações uma vez por semana ou uma vez a cada quinze dias, para que os fios não ressequem e o efeito da escova se prolongue.

hidratacao caseira que vai ajudar a manter a escova de carbocisteina
Hidratação caseira que ajuda a manter a escova de carbocisteína

O tempo entre os períodos de hidratação feitos em casa durante o tratamento com a escova de carbocisteína variam de acordo com o tipo de cabelo. Então, por exemplo, se você tem os fios mais secos, o recomendável é que hidrate uma vez por semana, caso contrário a hidratação quinzenal dará conta do recado.

O interessante é que você pesquise e conheça o seu tipo de cabelo antes de aplicar qualquer tratamento para se certificar de que as suas necessidades serão supridas e de que as madeixas não serão danificadas no processo. E um dos primeiros reflexos do cabelo danificado é a queda, e ninguém quer cabelo caindo, não é mesmo?

Para encerrar essa questão importantíssima com chave de ouro, vale a pena informar que a escova de carbocisteína pode ser aplicada – sem problema algum – em cabelos quimicamente tratados, ou seja, é compatível com luzes e também com tintura de cabelo! Mas atenção, é melhor fazer esses procedimentos depois da escova de carbocisteína, já que em algumas pessoas ela desbota a coloração do cabelo. Ficou feliz? Então permaneça conosco que te contaremos mais a respeito dessa belezinha do universo da estética!

imagem de cabelo liso escovado com luzes loiras
Se você tem luzes ou quer fazer, não se preocupe, pois é compatível com a escova de carbocisteína

Cuidados necessários após a aplicação da escova

a progressiva de carbocisteina tambem tem pos-procedimento
Devem ser tomados alguns cuidados também após o procedimento

Sim, sabemos que o procedimento todo é trabalhoso e que quase nada de bom nessa vida é imediato, por essa razão precisamos falar sobre os detalhes dos cuidados pós-escova. Para além das hidratações que mencionamos anteriormente, é importante que você se atente ao tipo de shampoo e condicionador que passará a usar após a aplicação da escova de carbocisteína.

Ambos não podem conter sal nem serem produtos anti resíduo, pois os shampoos e condicionadores anti resíduo podem comprometer a durabilidade da escova. Como? Os produtos vão eliminando mais rapidamente a química que permite que os fios permaneçam lisos.

Afinal, não podemos esquecer que apesar de a escova de carbocisteína estar em alta por fazer pouco mal à saúde e às madeixas e não conter substâncias como, por exemplo, o terrível formol, ela ainda é um tratamento artificial. Dessa forma, é imprescindível que alguns cuidados sejam tomados para que os cabelos permaneçam saudáveis e a escova tenha uma durabilidade maior.

Anteriormente, mencionamos que a escova de carbocisteína dura em média três meses, no entanto, é importante ressaltar que a durabilidade está diretamente relacionada aos cuidados aplicados. Além do tipo de cabelo, se existir uma preocupação maior com a hidratação e os produtos aplicados na higiene capilar, a duração da escova pode se estender sim!

E as contraindicações? Será que todo mundo pode usar?

Tem sim! Afinal, nada é perfeito, não é mesmo? Quem precisa tomar cuidados-extra com a aplicação da escova de carbocisteína são as mamães de plantão. Sejam elas gestantes ou lactantes (a mãe em estágio de amamentação), é importante averiguar completamente as substâncias que farão parte da composição química da escova de carbocisteína!

Caso exista alguma incompatibilidade com qualquer componente químico da escova que promova uma irritação ou alergia, ela poderá comprometer, também, a saúde do bebê. Então, mamães, usufruam do procedimento, mas com muito cuidado e atenção aos mínimos detalhes! Para saber se você pode ou não fazer a escova de carbocisteína, nada melhor que tirar as dúvidas com um médico.

cuidados para gravidas que querem usar carbocisteina
Gestantes e lactantes devem procurar orientação médica antes de qualquer procedimento químico capilar

Mas, afinal, quanto custa uma escova dessas?

Para fechar o artigo, te informaremos uma das partes mais chatinhas disso tudo: o valor. Por ser uma escova diferenciada com relação às demais, em termos de segurança no procedimento e comprometimento com a saúde dos fios, a escova de carbocisteína tem preço médio entre 200 e 400 reais.

Devemos incluir nesse valor, é claro, a mão de obra do profissional, os custos específicos das técnicas que o cabeleireiro em questão aplicar, assim como os produtos que serão utilizados. Os valores também podem mudar de acordo com os profissionais e os produtos escolhidos para o alisamento!

escova de carbocisteina feita no salao de beleza
Outra consideração importante: fazer no salão vai ter dar melhores resultados!

Gostou do nosso artigo? Faltou alguma informação importante? Dê o seu feedback nos comentários abaixo e compartilhe com os amigos!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
2 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *