Shampoo Caseiro: Como Fazer, Receitas, Dicas, Fotos, Vídeo!


Confira as respostas para suas principais dúvidas sobre shampoo caseiro!

Você provavelmente já ouviu falar sobre a tendência de cuidados com cabelo low/no poo. Em bom português, significa pouco ou nenhum uso de shampoo, já que comprovadamente alguns elementos desse produto impedem que os cabelos fiquem bonitos, volumosos e naturais. Com isso, muita gente começou a usar diversas opções de shampoo caseiro, revivendo os fios e conseguindo um visual inacreditável. Se você quer se jogar de cabeça nessa tendência, veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de produto.

Cabelos naturais
Coloridos lavados com shampoo feito em casa

Quais as vantagens de usar um shampoo artesanal?

Você passou anos comprando vidrinhos nas farmácias e supermercados. De repente, surge uma tendência de shampoo caseiro. É natural que você estranhe e se pergunte quais são os benefícios de abrir mão da relativa comodidade de já ter o produto pronto. A verdade é que ao usar esse tipo de shampoo você vai ter acesso a muitos benefícios e dentre eles estão:

É bom para a saúde do seu cabelo:

Você pode achar que se o shampoo é feito por uma empresa especializada ele só pode ser bom para o seu cabelo e que todos os shampoos fazem bem, certo? Não é bem assim.

Como os produtos precisam ser conservados e, principalmente, produzidos em larga escala, a quantidade de elementos químicos como conservantes, parabenos e silicones é imensa. Tudo isso vai se acumulando nos seus fios impedindo que ele ganhe movimento e volume. Eventualmente, isso pode até mesmo fazer com que seu cabelo ganhe um aspecto debilitado. Com o shampoo caseiro, por outro lado, isso não acontece, já que o processamento químico é menos intenso e quantidade de produtos, menor.

Cacheados e lindos

É bom para o meio ambiente:

Um shampoo caseiro é bom para o meio ambiente em tantos sentidos que se todos utilizassem essa solução provavelmente o nível de poluição no mundo seria relativamente menor.

O primeiro fator é que não há custos ou exploração de recursos para produzir embalagens contínuas – afinal, o seu produto pode ocupar sempre a mesma embalagem. Outra questão importante é que há menos exploração de recursos naturais para fazer uma shampoo que é muito mais eficiente e que tem um rendimento melhor.

Não menos importante, a lavagem desse produto tende a despejar menos elementos químicos e poluentes na rede de água e esgoto, contaminando menos a água.

Ajude o meio ambiente usando xampu natural

É bom para o seu bolso:

Dependendo do seu tipo de cabelo e das suas marcas preferidas, o preço do shampoo pode ser responsável por abocanhar boa parte do orçamento mensal da farmácia. Ao fazer o seu próprio você gasta apenas com os materiais necessários – e não com o custo de transporte até a farmácia, a margem de lucro do comerciante, a embalagem e assim por diante.

Além disso, agride muito menos o cabelo, o que significa que seu cabelo fica mais facilmente com a aparência de bem cuidado. Para o seu bolso, isso é bom porque menos você precisa gastar com tratamentos de recuperação a danos que, muitas vezes, são causados pelo próprio shampoo.

Naturais e saudáveis – é melhor assim porque fica mais barato

Como fazer shampoo em casa?

Agora que você está convencida que essa pode ser, sim, uma boa opção para você e seus cabelos é hora de colocar a mão na massa – ou melhor, na espuma. Para fazer seu shampoo caseiro você poderá escolher a “receita” que mais fizer sentido para você, mas o ideal é tentar manter o mais simples possível.

Se seu cabelo é oleoso, você pode investir no shampoo com vinagre e bicarbonato de sódio. Para fazê-lo, você deve agir em duas etapas:

  • A primeira é misturar a colher de vinagre a 200 ml de água;
  • A segunda, misturar a colher de bicarbonato ao restante da água em outro recipiente.
  • Aplique primeiro a mistura com bicarbonato e massageie por alguns instantes.
  • Depois de enxaguar bem, passe a mistura de vinagre para fechar as cutículas.
Vinagre de maçã é anti-resíduos
Bicarbonato de sódio

Já para cabelos secos, o segredo é fazer uma opção bem hidratante. Para isso, derreta duas colheres de sopa de óleo de coco e acrescente 3 gotas de conhaque e uma gema de ovo. Misture até ficar homogêneo e assim que esfriar você deve aplicar no couro cabeludo, enxaguando após alguns minutos.

Óleo de coco multifuncional

Quem tem cabelo muito escuro, deve misturar duas colheres de sopa de águas de rosas, dois ovos e duas colheres de vinagre. Misture tudo, aplique nos fios e deixe agir por cerca de 15 minutos para depois enxaguar completamente.

Há outras receitas disponíveis, mas seja como for o importante é que você use alguns componentes ativos e bons para o cabelo, sem carregar demais nos produtos químicos. Há opções que incluem parabenos, sulfatos e sabões, mas o melhor é se manter longe dessas opções.

Olha esse vídeo tutorial passo-a-passo com receita de como fazer xampu caseiro de babosa:

Como usar esse tipo de shampoo?

Sem a grande quantidade de elementos químicos processados em sua composição, um shampoo caseiro funciona de maneira diferente do que um shampoo tradicional. Assim, uma
das questões mais importantes é que ele geralmente não faz espuma, então não é assim que você deve medir sua limpeza.

Também é importante buscar receitas confiáveis e adequadas ao seu tipo de cabelo, além de nunca ficar tempo demais com o shampoo. Se você tiver alguma alergia ou machucado na região, o melhor a fazer é evitar esse tipo de uso.

Caso alguma reação adversa aconteça, procure um médico o mais rápido possível para que você não tenha nenhum problema maior. No mais, vale a pena deixar para usar esse shampoo dia sim e dia não, enxaguando sempre com água morna ou fria.

O shampoo caseiro é uma opção para quem quer dar mais beleza aos fios, ajudar o meio ambiente e ainda economizar uns trocados na compra desses itens tão importantes para os cabelos. Com receitas para diferentes tipos de cabelo e finalidade, vale a pena você testar a que mais se encaixa para os seus cabelos e para o visual que você deseja.

Babosa é um ingrediente bom para shampoos caseiros
Lavando com xampu caseiro

Com os cuidados certos, você tem tudo para entrar na moda low/no poo! Curtiu as dicas? Comente!

4 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)