Shampoo Natural Caseiro: Como Fazer, Receitas, Passo-a-passo!


Quer cuidar do seu cabelo e deixá-lo mais bonito sem usar químicas? Ensinamos passo a passo como fazer uma receita de shampoo natural caseiro. Confira agora!

Shampoo natural caseiro – aprenda como usar e como fazer passo-a-passo

Cuidar do cabelo é uma preocupação de todas as mulheres (e cada vez mais dos homens também). No entanto, muitas vezes acabamos utilizando produtos cheios de química e que podem acabar prejudicando nossos cabelos e também nossa saúde, não é mesmo?

Mas e se eu te disser que não é preciso gastar uma fortuna em produtos cosméticos de marca para deixar os cabelos sempre saudáveis e lindos? E melhor: se dissermos que é possível fazer seu próprio shampoo natural caseiro, com ingredientes seguros e sem risco à saúde?

Explicamos agora o que você precisa saber e ensinamos passo a passo como fazer uma receita de shampoo natural caseiro para deixar seus cabelos ainda mais bonitos e bem-cuidados. Confira!

Porque usar shampoo caseiro natural?

Mas afinal, por que adotar os shampoos caseiros? Não é segredo que, ao usar shampoo industrializado, estamos expondo nossos cabelos à uma série de aditivos químicos, que até podem prometer resultados estéticos bonitos, mas que nem sempre são o mais saudável para nossos cabelos.

No entanto, de acordo com os adeptos do shampoo caseiro, é possível combinar qualidade, cuidados com o cabelo e economia com o uso de produtos feitos em casa. E o melhor: garantindo ainda mais sedosidade e brilho aos fios de cabelo, além de auxiliar o couro cabeludo a regular sua oleosidade.

Você deve estar se perguntando se usar o shampoo caseiro é seguro e se ele realmente deixa o cabelo limpo como os produtos industrializados, né? A resposta é: sim! Desde que utilizados de forma adequada, os shampoos caseiros podem ser tão ou mais eficientes que os shampoos industrializados, com a diferença de serem mais seguros para sua saúde. Confira algumas receitas de shampoos caseiros que você pode preparar.

Com química e tratado com shampoo natural caseiro
Cabelos ficam lindos e mais escorridos
Ondulados bem cuidados
Serve para crespos e cacheados lindos
Naturais bem cuidados

Receitas de xampu feito em casa naturalmente

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os motivos para usar shampoos caseiros, que tal aprender algumas receitas eficientes e seguras? Para fazer esses shampoos, você irá precisar de alguns produtos naturais, orgânicos ou caseiros, que são fáceis de encontrar e que você poderá adquirir em mercados ou farmácias.

É importante, no entanto, ficar ciente de que, nos primeiros dias, é comum sentir coceira no couro cabeludo ou mesmo notar aumento de caspa, já que o couro capilar estará se renovando e se preparando para voltar ao ciclo normal de cuidados.

Além de fazer com que seus cabelos fiquem maravilhosos e saudáveis, essas receitas de shampoo caseiro também garantirão que você evite expor seu corpo à agentes químicos que podem fazer mal à sua saúde, garantindo também mais saúde para você. Confira algumas de nossas receitas passo a passo:

Shampoo de bicarbonato e vinagre

A primeira receita de shampoo natural caseiro é a famosa combinação de bicarbonato de sódio e vinagre, sendo uma receita que vem sendo passada de geração para geração e que já foi muito utilizada para tratar os cabelos antes da chegada dos shampoos industrializados.

Para diminuir o desconforto do odor do vinagre, é possível utilizar óleos naturais essenciais, que permitem dar um aroma mais confortável e também propriedades especiais para seu shampoo. O óleo de alecrim serve para queda de cabelo, enquanto o de lavanda relaxa o couro cabeludo.

Vinagre
Bicarbonato de sódio

Para o shampoo natural de vinagre e bicarbonato você irá precisar de:

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 copo de vinagre de maçã
  • 2 xícaras de chá de água morna
  • 2 recipientes vazios de plástico limpo (pode ser de shampoo)

Como preparar passo a passo

  1. Com a ajuda de uma colher misture o bicarbonato de sódio em uma xícara de água morna e mexa até que o bicarbonato esteja totalmente dissolvido;
  2. Encha o recipiente de plástico com essa mistura e reserve;
  3. Separadamente, misture o vinagre com a água e mexa bem;
  4. Encha o segundo recipiente de plástico com a mistura e reserve;

Modo de usar

Para usar o shampoo caseiro natural de vinagre e bicarbonato, você deverá aplicar a primeira mistura com o cabelo molhado e massagear suavemente o couro cabeludo, com movimentos circulares, até que você sinta que o cabelo está mais limpo. Enxague bem usando água morna.

Em seguida, aplique a segunda mistura, de água e vinagre de maçã, massageando o couro cabeludo e espalhando por todo o cabelo. O vinagre irá equilibrar o pH de seu cabelo e deixá-lo mais macio. Enxague utilizando água morna.

Para queda de cabelo

Outra receita muito interessante shampoo natural caseiro é o shampoo de urtiga e alecrim, que é especialmente eficiente para quem tem problemas com cabelos fracos ou mesmo está enfrentando problema com a queda de cabelos.

Além de fazer com que o cabelo fique mais forte e mais resistente, o shampoo de alecrim e urtiga também deixa o couro cabeludo mais saudável e sedoso, garantindo que você tenha resultados incríveis e fique ainda mais bonita (ou bonito) e confiante. Confira nossa receita!

Urtiga
Alecrim

Para o shampoo natural urtiga e alecrim você irá precisar de:

  • 2 colheres de sopa de alecrim fresco
  • 2 colheres de sopa de urtiga
  • 2 xícaras de chá de água quente
  • 1 recipiente vazio de plástico limpo (pode ser de shampoo)

Como fazer em três passos

  1. Faça uma infusão da urtiga e do alecrim fresco em uma panela de aço inoxidável, adicionado aos poucos a água quente e levando ao fogo até ferver. Deixe esfriar e reserve.
  2. Após esfriar, coe com o auxílio de uma peneira e coloque no recipiente de plástico;
  3. Descarte os resíduos do shampoo e deixe a mistura descansar por 24 horas antes de usar. Dica: você pode colocar os resíduos de alecrim e urtiga em um vaso de planta de sua casa!

Modo de uso

Para usar o shampoo caseiro natural de alecrim e urtiga, você deve esperar o tempo de 24 horas antes de aplicar em seu couro cabeludo. Misture bem antes de aplicar e utilize como um shampoo normal, com os cabelos bem molhados.

Massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares, o que também ajudará a ativar a circulação sanguínea do local e fortalecerá os cabelos. Se necessário, enxague e aplique a mistura uma segunda vez. Enxague com água morna e seque com movimentos suaves de toalha.

Veja esse vídeo-tutorial passo-a-passo de como fazer shampoo caseiro que combate queda, estimula crescimento e dá brilho:

O que você deve saber

Como estamos acostumados a utilizar shampoos industrializados, que contém sulfato em sua composição, é normal associarmos a espumação com a limpeza e eficiência dos produtos. No entanto, o shampoo natural não irá espumar, já que ele não contém sulfato em sua composição.

Além disso, é importante que você conserve a mistura em temperatura ambiente e em local seco e arejado, visando evitar que a misture acabe estragando. Também pode ser interessante ferver os recipientes de plástico antes de guardar o shampoo natural dentro deles.

Se você nunca utilizou as plantas acima, vale o teste da alergia: faça a mistura e coloque um pouco em seu antebraço, esperando 30 minutos para verificar se existe algum tipo de reação alérgica.

Em caso negativo, é só usar seu shampoo caseiro natural e cuidar dos cabelos!

O que você achou de nossas dicas e passo a passo de como fazer o shampoo natural caseiro? Não deixe de comentar o que achou e de postar suas dúvidas e sugestões. Até a próxima!

2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar! :)